O operador de mapeamento de objeto atribui mapeamento para partículas ao tirar valores de mapeamento de um ou mais objetos referência. Para cada partícula, o operador de mapeamento de objeto localiza o ponto mais próximo em geometria de referência, pega os valores de mapeamento e ID de material a partir deste ponto, e a seguir atribui estes valores para a partícula.
Se uma partícula insere o evento com o mapeamento já atribuído, é possível mesclar os valores de mapeamento para evitar um salto em cores. A mesclagem pode ocorrer por tempo ou por distância a partir da geometria de referência.
Interface
- Tipo
- Define o tempo empregado para adquirir e aplicar o mapeamento. As opções são:
- Adquirir Índice de Sub-Material
- Quando ativado, o operador de Mapeamento de Objeto atribui a ID de material da face mais próxima para cada partícula. Se o evento atual ou um evento anterior tem um operador de material que utiliza a superfície de referência, esta opção corresponde a coloração de partícula até a superfície de referência. Isto permite mesclar as partículas para a superfície de referência para materiais Multi/Subobjeto.
Dica: Insira o operador de objeto de mapeamento de material abaixo de um operador de Material no mesma evento. Desta forma, o Objeto de Mapeamento tem a última palavra em Atribuir o Índice de sub-material para uma partícula.
- Cor uniforme por partícula
- Quando ativado, a partícula inteira obtém as mesmas coordenadas de mapeamento. Como resultado, a partícula inteira é da mesma cor já que as coordenadas de mapeamento são as mesmas em toda a forma de partícula. As coordenadas de mapeamento são obtidas a partir da geometria de referência de ponto de superfície mais próximo do ponto de pivô de partículas.
Quando desativado, um mapeamento para uma partícula é uma aproximação linear do mapeamento no ponto de superfície mais próximo. É como se o mapeamento da geometria de referência fosse projetado na partícula. Como resultado, os vértices de uma partícula têm diferentes coordenadas de mapeamento, e uma textura em uma partícula representa uma correção de textura a partir da geometria de referência. Este método é mais lento, já que ela requer uma análise mais complexa da geometria de referência.
Grupo Mapeamento a partir de objetos
Estes controles permitem atribuir os objetos de referência, a partir dos quais as partículas adquirem mapeamento ou IDs de material.
- [lista]
- Relaciona os objetos de referência.
- Adicionar
- Adiciona um objeto da lista.
- Por lista
- Exibe uma caixa de diálogo onde é possível selecionar múltiplos objetos em uma lista.
- Remover
- Remove um objeto realçado na lista.
- Objetos estáticos
- Indica que a geometria de referência não está animada de forma alguma. Neste caso, o operador de mapeamento de objeto adquire mapeamento e IDs de material somente uma vez.
- Superfície animada
- Quando ativado, o operador de objeto de mapeamento atualiza os dados de superfície em cada quadro, o que é necessário se a geometria de referência tem animação de superfície que faz com que ele altere sua forma. Se o objeto tem transformar somente animação (mover, rodar, escalar), deixe esta opção desativada. Esta opção somente está disponível quando Objetos Estáticos está desativado.
grupo Canais de mapeamento
Selecione os canais de mapeamento para adquirir a partir da superfície de referência e atribuir à partículas. É possível selecionar até 32 canais.
- Cor de vértice de canal
- Adquire o canal de Cor de Vértice canal da geometria de referência e atribui à partículas.
grupo Variação de Mapeamento
- U/V/W Var%
- Permite variação dos valores de mapeamento atribuídos. A variação é um percentual da norma de mapeamento de espaço 0,0 – 1,0. Por exemplo, se o valor é de 20,0 U Var %, o mapeamento de U atribuído a uma partícula pode variar por até 0,2 a partir da geometria de referência de valor U.
- Excluir lado a lado
- Une os valores de mapeamento para o intervalo de 0,0 – 1,0. Variações definidas por U/V/W Var % podem fazer com que os valores de mapeamento vão para abaixo de 0,0 ou acima de 1,0. com texturas não lado a lado, isto pode causar um salto visual na cor. Quando esta opção está ativada, se o valor original de mapeamento estiver abaixo de 1,0, então adicionar a variação não o tornará maior do que 1,0. Se o mapeamento estiver acima de 0,0, adicionar a variação não o tornará menor que 0.0.
Por padrão, os valores de mapeamento adquiridos são atribuídos para uma partícula assim que ele entra no evento. Se as partículas tiveram valores atribuídos de mapeamento em um acontecimento anterior, um salto visual de cor pode ocorrer. Use Mescla de Mapeamento por Tempo ou Mescla de Mapeamento por Distância para fazer com que as partículas se mesclem suavemente entre mapeamento anterior e o mapeamento atribuído pelo operador de objeto de mapeamento do evento atual.
- Mescla de Mapeamento por Tempo
- Faz com que as partículas mesclem suavemente entre anterior e mapeamento atual por tempo.
Nota: Quando a Mescla de Mapeamento por Tempo estiver ativada, a Mescla de Mapeamento por Distância está indisponível.
Tipo Esta opção define o tempo utilizado para a mesclagem de mapa. Ele está disponível somente quando a Mescla de Mapeamento por Tempo estiver ativado.
Os tipos são:
- Tempo Absoluto As Partículas concluem o processo de mesclagem quando atingem o quadro especificado no parâmetro Concluir no Tempo.
- Idade de partícula As Partículas concluem o processo de mesclagem quando atingem a idade especificada pelo parâmetro Concluir na Idade.
- Duração de evento As partículas concluem o processo de mesclagem após um período específico no evento atual, como especificado parâmetro Concluir no Tempo.
- Faixa de Alteração Limitada Limita a velocidade em que uma partícula pode alterar o seu mapeamento. O parâmetro de tempo de execução define o intervalo de tempo necessário para alterar o valor de mapeamento a partir de seu valor anterior ao valor atual. Quanto maior o valor do tempo de execução, mais tempo leva para uma partícula alterar o mapeamento.
- Mescla de Mapeamento por Distância
- Faz com que as partículas mesclem suavemente entre o mapeamento anterior e atual de acordo com a distância a partir da geometria de referência. Em cada quadro, o operador calcula a distância para o ponto de superfície mais próximo. A medida que uma partícula se aproxima da superfície de referência, o processo de mesclagem ocorre. A mesclagem é concluída quando uma partícula atinge o Concluir Distância em relação à superfície de referência. Utilize esta opção se as partículas estiverem voltadas a superfície na entrada para o evento, como com um Operador Encontrar Alvo.
Nota: Quando a Mescla de Mapeamento por Distância está ativado, a Mescla de Mapeamento por Tempo não está disponível.
- Exibir o mapa na viewport
- Exibe o mapa colorido em viewports.
Grupo de Controles de Exclusividade
As configurações deste grupo alteram a randomização dos parâmetros U Var, V Var e W Var no grupo Variação de Mapeamento.
- Semente
- Especifica um valor de randomization.
- Novo
- Gera uma nova semente utilizando uma fórmula de randomização.