Teste de bloqueio/vínculo

O teste de bloqueio/junção anexa partículas a objetos e pode mantê-los anexado mesmo quando o objeto é animado. As partículas podem mover-se ao longo da superfície do objeto e pode ser desfeita, causando o voo de partículas ou quebra do objeto.

O operador de objeto de posição padrão também pode bloquear partículas em um objeto, mas como ele escolhe as posições de partículas de maneira aleatória na superfície do objeto, as partículas podem deslocar-se quando o objeto é animado. A principal limitação do operador do objeto de posição é que ele não pode ser aplicado às partículas que já estabeleceram suas posições. Como o operador do objeto de posição gera novas posições de partículas, independentemente das antigas, ele pode criar a ilusão de que cada partícula muda-se para uma nova localização. Com Bloquear/juntar, é possível forçar partículas para manter suas posições originais em relação a uma superfície animada.

Bloquear/juntar também pode corrigir a orientação de partículas. Isto significa que as partículas com uma orientação perceptível, como dardos ou setas, pode manter sua orientação para o objeto, mesmo quando ele gira. Também é possível limitar a rotação das partículas de suas orientações originais para controle fino sobre vento e efeitos da gravidade.

Também é possível amortecer o movimento de partículas para simular o ar, fluido ou fricção conforme as partículas movem-se através de uma superfície ou através do ar.

Enquanto a opção Bloquear/juntar funciona principalmente como um operador, aplicando vários atributos para as partículas enquanto elas estão na mesma evento, ela também serve como um teste para as partículas quebrarem-se do objeto. Para obter informações sobre o teste executado, consulte o parâmetro Quebrar quando exceder.

Para obter mais informações sobre Bloquear/juntar, consulte Usando o teste de bloqueio/junção.

Interface

Grupo de bloqueio de objetos

Os controles neste grupo define o ponto inicial para o teste de bloqueio/junção. Especifique os objetos nos quais anexar as partículas e escolha o método de colocação de partículas assim que elas são inseridas no evento.

Quando o teste de bloqueio/junção for iniciado, cada partícula é bloqueada em um ponto específico na cena, geralmente na superfície do objeto. Este ponto é conhecido como o ponto de bloqueio da partícula. Se o objeto for animado, os pontos de bloqueio são animados junto com o objeto. Quando a opção Snap à superfície estiver ativada, o ponto de bloqueio está na superfície. Quando Snap à superfície estiver desativada, o ponto de bloqueio está exatamente no ponto em que a partícula está localizada no momento em que é inserida no evento. Esta localização é convertida para as coordenadas locais do objeto de referência e mantida durante a animação do objeto de referência.

[lista]
Mostra todos os objetos referenciados pelo teste.
Adicionar
Adiciona um objeto da lista.
Por lista
Permite adicionar vários objetos na lista.
Remover
Remove os objetos realçados da lista.
[Método de bloqueio]
Escolha um método para bloquear as partículas nos objetos na lista:
  • Bloquear no objeto Bloqueia as partículas para o espaço de coordenadas locais do objeto. Esta opção leva menos tempo de processamento do que o Bloqueio de superfície.
  • Bloqueio de superfície Bloqueia as partículas no ponto mais próximo da superfície do objeto no momento em que a partícula é inserida no evento.

    Por padrão, esta opção mantém a distância que cada partícula possui da superfície ao entrar no evento. Quando usado em conjunto com o Snap à superfície, esta opção bloqueia as partículas no objeto de superfície real.

    Bloqueio de superfície leva mais tempo de processamento do que Bloqueio de objeto porque o software precisa localizar o ponto mais próximo na superfície para cada partícula.

Superfície animada
Bloqueia as partículas em uma superfície em alteração. Use esta opção quando a superfície do objeto altera a forma ou o detalhe ao longo do tempo, como subobjetos animados ou parâmetros, morphing ou um modificador de pele. Se o objeto for animado somente por meio de transformações (posição/rotação/escala), é possível economizar tempo de processamento ao deixar esta opção desativada.

Quando a opção estiver ativada, o operador adquire os dados de superfície em cada quadro. Quando desativada, o operador adquire os dados de superfície somente uma vez e usa os dados de transformação conforme necessário para calcular a localização da superfície em cada quadro.

Disponível somente quando Bloqueio de superfície estiver ativada.

