Sistemas de partículas

O Sistema de partículas são úteis para uma variedade de tarefas de animação. Principalmente, eles são empregados ao animar um grande número de objetos pequenos usando métodos de processuais por exemplo, a criação de uma tempestade de neve, uma corrente de água, ou de uma explosão.

3ds Max fornece dois tipos diferentes de sistemas de partículas por eventos e eventos não orientados. O sistema de partículas conduzido por eventos, fluxo de partículas, testa as propriedades das partículas e, com base nos resultados de teste, envia para diferentes eventos. Cada acontecimento atribui diferentes atributos e comportamentos a partículas enquanto estão no evento. Em sistemas de eventos não conduzidos, partículas normalmente exibem propriedades consistentes a toda a animação.

Esquerda: um Borrifo criado como um sistema de partículas

Inserções à direita: os quadros de altera a direção do borrifo

Atenção: Os sistemas de partículas podem envolver um grande número de entidades, cada uma das quais está potencialmente sujeito a qualquer número de cálculos complexos. Por este motivo, quando utilizá-los para simulações avançadas, você deve ter um computador muito rápido e mais memória do que for possível. Além disso, uma poderosa placa gráfica ajuda a acelerar a exibição a geometria das partículas nas viewports. Mesmo assim, é ainda mais fácil sobrecarregar o sistema; se ocorrer perda da capacidade de resposta, aguarde o sistema de partículas para concluir seus cálculos e em seguida, reduza o número de partículas no sistema, implemente um cache, ou use outros métodos para otimizar o desempenho.

Qual sistema de partículas a usar?

Ter acesso a uma variedade de sistemas de partículas no 3ds Max leva à necessidade de decidir qual o sistema para utilizar num determinado aplicativo. Em geral, para em uma animação simples, como neve caindo ou uma fonte, a configuração é mais rápida e mais fácil com um sistema de partículas de eventos não orientados. Com várias animações complexas, como uma explosão que gera tipos diferentes de partículas ao longo do tempo (por exemplo: fragmentos, fogo e fumaça), use o fluxo de partículas para maior flexibilidade e controle.