Seleção de grupo operador

O operador Seleção de grupo estende a capacidade do Fluxo de partículas para selecionar partículas. Originalmente no Fluxo de partículas, você seleciona explicitamente um único grupo de partículas que permanece selecionada no fluxo inteiro. No entanto, com Seleção de grupo você pode especificar qualquer quantidade de grupos de acordo com vários critérios: localização, propriedades da partícula, aleatoriamente e muito mais.

Você pode desviar os grupos de partículas selecionados para outro evento com o teste Dividir grupo, ou indicar um evento externo para afetar as partículas com o Operador do grupo. O ícone de Seleção do grupo pode ser dimensionado e transformado para alterar dinamicamente a seleção de partículas durante o fluxo de partículas.

É possível gerar um instância do operador Seleção de grupo em eventos diferentes para definir o mesmo subconjunto da seleção. Se as partículas convergem em outro evento, os subconjuntos de seleção são reunidos e um Operador do grupo funciona com a combinação do subconjunto de seleção.

O operador de Seleção do grupo não altera as propriedades da partícula. O operador adiciona um canal de dados que indica o status da seleção de uma partícula correspondente ao operador da seleção. Para modificar partículas com base no status da seleção, utilize um Operador do grupo ou teste de Dividir grupo.

Ícone de Seleção de grupo

Adicione um operador de Seleção do grupo a um sistema de Fluxo de partículas para criar um ícone 3D, ou ajudar, que você pode selecionar em viewports. O ícone é colocado na origem do mundo (0,0,0). Quando você seleciona este ícone, a implementação Parâmetros abra no painel Modificar, que fornece os controles descritos na seção seguinte. A posição do ícone é utilizada pelo Fluxo de partículas ao selecionar a opção Dentro do ícone de volume.

Ícone de Seleção de grupo

Interface

Grupo Atualização da seleção

Escolher como calcular o status da seleção:

  • Uma vez O operador determina o status da seleção somente uma vez quando a partícula entra no evento.
  • Contínuo Calcula o status da seleção novamente a cada quadro.

Dependendo das outras opções, o operador Seleção do grupo pode detectar a alteração do status entre os quadros, com base na amostragem do subquadro.

Inverter seleção
Inverte a seleção de partículas.

Grupo Condição de seleção

Determina o método que o operador utiliza para selecionar as partículas. As opções são as seguintes:

Todo o fluxo de partículas
Seleciona todos as partículas no evento. Utilize esta opção se as seleções de partículas estão se juntando no evento atual e em um evento posterior você planeja separá-las com um operador de Seleção do grupo em instância.
Por instantâneo
Seleciona partículas com base nas selecionadas no momento no nível de subobjeto da Fonte de PF, ou todas as partículas presentes no evento no quadro atual. O número de partículas selecionadas aparece ao lado de Por instantâneo.

Para selecionar as partículas, escolha uma das fontes a seguir no menu suspenso e, em seguida, clique em Gerar instantâneo:

  • Selecionado na Fonte de PF Selecione as partículas selecionadas no momento no nível de subobjeto de partícula da Fonte de PF. Antes de utilizar esta função, certifique-se de que as configurações do Multiplicador de quantidade dos objetos da Fonte de PF (% da viewport e % da renderização) são as mesmas.
  • Todas no evento atual Seleciona todas as partículas no evento do quadro atual.
Gerar instantâneo
Clique para selecionar as partículas como especificado pela opção na lista suspensa. O número de partículas selecionadas aparece ao lado de Por instantâneo.

Depois que o instantâneo é gerado, você pode alterar a seleção de partícula do quadro ou subobjeto sem afetar a seleção neste operador de Seleção do grupo. Lembre-se que a seleção atua com base nas IDs da partícula. Portanto, se o número de partículas na viewport e a renderização são diferentes, o efeito global pode ser drasticamente diferente. Para utilizar este tipo de seleção de forma eficaz, sincronize o percentual de partículas na viewport e no renderizador.

