Usando o teste de Bloquear/Unir

O teste de Bloquear/Unir é uma ferramenta versátil para bloquear partículas em objetos. Combinando seus controles de diversas formas, como descrito neste tópico, é possível criar uma variedade de efeitos.

Como funciona Bloquear/Unir

Bloquear/Unir tem três funções principais:

Ao configurar esses efeitos, você verá que os quatro parâmetros mais importantes são Bloquear na superfície, Encaixar na superfície, Restringir à superfície e Força. Diferentes configurações para esses parâmetros, junto com alguns outros parâmetros e operadores, podem criar uma variedade de efeitos com Bloquear/Unir.

Anexando partículas a um objeto

Quando as partículas entram em um evento que contém um teste de Bloquear/Unir com a opção Encaixar na superfície ativada, cada partícula é fixada em um ponto específico na superfície do objeto selecionado. Este ponto é conhecido como o bloqueio do ponto da partícula. Se o objeto for animado, os pontos de bloqueio são animados junto com o objeto.

Com Bloquear/Unir, a anexação de partículas é controlada principalmente pelo parâmetro Força % no grupo de Bloquear/Unir da posição. Em geral, quando Força %=100,0, as partículas permanecem firmemente presas em seus pontos de bloqueio, mesmo em um objeto animado. Para um anexo de firma, o teste de Bloquear/Unir deve ser a última ação no evento. Se houver outros operadores abaixo de Bloquear/Unir que modifiquem a velocidade, então o anexo geral pode não ser tão firme quanto desejado.

Todos os parâmetros no teste de Bloquear/Unir podem ser animados. Portanto, você pode animar Força % para bloquear as partículas gradualmente ou afrouxá-las de suas posições bloqueadas.

Posicionar objeto vs. Bloquear/Unir

O operador padrão de Posicionar objeto pode gerar partículas aleatoriamente na superfície de um objeto. Posicionar objeto é útil para alguns tipos de animação, mas tem funcionalidade limitada. O teste de Bloquear/Unir supera muitas dessas limitações, como descrito nos pontos a seguir:

O operador de Posicionar objeto pode ser útil em combinação com o teste de Bloquear/Unir. Por exemplo, você pode usar o objeto de posição para cobrir um objeto com partículas antes de bloqueá-las com Bloquear/Unir, conforme descrito na seção a seguir.

Cobrindo um objeto em partículas

Para cobrir um objeto em partículas, adicione um operador de Posicionar objeto ao mesmo evento do teste de Bloquear/Unir. O operador de Posicionar objeto coloca as partículas aleatoriamente na superfície, enquanto o teste de Bloquear/Unir as bloqueia ou anima com forças e parâmetros de Bloquear/Unir.

Para cobrir o objeto com partículas, assegure-se de que a configuração de Valor no operador de criação seja grande o suficiente para criar a quantidade necessária de partículas. O operador de Textura de criação gera uma cobertura completa e uniforme usando a face subdivisão de face.

Depois que o objeto é coberto em partículas, é possível bloqueá-las na superfície enquanto o objeto é animado, fazer com que flutuem sobre a superfície ou lançá-las fora do objeto.

Bloqueando partículas em uma superfície animada

Uma superfície animada é uma que se deforma, ou muda de forma, ao longo do tempo. Exemplos de superfícies animadas são objetos com:

A animação de transformação (posição, rotação, escala) no nível do objeto não é considerado uma superfície animada.

Utilize estes parâmetros para bloquear as partículas em uma superfície animada:

Parâmetro Valor
Bloquear para superfície Ativado
Superfície animada Ativado
Encaixar na superfície Ativado
Limite de deslocamento Desativado
Limite de velocidade Desativado
Força % 100.0

Quando Força %=100,0, as partículas permanecem firmemente presas em seus pontos de bloqueio. A exceção é quando o Limite de velocidade está ativado e o objeto é animado. Nesse caso, as partículas se fixam em seus pontos de bloqueio somente se puderem se manter com eles sem exceder a velocidade especificada (limite de velocidade). Se esse parâmetro estiver desativado, não haverá distância ou limite de velocidade, e as partículas permanecerão firmemente presas em seus pontos de bloqueio.