Snap à superfície
Faz com que as partículas pulem para a superfície do objeto assim que elas forem inseridas no evento. Esta opção é diferente de Bloqueio de superfície, que bloqueia as partículas na superfície, mas mantém cada distância da partícula da superfície ao ser inserida no evento. Snap à superfície forças partículas a estares sobre a superfície do objeto.

Se você ativar Snap à superfície mas não Restringir à superfície (consulte a seguir), as partículas pulam para a superfície ao serem inseridas no evento, mas não permanecem na superfície se Força no grupo Bloqueio/junção de posição for menor do que 100% e outras forças, como operador Velocidade ou operador Força, forem aplicadas.

Disponível somente quando Bloqueio de superfície estiver ativada.

Grupo Bloqueio/junção de posição

Estas opções controlam o movimento de partículas de seus pontos de bloqueio após entrarem no evento.

Restringir à superfície
Força as partículas a permanecerem na superfície do objeto conforme se movem. Quando o parâmetro Força for menor do que 100%, as partículas pode mover-se a partir de suas posições originais, com base nos operadores Velocidade e Força dentro do evento. Neste caso, ativar Restringir à superfície força as partículas para moverem-se somente a outras partes da superfície sem deixar a própria superfície.

Para obter mais informações sobre como Restringir à superfície funciona com o parâmetro Força, consulte Força, a seguir.

Limite de deslocamento
A distância máxima que uma partícula pode mover do seu ponto de bloqueio, em unidades. Quando esta opção estiver desativada, as partículas não são limitadas em seu movimento.

Se o objeto ou superfície for animado, as partículas podem precisar mover-se rapidamente para acompanhar a animação do ponto de bloqueio e ficar dentro da distância do Limite de deslocamento. Se Limite de deslocamento estiver ativada e partículas não é puderem acompanhar o movimento do ponto de bloqueio, as partículas estarão limitadas dentro da distância do Limite de deslocamento para o ponto de bloqueio (para o Limite de deslocamento), mesmo se Força for menos do que 100%. Além disso, se a Velocidade limite estiver ativada, as partículas podem exceder o limite de velocidade para manter o deslocamento especificado. Em outras palavras, o parâmetro Limite de deslocamento, quando ativado, substitui o parâmetro do Limite de velocidade.

Limite de velocidade
A velocidade máxima que uma partícula pode viajar, em unidades por quadro. Se o Limite de velocidade estiver ativada e as partículas não puderem acompanhar os pontos de bloqueio em um objeto animado, as partículas estão limitadas ao Limite de velocidade, mesmo se a Força for 100%. Em outras palavras, o parâmetro Limite de velocidade, quando ativado, substitui o parâmetro % de força.
% de força
Define a quantia de força que mantém a partícula em seu ponto de bloqueio. Um valor % de força de 100,0 tenta manter as partículas presas aos pontos de bloqueio. Se o valor % de força for menor do que 100,0, as partículas podem mover-se para fora de deus pontos de bloqueio, com base nos operadores Velocidade e Força no evento. Quanto menor o valor % de força, mais influência os operadores Velocidade e Força têm nas partículas.

Se a % de força for menor do que 100,0 e a opção Restringir à superfície estiver ativada, as partículas movem-se ao longo da superfície do objeto. Se a % de força for menor do que 100,0 e a opção Restringir à superfície estiver desativada, as partículas movem-se para fora da superfície, mas retém sues relacionamentos nos pontos de bloqueio. Em qualquer caso, o movimento de partículas é baseado nos operadores Velocidade e Força e está restrito pelo Limite de deslocamento e Limite de velocidade, se estes parâmetros estiverem ativados.

Quando a % de força for igual a 100,0 e a opção Restringir à superfície estiver ativada, as partículas são estritamente bloqueadas para o objeto ou superfície e não se movem. Se a % de força for igual a 100,0 e a opção Restringir à superfície estiver desativada, as partículas são bloqueadas para o objeto, a não ser que Quebrar quando exceder esteja ativada e o objeto é animado com velocidade suficiente para quebrar as partículas.

