O operador Estado inicial é um operador de nascimento que usa um instantâneo de outro sistema de partículas ou de outros eventos como um ponto de partida para um novo evento. O sistema de partículas ou os eventos dos quais o operador Estado inicial obtém seu instantâneo devem ser diferentes dos do próprio operador Estado inicial.
O operador Estado inicial pode usar um ícone na cena, cujo tamanho padrão é 0,0. O ícone só será visível se o parâmetro Tamanho do ícone for maior que 0.
Você também pode usar o objeto auxiliar do Estado inicial (na categoria Fluxo de partículas) para criar um ícone de Estado inicial e um evento de Estado inicial correspondente ao mesmo tempo.
Nota: Para evitar dependências de loop, crie o operador Estado inicial
depois de criar o sistema de partículas ou os eventos dos quais ele obterá seu estado inicial.
O operador Estado inicial é particularmente útil quando um grande número de partículas é gerado antes do quadro 0 e você deseja usar o estado de partículas no quadro 0.
Procedimento
Para utilizar o Estado inicial:
- Crie um sistema de partículas.
Exemplo: um sistema de partículas com várias partículas iniciais
- Vá para o quadro onde o sistema de partículas esteja no estado inicial desejado.
- Arraste o operador Estado inicial para uma área em branco da Vista de partículas para criar um novo evento separado. Como alternativa, é possível utilizar a ajuda do Estado inicial para criar um ícone de Estado inicial e um novo evento ao mesmo tempo.
- Decida se deseja o sistema de partículas inteiro ou eventos distintos para o estado inicial e escolha a opção adequada no grupo Estado inicial de: Sistema de partículas ou Eventos selecionados.
- Selecione o sistema de partículas ou os eventos:
- Se você escolher Sistema de partículas, selecione o ícone do sistema de partículas da cena (não da Vista de partículas).
- Se você escolher Eventos selecionados, clique no botão Adicionar e então use a caixa de diálogo de lista para escolher os eventos a serem usados.
- Clique em Calcular estado inicial. A interface do usuário de Estado inicial cria um instantâneo no quadro atual e relata o número das partículas no estado inicial, além da quantidade de memória utilizada.
- Neste ponto, é possível desativar o sistema de partículas original.
- Arraste um Fluxo vazio para uma área em branco da Vista de partículas para criar um novo evento global.
- Conecte o novo evento global ao evento que inclui o operador Estado inicial.
Estado inicial foi adicionado e calculado e então conectado a um novo evento global. O sistema de partículas original é desativado.
- Copie ou instancie operadores necessários para o novo sistema de partículas.
Operadores copiados para o novo sistema de partículas
Interface
- Calcular estado inicial
- Cria um instantâneo de um sistema de partículas ou de eventos selecionados no quadro atual. O instantâneo usa somente as partículas visíveis no viewport e é refletido pelas estatísticas de Quantidade e Memória usada. Esse botão fica disponível depois de você especificar um sistema de partículas ou eventos.
O Estado inicial utiliza % de viewport e % de renderização no grupo Multiplicador de quantidades da Fonte de PF. Se % de viewport for definido como 100, todas as partículas do instantâneo serão usadas. Se % de viewport for menor que 100, então somente algumas partículas do estado inicial original serão usadas. Se % de viewport for maior que 100, o operador gerará partículas do estado original para atender à porcentagem. O operador Estado inicial move as partículas para longe umas das outras para separar as gerações visualmente e pode modificar a velocidade das gerações.
- Horário da emissão
- Todas as partículas no estado inicial são geradas em Emitir tempo.
- Sincronizar Emitir tempo automaticamente
- Define o valor de Emitir tempo para o quadro atual automaticamente quando você clica no botão Calcular estado inicial. Essa ação sincroniza o tempo do sistema de partículas referenciado com o operador.
- Quantidade
- O campo somente leitura mostra o número de partículas no estado inicial, que é o número de partículas visíveis no sistema de partículas inicial durante o instantâneo. Tenha em mente que o operador obtém o estado do viewport de um sistema de partículas. O que você tiver no viewport no quadro de instantâneo é o que obterá para o estado inicial.
- Memória usada
- O campo somente leitura mostra a quantidade de memória do sistema usada para manter os dados de estado inicial quando a cena for salva em um arquivo, em kilobytes.
- Estado inicial de
- Escolha uma opção de origem para o estado inicial e então crie configurações conforme necessário.
- Sistema de partículas Permite derivar o estado inicial de um sistema de partículas inteiro. Para escolher o sistema de partículas, clique no botão Nenhum e selecione o ícone do sistema de partículas na cena (e não na Vista de partículas). Você não pode usar o sistema de partículas que contenha o operador Estado inicial.
