Geração de colisão cria novas partículas a partir das existentes que colidem com uma ou mais deformações de espaço de Defletor.
Você pode especificar um comportamento pós-colisão diferente para as partículas que colidem e para seus filhos. Cada partícula gerada nasce no mesmo local que seus pais e tem a mesma orientação e forma. Geração de colisão pode oferecer às partículas geradas uma velocidade e um fator de escala diferentes. Se você ligar o teste de Geração de colisão a outro evento, as partículas geradas serão enviadas para esse evento, onde será possível especificar propriedades diferentes para as novas partículas.
Exemplos de uso da Geração de colisão incluem marcas ou explosões resultantes de colisões entre partículas e objetos. Para obter esses efeitos, você poderá usar Geração de colisão em conjunto com os operadores Marca de forma e Forma de frente.
O teste de Geração de colisão suporta as seguintes deformações de espaço de defletor:
A interface do usuário é exibida no painel Parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Vista de partículas.
No contexto da Geração de colisão, um pai é a partícula original da qual novas partículas são geradas.
Essas caixas de seleção permitem que você especifique quais partículas, se houver, devem se tornar qualificadas para redirecionamento para o próximo evento quando as condições do teste forem atendidas.
Quando você estiver usando a opção Gerar na primeira colisão, Partículas pai estarão disponíveis somente quando Excluir pai estiver desativado.
Essa opção também estará disponível quando você estiver usando a opção Gerar em cada colisão. Neste caso, as partículas pai testarão como verdadeiras somente após colidirem o número de vezes especificado pelo valor Até nº.
Esse grupo exibe os defletores atualmente em vigor e permite que você adicione e remova defletores.
Se você excluir uma deformação de espaço listada da cena, seu nome será substituído na lista pela entrada "<excluído>".
Use essas configurações para especificar onde as partículas deverão ser geradas e outros valores relacionados à quantidade de partículas geradas.
Excluir principal Quando ativado, exclui cada partícula original da qual uma nova foi gerada. Só estão disponíveis com a opção Gerar na primeira colisão.
Até nº O número máximo de colisões de partículas pai que produzem partículas geradas. Só estão disponíveis com a opção Gerar em cada colisão. Padrão = 3.
Quando Testar verdadeiro para partículas pai estiver ativado, as partículas pais serão testadas como verdadeiras somente depois de colidirem o número de vezes especificado pelo valor Até nº.
Para valores diferentes de 100,0, Gerável usa um processo de seleção aleatório, que é afetado pelo valor Semente de exclusividade. Por exemplo, com cinco partículas pai, Nº de filhos=1 e Gerável=80,0, talvez você obtenha qualquer número de partículas geradas entre dois e cinco para cada colisão. No entanto, a média por geração seria quatro.
Para obter o valor real de teste para cada partícula, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1,0 e 1,0 e então aplica o resultado como um percentual da configuração de Nº de filhos. Por exemplo, se o nº de Procriação=20 e a Variação=10, então o número real de Procriação para cada partícula seria entre 18 e 22.
Permite especificar o comportamento de partículas geradas bem como a sua velocidade em termos absolutos ou em relação à velocidade dos pais, com variação aleatória opcional. A direção de uma partícula gerada sempre estará relacionada à do pai, mas é possível definir uma Divergência para que elas eventualmente se espalhem. Padrão=Herdado.
Especifique o comportamento do pai. Disponível somente quando Excluir pai estiver desativado.
Especifique o comportamento das partículas recém-geradas.
Um valor positivo herda a direção do pai; um valor negativo a inverte.
Um valor positivo herda a direção do pai; um valor negativo o inverte.
O valor pelo qual a velocidade da partícula gerada pode variar aleatoriamente. Padrão=0,0.
Para obter a velocidade real para cada partícula gerada, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1,0 e 1,0 e então adiciona o resultado à velocidade da partícula como especificado ou herdado. Por exemplo, se uma velocidade da partícula é de 100 unidades/segundo e sua Variação=20, então o valor testado para cada partícula seria entre 80 e 120 unidades/segundo.
Quando ativado, espalha o fluxo de partículas geradas. Utilize a configuração numérica para definir a extensão da Divergência em graus. Intervalo 0 a 180. Padrão=12,0.
Para obter o dimensionamento real para cada partícula gerada, o sistema multiplica o valor de Variação por um número aleatório entre -1,0 e 1,0 e então adiciona o resultado ao valor de Fator de escala. Por exemplo, se o fator de Escala=100 e a Variação=20, então cada partícula gerada seria entre 80 e 120 por cento do tamanho de seu pai.
A configuração de Exclusividade permite a aleatoriedade do resultado Gerável, quando ele é menor que 100,0, bem como dos valores de Variação.