O objeto Plano é um tipo especial de malha de polígono plano que pode ser ampliada em qualquer quantidade no tempo de renderização. É possível ampliar o tamanho ou o número de segmentos, ou ambos. Utilize o objeto Plano para a criação de um plano de terreno em larga escala, que não atrapalha ao trabalhar em uma viewport. É possível aplicar qualquer tipo de modificador ao objeto de plano, como Deslocar, para simular um terreno montanhoso.
Exemplo de plano
Para criar um plano:
Desenhe a primitiva do plano arrastando a distância entre cantos diagonalmente opostos, definindo, de forma interativa, valores diferentes para o comprimento e a largura.
Cria um plano quadrado onde o comprimento e a largura são iguais. É possível alterar as cotas na Implementação de parâmetros, posteriores à criação.
Define o comprimento e a largura do objeto do plano. Estes campos atuam também como leituras enquanto arrasta os lados da caixa. É possível revisar estes valores. Padrão=0,0, 0,0.
Define o número de divisões ao longo de cada eixo do objeto. Pode ser definido antes ou após a criação. Por padrão, cada lado do plano tem quatro segmentos. Quando você redefine estes valores, os novos valores se tornam o padrão durante uma sessão.
Especifica o fator pelo o qual o comprimento e a largura são multiplicados no tempo de renderização. O dimensionamento é executado do centro para fora.
Especifica o fator pelo qual o número de segmentos no comprimento e na largura são multiplicados no tempo de renderização.
Gera coordenadas para aplicar materiais mapeados ao plano. Padrão=ativado.
Controla o método de dimensionamento usado para materiais mapeados de textura aplicados ao objeto. Os valores de dimensionamento são controlados pelas configurações Usar dimensionamento do mundo real encontradas na Implementação Coordenadas do material aplicado. Padrão=desativado.