Nota: As opções Limite de deslocamento e Limite de velocidade, quando ativadas, podem substituir uma configuração 100% de força.
Amortecimento
Define como as partículas são desaceleradas, movendo-se na superfície ou não do objeto. O amortecimento simula o efeito de várias forças de resistência.
  • Nenhum Nenhum amortecimento é aplicado, diferente do amortecimento padrão em forças oscilantes dos operadores Velocidade e Força.
  • Fricção Simula um efeito de fricção de superfície, que diminui gradualmente as partículas até que elas parem de se mover. A diminuição total é proporcional à distância de uma partícula. O número de segundos em que uma partícula perde sua velocidade é igual à velocidade inicial dividida pelo valor Fricção. Por exemplo, se a velocidade inicial de uma partícula for 300,0 e o valor Fricção for 100,0, então a partícula para gradualmente em três segundos.
  • Ar/fluido Simula a resistência de um médio, como ar ou água, que reduz as partículas, mas nunca as para totalmente. A resistência é proporcional à velocidade ao quadrado, tornando a resistência muito alta para as partículas com movimentos rápidos, mas um tanto baixa para partículas com movimentos lentos. Por exemplo, se uma partícula estiver movendo-se na velocidade de 100,0 e outra em 200,0, a resistência para a partícula mais rápida será quatro vezes maior do que a partícula mais lenta. O valor Resistência define a força de resistência para uma partícula com velocidade igual ao valor Unidade de velocidade.
  • Ambos Combina as duas forças: Fricção e Ar/água. Se você deseja o efeito geral da resistência de ar, mas deseja que as partículas parem de se mover em algum momento, use esta opção. Neste caso, um pequeno valor Fricção para as partículas com movimento lento.

Grupo Nenhuma força na zona central

A zona central é um volume ao redor de um ponto de bloqueio. Cada partícula possui sua própria zona central definida pelo parâmetro Raio neste grupo.

Quando a % de força é menor que 100,0, o movimento das partículas é influenciado pelos operadores Força e Velocidade, quando as forças oscilam e as partículas diminuem gradualmente a velocidade até que parem totalmente. Se você deseja que as partículas perambulem ao redor do ponto de bloqueio ao invés de pararem, é possível usar essas configurações para desabilitar forças em cada zona central da partícula. Isso manterá uma partícula perambulando indefinidamente se a sua localização estiver dentro do Raio do seu ponto de bloqueio.

Aceleração
Quando esta opção estiver ativada, desative as forças de aceleração em cada zona central da partícula. Isso impede que as partículas reduzam a velocidade até pararem.
Amortecimento
Quando esta opção estiver ativada, desative o amortecimento em cada zona central da partícula. Isso impede que as partículas tenham sua velocidade reduzida por fricção e acabem parando.

Grupo Rotação de bloqueio/junção

Use estas opções para controlar a rotação de partículas. Nesta seção, menções do parâmetro % de força referem-se especificamente àquele neste grupo.

Limite de deslocamento
O número máximo de graus pelos quais uma partícula pode se desviar de sua rotação do ponto de bloqueio. Por exemplo, o número máximo de graus que uma partícula pode confiar ou dobrar quando afetadas por Vento ou Gravidade.

Se o objeto ou a superfície for animada, as partículas podem precisar rotacionar rapidamente para acompanhar a rotação do ponto de bloqueio e ainda permanecer dentro do Limite de deslocamento. Se a opção Limite de deslocamento estiver ativada e as partículas não puderem acompanhar a rotação do ponto de bloqueio, as partículas serão limitadas ao Limite de deslocamento, mesmo se % de força for menor do que 100,0. Além disso, o Limite de giro para manter o deslocamento especificado. Em outras palavras, o Limite de deslocamento, quando ativado, substitui o Limite de giro.

