Trabalho no nível de subobjeto

Para conseguir efeitos de modelagem altamente detalhados, é possível transformar, modificar e alinhar a geometria dos objetos diretamente no nível de subobjeto.

Subobjetos são as partes que compõem os objetos, como os vértices e as faces. Também é possível acessar e transformar os componentes do subobjeto dos modificadores.

A geometria ou meta-alça particular disponível no nível de subobjeto depende do tipo de objeto ou modificador. Para obter detalhes sobre subobjetos para cada tipo de objeto, consulte Editar modificadores e Objetos editáveis. Para obter informações sobre subobjetos de modificadores, consulte o tópico do modificador em questão.

A coluna do meio é modificada em um nível de subobjeto pelos vértices de dimensionamento.

Reproduza o exemplo a seguir para visualizar uma edição de subobjeto:

Nota: Veja mais vídeos neste tópico online. Consulte http://www.autodesk.com/3dsmax-docs

Modelo cedido em cortesia por Greg Omelchuck e Moontowervfx

Seleção de subobjetos

A geometria de subobjetos é definida por vértices, arestas e faces. Ao trabalhar no nível de subobjeto, só é possível selecionar um desses componentes por vez. O tipo de componente a ser selecionado é definido na implementação Seleção.

Use as seguintes técnicas para adicionar e remover componentes de seleções de subobjeto:

Para selecionar um contorno:

Para selecionar e cancelar a seleção de loops limitados:

Para selecionar um anel (somente arestas):

Para usar a seleção Ponto a ponto:

Como ativar a Seleção de subobjeto

Use o procedimento a seguir para ativar um objeto para seleção de subobjeto. Consulte Editar modificadores e Objetos editáveis para obter mais informações.

  1. Converter o objeto em um objeto editável, como uma malha editável, por exemplo, uma spline editável, um polígono editável e assim por diante. (É possível aplicar alguns modificadores no objeto, tais como Editar malha, Seleção de malha ou Seleção de spline, que também têm níveis de subobjeto). Por exemplo, para converter um objeto em formato de polígono editável, siga este procedimento.
    Dica: Certifique-se de sempre trabalhar em um modo de vista de estrutura de arame, de modo que você possa ver a geometria afetada.
  2. Na visualização da pilha do modificador, clique no (ícone do símbolo de soma à esquerda do nome do modificador ou objeto editável). Isso faz expandir a hierarquia do objeto, mostrando os nomes dos níveis de subobjeto nos quais é possível trabalhar.
  3. Sobre a exibição da pilha, selecione o tipo de geometria do subobjeto com o qual deseja trabalhar: por exemplo, Vértice, Face ou Aresta. Cada nível de seleção de subobjeto tem implementações com seus próprios conjuntos de opções.

    O nível de subobjeto é realçado na lista.

  4. Utilize técnicas de seleção padrão (consulte a anterior) para selecionar a geometria de subobjeto a partir de um único subobjeto para todo o objeto. Por padrão, a seleção de subobjeto é realçada em vermelho.

Uma vez que você tenha selecionado o subobjeto, é possível pressionar a barra de espaço para bloquear a seleção enquanto estiver trabalhando com ela.

Conjuntos de seleção de subobjeto armazenado

Os formatos de superfície (malha, polígono e assim por diante), automaticamente lembram a seleção mais recente para cada nível de subobjeto: vértice, aresta, e assim por diante (há sobreposição em alguns casos, tais como aresta de polígono e borda). Esses conjuntos de seleção são salvos com o arquivo. Com seleções de subojeto, é possível escolher as seguintes opções:

Uso de seleções de subobjeto

Após efetuar uma seleção de subobjeto de geometria, é possível executar qualquer uma das seguintes opções:

Transformação de uma seleção de subobjetos

Ao usar uma malha editável, polígonos, patch ou spline, é possível transformar qualquer seleção de subobjeto diretamente. No entanto, modificadores de "Seleção" como Seleção de malha e Seleção de spline ativam apenas a seleção.

Para transformar uma seleção de subobjeto feita com um modificador de Seleção:

  1. Adicione um modificador XForm à pilha, seguindo o modificador de Seleção (ou em algum lugar acima).
  2. Na pilha, abra o modificador de Seleção e faça uma seleção de subobjeto.
  3. Escolha XForm na pilha. Em seguida, transforme a meta-alça XForm, que aplica a transformação na seleção.

Clonagem da geometria de subobjetos

O uso do Shift+ transformar com uma seleção de vértices ou faces exibe a caixa de diálogo Clonar parte da malha. Isso permite escolher entre clonar para um objeto separado ou para um elemento. Clique na opção desejada, fornecendo de maneira opcional um novo nome ao objeto clonado e, em seguida, clique em OK.

Animação de geometria de subobjetos

Ao trabalhar com uma malha editável ou objeto de polígono, é possível transformar e animar uma seleção de subobjeto diretamente. Na verdade, a seleção funciona como qualquer outro objeto.