Use o operador Flutuabilidade do mParticles para simular o comportamento de objetos (partículas) em um líquido. Dependendo das densidades relativas das partículas e do líquido, as partículas sobem ou se afundam no líquido.
É possível usar uma primitiva de Plano para representar a superfície superior do líquido. Se você animar o plano, as partículas "flutuantes" respondem ao respectivo movimento.
Interface

- Densidade do líquido
- A densidade ou espessura relativa do líquido simulado. Quanto maior for a densidade, mais flutuante será o líquido, portanto as partículas subirão ou se afundarão com mais rapidez nele.
A flutuabilidade das partículas é definida pela densidade do líquido em comparação com a densidade das partículas: uma partícula sobe se for menos densa que o líquido, mas afunda se for mais densa que o líquido.
- Nível de superfície
- A altura da superfície superior do líquido simulado. É possível defini-la explicitamente ou com uma primitiva de Plano. A última pode ser animada para simular a movimentação da água.
- Altura A posição da superfície superior (no eixo universal Z) do líquido simulado em unidades universais.
- Primitiva de plano Após selecionar esta opção, clique no botão Nenhum e selecione uma Primitiva de plano na cena para servir como a superfície superior da água simulada. O nome da primitiva aparece então no botão.
A primitiva pode ser animada para simular a movimentação da água, por exemplo, aplicando um modificador Distorção e animando o valor de Fase ou aplicando um modificador Ruído animado.
Após especificar a primitiva do Plano, é possível selecioná-la na cena clicando no botão =>.
Grupo Fatores de arrasto
Use os fatores de arrasto para definir a rapidez com que as partículas perdem seu momento linear/angular no líquido simulado.
- Quadrático
- Aplica arrasto linear proporcional ao quadrado da velocidade das partículas.
O arrasto quadrático tem um efeito maior sobre partículas com movimentos rápidos do que o arrasto linear.
- Linear
- Aplica arrasto linear proporcional à velocidade linear das partículas.
- Angular
- Aplica arrasto angular com base no momento de rotação das partículas.
- Unidade de superfície
- O valor de arrasto em proporção à área de seção transversal da partícula na direção do seu movimento. Assim, dado o mesmo valor de Unidade de superfície, partículas mais pequenas costumam ter menos arrasto que partículas maiores.
Usar um valor de Unidade de superfície inferior faz com que a seção transversal tenha mais unidades de superfície, portanto o arrasto global aumenta. Da mesma forma, aumentar o valor de Unidade de superfície resulta em menos unidades de superfície e menos arrasto.
Por exemplo, suponhamos que o arrasto Quadrático esteja desativado e o arrasto Linear esteja ativado. Nesse caso, a força de arrasto geral no objeto é o resultado da multiplicação inicial da velocidade do objeto, o valor Linear e a área da seção transversal real do objeto na direção de deslocamento. Esse produto é então dividido pelo valor de Unidade de superfície para se obter a força de arrasto.
- Ícone
- Adicionar um operador Flutuabilidade do mParticles coloca automaticamente um ícone de operador na cena. Use estas configurações para especificar o ícone como tendo uma forma de caixa ou cilindro e para ajustar suas dimensões. É possível editar as configurações do operador no painel de comandos, selecionando seu ícone na cena.
O ícone também pode ser usado para limitar a flutuabilidade; consulte o seguinte.
- Flutuabilidade limite por ícone
- Quando ativado, somente as partículas cuja posição no plano universal XY coincide com a do ícone são afetadas pela flutuabilidade. O ícone não necessita fazer interseção com as partículas. Ele afeta todas as partículas que podem intersetá-lo desenhando uma linha vertical através da partícula.
Se uma partícula se mover para fora do volume de influência do ícone através de movimento da água ou por outros meios, ela será removida da simulação de flutuabilidade.
- Ícone coordenado por cor
- Quando ativado, a cor do ícone de operador é sincronizada com a cor definida pelo operador de Exibição no mesmo evento que o operador Flutuabilidade correspondente do mParticles. Quando desativado, o ícone usa a cor padrão do operador Fluxo de Partículas: azul.