- Eventos selecionados Permite que você escolha qualquer número de eventos a serem usados para o estado inicial. Para adicionar eventos à lista, clique em Adicionar. Você não pode usar o evento que contenha o operador Estado inicial. Para remover um evento da lista, realce o evento e clique em Remover.
Grupo Dados de estado inicial
As opções desse grupo servem a duas finalidades:
- Antes de clicar em Calcular estado inicial, os parâmetros definem os tipos de dados a serem obtidos do sistema de partículas ou dos eventos para o estado inicial.
- Quando você clica em Calcular estado inicial, as configurações definem os dados a serem usados durante a geração de partículas.
Quando você clica em Calcular estado inicial, o operador lê o status das caixas de seleção desse grupo e adquire os dados indicados do sistema de partículas ou dos eventos. Se uma caixa de seleção estiver ativada e se os dados correspondentes a ela estiverem disponíveis no sistema de partículas ou nos eventos, o texto da caixa de seleção ficará preto. Caso contrário, ficará cinza. Você pode alternar uma caixa de verificação caso seu texto seja preto ou cinza.
Se os dados estiverem disponíveis (o texto da caixa de texto é preto) e você desativar a caixa de seleção, os dados não serão usados quando as partículas forem geradas.
- Idade
- Quando desativada, todas as partículas nascerão com idade 0. Quando ativada, cada partícula manterá sua idade no momento do instantâneo.
- Velocidade/escala/rotação/giro/forma
- Quando ativadas, essas opções derivam do tipo correspondente de dados do instantâneo.
- Mapeamento
- Obtém dados de um operador Mapeamento. Para fazer essa opção funcionar adequadamente, ative Mostrar mapa no viewport para o operador Mapeamento original.
- ID de material
- Obtém a atribuição de índice de submaterial. Para fazer essa opção funcionar adequadamente, ative Atribuir ID de material e Mostrar no viewport para todos os operadores Material.
- Dados de script
- Obtém os dados de Flutuação de script, Inteiro, Vetor e Matriz criados por operadores Script. Esses dados podem ser usados mais tarde por operadores Script, com também pela opção Vetor de script do teste Localizar alvo Configuração de ponto.
- Seleção
- Obtém dados de seleção de partícula. Todas as seleções no sistema de partículas do operador Estado inicial são substituídas pela seleção do instantâneo.
Para o grupo Multiplicador de quantidades > 100%
As opções nesse grupo só terão efeito sobre partículas se % de viewport (ou % de renderização) no grupo Multiplicador de quantidades da Fonte de PF for maior que 100%. Para atender ao requisito do Multiplicador de quantidades, o operador precisará gerar as partículas adquiridas.
- Máx. de variação de posição Dispersão
- O deslocamento máximo do posicionamento de partículas geradas do local original.
- % de magnitude de variação de velocidade
- Variação na magnitude de velocidade para partículas geradas. A variação é definida como a alteração na porcentagem máxima da velocidade original. Por exemplo, se a velocidade original for de 100 unidades por segundo e Magnitude for 20%, então a partícula gerada poderá ter qualquer velocidade entre 80 e 120.
- Divergência de variação de velocidade
- Variação direcional da velocidade para as partículas geradas, em graus, com um intervalo de 0 a 180.
Grupo Bloquear para ícone TM
As opções nesse grupo são utilizados para vincular o posicionamento inicial da partícula e a velocidade ao ícone 3D do operador.
- Posição
- Quando ativado, você poderá modificar o posicionamento inicial das partículas movendo, rotacionando e dimensionando o ícone de operador.
- Velocidade
- Faz com que a velocidade inicial das partículas após o instantâneo seja afetada pela animação de transformação do ícone de operadores.
- Tamanho do ícone
- Define o tamanho do ícone. Se você criar o operador na Vista de partículas, o tamanho padrão será 0 e o ícone não estará visível no viewport. Se o operador for criado como um objeto auxiliar do Fluxo de partículas, então o tamanho será definido quando você arrastar em um viewport durante o processo de criação do ícone.
- Cor coordenados
- Quando essa opção estiver ativada, a cor do ícone 3D será sincronizada à cor do operador Exibir no mesmo evento. Quando essa opção estiver desativada, o ícone terá uma cor de operadores de Fluxo de partículas padrão (azul).
Grupo Exclusividade
A configuração Exclusividade permite a alteração da aleatoriedade da variação de posição e de velocidade quando o Multiplicador de quantidades for maior que 100% (consulte o Grupo Para multiplicador de quantidades 100%).
- Semente
- Especifica um valor de randomization.
- Novo
- Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.