Esta caixa de diálogo permite editar a superfície de textura para um subobjeto de superfície. Está disponível quando você escolhe Definido pelo usuário como o método da superfície de textura do subobjeto.
Uma superfície de textura é associada com o subobjeto de superfície. Uma superfície de textura é usada para controlar como os materiais são mapeadas. Na prática, a alteração da superfície de textura alonga ou, caso contrário, altera as coordenadas UV da superfície, alterando o mapeamento.
A caixa de diálogo Editar superfície de textura mostra uma vista 2D da textura da superfície. Também é possível editar superfícies de textura definidas pelo usuário diretamente nos viewports 3D, usando o botão Editar pontos de textura. Consulte Implementação de Propriedades do material.
Os mapas podem se deslocar com determinados métodos de aproximação de superfície. Esse efeito será especialmente importante quando a superfície tiver CVs animados. Você pode reduzir ou eliminar o deslocamento de mapa ao alterar o método de mapeamento para Definido pelo usuário.
A barra de ferramentas acima da superfície imagem fornece seleção, transformar e os controles de visualização. Esses controles funcionam da mesma forma que os seus analógicos funcionam no viewports.
Seleciona um ou mais pontos. Arraste uma janela para selecionar múltiplos pontos ou VCs.
Move os pontos selecionados.
Mover é um menu desdobrável. A textura de restrição de botões alternativa aponta para mover vertical ou horizontalmente.
Rotaciona os pontos selecionados.
Dimensiona os pontos selecionados. Este é um menu desdobrável que permite escolher entre escala uniforme, escala não uniforme na cota U da superfície ou escala não uniforme na cota V da superfície.
Aplica pan à vista de superfície.
Aproxima ou fasta o zoom da vista de superfície.
Efetua o zoom para uma janela que você arrasta na vista de superfície.
Efetua o zoom para a extensão da superfície.
Bloqueia o conjunto de seleção ativo. Você pode ativar essa função para não selecionar acidentalmente outros pontos enquanto você está transformando um conjunto de seleção.
Quando ativada (o padrão), as alterações também são exibidas nos viewports. Nos viewports, os pontos de textura selecionados são exibidos em vermelho e os outros são exibidos em verde.
Abaixo da barra de ferramentas há uma imagem 2D mostrando os pontos da superfície de textura. É possível editar a superfície de textura como você edita subobjetos nos viewports.
Se você clicar com o botão direito do mouse na imagem, o menu suspenso permite alternar entre Selecionar, Mover, Rotacionar e Dimensionar. Esta é uma alternativa para usando a barra de ferramentas.
Se o mouse dispõe de um botão do meio do mouse, é possível utilizá-la para efetuar o pan na janela.
Os controles abaixo da imagem da superfície editam a textura da superfície.
Remove os controladores de animação dos pontos de textura selecionados.
Redefine o mapeamento definido pelo usuário para o padrão.
Exibe a caixa de diálogo Reconstruir a superfície de textura, que regenera a superfície de textura e permite que você altere o número de linhas ou colunas VC.
Clique em um desses botões para inserir uma linha ou coluna de pontos, ou as duas ao mesmo tempo na superfície. A inserção adiciona pontos sem mover outras linhas e colunas.
Ao refinar a superfície, a operação é exibida da mesma maneira que Inserir é exibido nos viewports 3D.
Clique em um desses botões para excluir uma linha ou coluna de pontos, ou as duas ao mesmo tempo.