Um valor de Força % de 100,0, juntamente com Limite de deslocamento e Limite de velocidade desativados, força as partículas a permanecerem na superfície.

Movendo partículas ao longo ou perto da superfície de um objeto

Para permitir que as partículas se movam ao longo da superfície de um objeto, a opção Restringir à superfície deve estar ativada e o parâmetro Força % no grupo de Bloquear/Unir posição deve ser definido como um valor inferior a 100,0.

Qualquer operador de Velocidade ou de Força no evento atuará nas partículas para movê-las ao longo da superfície. Essas forças são aplicadas de tal forma que fazem com que as partículas oscilem com e contra a força, parando gradualmente (amortecendo). Você pode controlar a quantidade de amortecimento no movimento de partículas com os parâmetros de amortecimento no grupo de Bloquear/Unir da posição.

Quando Restringir à superfície estiver ativado, todos os operadores de Força e Velocidade devem ficar acima do teste de Bloquear/Unir, enquanto os testes de Colisão e Geração devem ficar abaixo do teste de Bloquear/Unir.

Movendo partículas ao longo de uma superfície

Se você deseja que as partículas de desviem ao longo da superfície de um objeto, use as seguintes configurações:

Parâmetro Valor
Bloquear para superfície Ativado
Encaixar na superfície Ativado
Restringir à superfície Ativado
Força % 50.0 (ou qualquer valor inferior a 100,0)

Adicione operadores de Velocidade e Força ao evento para fazer com que as partículas se movam em uma determinada direção. Por exemplo, você pode usar uma distorção espacial de vento com um operador de força para empurrar todas as partículas em uma extremidade do objeto.

Desviando partículas

Bloquear/Unir também pode fazer com que as partículas se desviem um pouco, mas sempre permaneçam a uma distância curta de seus pontos de bloqueio. A área ao redor do ponto de bloqueio de cada partícula é chamada de zona central. Cada partícula tem sua própria zona central, que se estende para um raio especificado ao redor do ponto de bloqueio.

Parâmetro Valor
Bloquear para superfície Ativado
Encaixar na superfície Ativado
Restringir à superfície Desativado
Força % 50.0 (ou qualquer valor inferior a 100,0)

No grupo Nenhuma força na zona central, ative Para aceleração ou Para amortecimento e defina o Raio como a distância ao redor de cada ponto de bloqueio no qual a partícula pode se mover livremente. A configuração de Raio determina a zona central.

Ejetando partículas de um objeto animado

Bloquear/Unir também pode fazer com que as partículas sejam ejetadas, liberadas ou arremessadas da superfície de um objeto ao atingirem uma velocidade ou aceleração específica.

Ejetando partículas de um objeto com movimentos rápidos

Utilize esta técnica quando as partículas estiverem coladas na superfície do objeto e não tiverem uma velocidade própria, e a velocidade ou a aceleração vier de animação do objeto em si. Os exemplos incluem um objeto com giros ou movimentos rápidos ou um com animação de subobjeto que move uma parte do objeto em velocidade rápida.

Utilize estes parâmetros para fazer com que as partículas quebrem um objeto com movimentos rápidos:

Parâmetro Valor
Bloquear para superfície Ativado
Encaixar na superfície Ativado
Restringir à superfície Desativado
Força % 100.0
Quebrar quando exceder Ativado

Em Quebrar quando exceder, escolha Velocidade ou Aceleração e defina a velocidade ou a aceleração com que as partículas devem se quebrar. Utilize o método de Aceleração para simular um objeto misturando as partículas. Quando o objeto para inesperadamente de misturar, as partículas voam para fora do objeto.

As partículas que se quebram passam no teste de Bloquear/Unir e podem ser transferidas para outro evento. Utilize um operador de Força no próximo evento para especificar como as partículas se comportarão depois de serem liberadas do objeto.

Ejetando partículas quando atingem uma velocidade específica

Para fazer com que as partículas quebrem um objeto enquanto se movem ao longo da superfície e atingir uma velocidade específica própria, utilize as configurações descritas na seção anterior Movendo partículas ao longo de uma superfície e use um operador de Teste de velocidade para testar a velocidade das partículas e se decompor em um novo evento.