O operador de grupo aplica um evento inteiro às partículas especificada por um ou mais operadores Seleção de grupo. O Operador de grupo é útil para aplicar um evento a um subconjunto de partículas, mas sem dividir as partículas do evento atual. Ele somente afeta as partículas selecionadas enquanto elas permanecem no evento atual.
Esse operador é útil para aplicar um evento complexo em um subconjunto de partículas. Ele também é útil para aplicar a mesma série de operadores em diferentes subconjuntos de partículas em diferentes eventos.
O Operador de grupo não liga o evento externo ao evento atual, ele faz referência do evento atual para o evento externo.
O Operador de grupo não é ligado ao evento que ele chama.
Na rede de Fluxo de partículas mostrada acima, todas as partículas no Evento 01 que são aprovadas no Teste de idade são direcionadas para o Evento 02, mas somente aquelas que foram selecionadas pelo operador Seleção de grupo no Evento 02 usarão os operadores no Evento de rotação. Em seguida, todas as partículas que fluíram para o Evento 02 (incluindo as partículas selecionadas com o operador Seleção de grupo e as não selecionadas) são direcionadas ao Evento 03 por meio do Teste de geração.
Para adicionar um ou mais grupos, clique no botão Adicionar e use a caixa de diálogo Operador de seleção de grupo de seleção para especificar os grupos para adicionar. Para remover um grupo da lista, selecione seu nome e, em seguida, clique em Remover
Se o evento referenciado tiver testes, as partículas não serão redirecionadas para outro evento. Todos os outros operadores no evento são executados nas partículas especificadas.