O Gerar cria novas partículas a partir de outras existentes. Cada partícula gerada nasce no mesmo local que seu pai, e vai ter a mesma orientação e forma. O Gerar pode dar as partículas geradas uma velocidade e fator de escala diferentes. Se você ligar com arame o Gerar a outro evento, as partículas descendentes serão enviadas para aquele evento, onde é possível especificar diferentes propriedades para as novas partículas.
Gerar é apenas um teste em que ele envia a partículas descendentes para outro evento (se ligado com arame); na verdade ele não testa nenhuma propriedade. Todas as partículas que encontram Gerar são imediatamente afetadas por ele. Portanto, se você deseja que as partículas para Gerar com base nos resultados de um teste, utilize um teste diferente que ramifique para um evento que contenha o Gerar. Em tal caso, você deverá enviar as partículas geradas para outro evento, ou as partículas irão continuamente re-gerar. Alternativamente, para gerar partículas após uma colisão, utilize o Teste de Gerar Colisão.
A interface do usuário é exibida no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Vista de partículas.
No contexto de Gerar, um pai é a partícula original a partir do qual novas partículas são geradas.
Utilize estas configurações para especificar com qual freqüência as partículas devem gerar, qual o sistema de medida que deve ser utilizado, e outros valores relacionados com o número de partículas que são geradas.
Excluir Pai Quando ativado, exclui cada partícula original de qual uma nova é gerada. Somente disponível na opção Uma Vez.
Velocidade O número de partículas geradas por segundo. Somente disponível na opção Por Segundo.
Tamanho do Passo O Fluxo de Partículas gera uma nova partícula cada vez que o pai se mover nesta distância, no 3ds Max.
Para valores diferentes de 100,0, o Gerável utiliza um processo de seleção aleatório, que é afetado pela Exclusividade do Valor semente. Por exemplo, com cinco partículas pais, Procriação#=1, e Gerável=80.0, você deverá obter qualquer número de partículas geradas entre dois e cinco. A média por geração seria quatro, no entanto.
Para obter o valor real de teste para cada partícula, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1,0 e 1,0 e então aplica o resultado como um percentual da configuração de Nº de filhos. Por exemplo, se o nº de Procriação=20 e a Variação=10, então o número real de Procriação para cada partícula seria entre 18 e 22.
Permite especificar a velocidade de partículas gerada em termos de absoluto ou relativo para a velocidade dos principais, com variação aleatória opcional. A direção de uma partícula gerada esta sempre em relação ao de seu pai, mas você pode definir uma Divergência para que, posteriormente, elas se dispersem.
Um valor positivo herda a direção do pai; um valor negativo o inverte.
Um valor positivo herda a direção do pai; um valor negativo o inverte.
Para obter a velocidade real para cada partícula gerada, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1,0 e 1,0 e então adiciona o resultado à velocidade da partícula como especificado ou herdado. Por exemplo, se uma velocidade da partícula é de 100 unidades/segundo e sua Variação=20, então o valor testado para cada partícula seria entre 80 e 120 unidades/segundo.
Para obter o dimensionamento real para cada partícula gerada, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1,0 e 1,0 e então adiciona o resultado ao valor de Fator de escala. Por exemplo, se o fator de Escala=100 e a Variação=20, então cada partícula gerada seria entre 80 e 120 por cento do tamanho de seu pai.
A configuração de Exclusividade permite a aleatoriedade do resultado Gerável, quando ele é menor que 100,0, bem como dos valores de Variação.