Dentro do ícone de volume
Exibe o ícone Seleção de grupo nos viewports e seleciona todas as partículas nele. Se Atualização de seleção (consulte anterior) está definida como Uma vez, somente as partículas que estão dentro do ícone no início do evento são selecionadas. Se Atualização da seleção está definida como Contínua, as partículas são membros do grupo somente quando estão presentes no volume do ícone; portanto, a seleção pode mudar durante a animação.
  • Tipo de ícone Define o formato geral do ícone: Caixa, Cilindro ou Esfera. O tamanho inicial do ícone é definido pelo parâmetro Tamanho do ícone, próximo da parte inferior da implementação. Para alterar o tamanho e o formato do ícone, altere este parâmetro ou utilize um dimensionamento uniforme ou não uniforme. Você também pode mover, girar e animar o ícone para alterar a área de seleção.
  • Amostragem de subquadro Quando desativada, o movimento do ícone ou o objeto de referência é considerado como linear entre os quadros. Se o ícone ou o objeto tem movimento rápido e complexo, ative esta opção para obter maior precisão no cálculo da localização do ícone/objeto.
    Nota: Esta configuração também se aplica à opção Dentro do objeto (consulte a seguir).
Dentro do objeto
Permite que você designe um objeto arbitrário como o volume para a seleção de partículas do grupo. Depois de selecionar esta opção, clique no botão "Nenhum", em seguida, selecione um objeto de referência para utilizar como uma área limite da seleção. Todas as partículas no objeto de referência são selecionadas. Se o objeto não definir um espaço fechado, a seleção resultante pode não ser consistente.
Nota: A opção de Amostragem do subquadro (consulte o item anterior) se aplica a Dentro do objeto, bem como a Dentro do ícone de volume.
  • Forma animada Se o objeto de referência é animado em de maneira que muda a forma ou o volume, ative essa opção.
Selecionar por propriedade de partícula
Usa as propriedades da partícula para definir o conjunto de seleção. Esta opção aparece entre parênteses no evento, após o nome do operador. Na lista Propriedades, selecione uma das opções a seguir:
  • Idade Usa a idade da partícula para definir o subconjunto. Todas as partículas com idades no intervalo De/Para são selecionadas. Utilize o parâmetro Variação para variar o status da seleção.
  • ID de nascimento Usa uma ID de partícula exclusiva para definir o subconjunto. Todas as partículas com IDs no intervalo De/Para são selecionadas. Utilize o parâmetro Variação para variar o status da seleção.
    Nota: A propriedade ID de nascimento não é dimensionável em referência aos parâmetros Multiplicador de quantidade do objeto Fonte de PF.
  • Direção Usa o vetor de velocidade da partícula e o vetor de direção do ícone para determinar o subconjunto de seleção. As partículas são selecionadas se os vetores de velocidade forem próximos em direção ao vetor do ícone. Quando esta opção é selecionada, o ícone mostra uma seta com um cone em volta para mostrar os efeitos do parâmetro Divergência. Todas as partículas com um vetor de velocidade no cone são selecionadas. Os parâmetros Divergência e Variação são expressos em graus.
  • Escala Utiliza o valor da escala de partícula para definir o subconjunto da seleção. Como o valor da escala é um vetor, os valores De e para são escalares, o valor máximo dos componentes de escala é utilizado para definir a inclusão do intervalo.
  • Script flutuante Utiliza um canal de dados de flutuação da partícula para definir o subconjunto da seleção. O canal de Dados flutuantes é geralmente controlado por um operador Script.
  • Tamanho Utiliza o tamanho da partícula para definir o subconjunto de seleção. O tamanho da partícula é controlado pelos parâmetros dos operadores Forma e Escala. Como na opção Escala, o operador usa o valor máximo dos componentes dos vetores de tamanho para definir a inclusão do intervalo.
  • Velocidade Utiliza a velocidade da partícula para definir o subconjunto de seleção. Os parâmetros De, Para e Variação são definidos em unidades por segundo.
  • Índice uniforme Um parâmetro da ID de partícula dimensionável. Se o Multiplicador de quantidade está definido como 100%, então o Índice uniforme é o mesmo que o índice da ID de nascimento. Se o parâmetro Índice uniforme for utilizado, então a área com as partículas selecionadas é consistente independentemente dos parâmetros do Multiplicador de quantidade.
Selecionado aleatoriamente
Seleciona as partículas aleatoriamente. O parâmetro % de chances define a quantidade de partículas selecionada. 100% significa que todas as partículas são selecionadas; 50% significa que aproximadamente metade das partículas é selecionada.
Combinar grupos
Seleciona partículas com uma combinação dos subconjuntos de seleção definidos por outros operadores de Seleção do grupo. Os botões A e B definem os outros operadores de Seleção do grupo. As combinações disponíveis são:
  • A e B Uma partícula é selecionada caso seja selecionada pelos operadores A e B.
  • A ou B Uma partícula é selecionada se for selecionada pelo operador A ou B.
  • A ou B, não ambos Uma partícula é selecionada se for selecionada pelo operador A, mas não pelo B, ou vice-versa.
  • A e não B Uma partícula é selecionada se for selecionada pelo operador A, mas não pelo operador B.
Tamanho do ícone
Define o tamanho do ícone 3D. Disponível somente para as condições de seleção Dentro ícone de volume e Selecionar por propriedade da partícula: direção.
Tamanho de símbolo
Define o tamanho do logotipo, sem nenhum efeito sobre as partículas.
Cor coordenados
Quando ativado, a cor do ícone 3D é sincronizada com o operador de exibição no evento atual. Quando desativado, o ícone fica com uma cor padrão do operador de fluxo de partículas (azul).

Grupo Exclusividade

Estes controles definem a aleatoriedade das condições da seleção de Selecionado aleatoriamente e Selecionar por propriedade da partícula.

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.