Limite de rotação
O número máximo de graus por quadro que uma partícula pode rotacionar. Se a opção Limite de giro estiver ativa e as partículas não puderem acompanhar os pontos de bloqueio que estão rotacionando, as partículas serão limitadas ao Limite de giro, mesmo se a % de força for igual a 100. Em outras palavras, a opção Limite de giro, quando ativada, substitui a configuração da % de força.
% de força
A quantia pela qual a rotação da partícula é forçada a corresponder sua rotação do ponto de bloqueio. Quando a % de força for igual a 100,0, as partículas mantém suas orientações originais, a não ser que sejam limitadas a rotacionar pelas configurações Limite de giro. Quando a % de força for menor que 100,0, as partículas podem ser rotacionadas com os operadores Força. Quanto menor o valor Força, mais influenciada pode ser uma partícula pelos operadores Força e pelas propriedades inerciais de uma partícula.
% de amortecimento
A quantia de resistência que impede que uma partícula detecte a rotação do ponto de bloqueio. Um valor de 0,0 não cria nenhum amortecimento, enquanto 100,0 não rotaciona nada. Se a opção Limite de deslocamento estiver ativada, o Amortecimento não pode causar a rotação da partícula para desviar da rotação do ponto de bloqueio por mais do que a quantia do Limite de deslocamento, mesmo se a % de amortecimento esteja definida como 100,0. Em outras palavras, a configuração Limite de deslocamento substitui o valor Amortecimento.
Induzida pela alteração de velocidade
Faz com que a rotação de partículas ocorra mesmo quando as posições das partículas estão bloqueadas nos pontos de bloqueio. Por exemplo, um campo de partículas de grama não se move, mas poderia rotacionar quando o vento é aplicado nele.

Esta opção também funciona com as partículas bloqueadas para superfícies animadas, como partículas de cabelo ou pelo em um corpo do animal. Normalmente, as partículas são rotacionando porque a superfície subjacente está rotacionando e as partículas estão tentando alcançar a orientação de "bloqueio". Esta opção permite a simulação do efeito de uma partícula com um anexo elástico em uma superfície. Já que o centro de gravidade de uma partícula não coincidir com o ponto de bloqueio, qualquer movimento da superfície subjacente inicia um movimento rotacional da partícula.

Tamanho de inércia
A distância entre o ponto de giro de uma partícula e o centro de gravidade da partícula. Por exemplo, o tamanho inercial de uma lâmina de grama é a metade do comprimento do trecho. Os valores menores induzem uma rotação mais forte. Disponível somente quando a opção Induzido pela alteração de velocidade é ativada.
Quebrar quando exceder
Faz com que as partículas sejam liberadas de uma superfície do objeto quando elas atingem uma velocidade ou aceleração específica. Esta opção funciona somente quando as partículas são coladas em uma superfície do objeto e não possuem velocidade própria e qualquer velocidade ou aceleração provém da animação do próprio objeto.

As partículas que quebram a partir do objeto ficam disponíveis para a saída de teste de bloqueio/junção, que pode conectar-se a outro evento.

É possível usar qualquer um dos seguintes parâmetros com esta opção:

  • Velocidade A velocidade de partícula na qual uma partícula quebra o objeto.
  • Acel. A aceleração de partícula na qual uma partícula quebra o objeto.
Quebrar somente se para fora
Faz com que as partículas quebrem somente quando o movimento das partículas forem afastadas da superfície do objeto, na direção da superfície normal mais próxima. As partículas que penetrariam o objeto na quebra não são liberadas do objeto. Disponível somente quando Bloqueio à superfície estiver selecionado e Quebrar ao exceder estiver ativado.

Animação de parâmetros de grupo

É possível animar os parâmetros Bloqueio/junção. Ao fazê-lo, o Fluxo de partículas pode começar a aplicar a animação às partículas em períodos diferentes, dependendo das configurações neste grupo.

Sincronizar por
Escolha o tempo para aplicar os parâmetros animados:
  • Absoluto Time qualquer conjunto de chaves para parâmetros são aplicados à cada real de quadros para que eles são definidas.
  • Idade de partículas Qualquer conjunto de chaves para parâmetros é aplicado nos quadros correspondentes da existência de cada partícula. Por exemplo, suponha que você defina as chaves para o parâmetro Limite de deslocamento nos quadros 0 e 30. Com a opção Idade de partículas, as configurações para a primeira chave seriam aplicadas às partículas na criação e a segunda chave seria aplicada 30 quadros depois.
  • Duração de evento qualquer conjunto de chaves para parâmetros são aplicados à cada Particle relativo ao quadro no qual ele primeiro insere o evento. Utilize esta opção quando as partículas estiverem sendo inseridas de outro evento. Se as partículas forem criadas em um evento atual, esta opção possui um mesmo efeito da opção Idade de partículas.

Grupo Exclusividade

Estes controles definem a randomização para as condições de seleção Selecionado aleatoriamente e Selecionar pela propriedade da partícula.

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.