Assegure a precisão necessária para os modelos.
Há diversos recursos de precisão disponíveis, incluindo
Os recursos de precisão mais usados são o rastreamento polar, o bloqueio de ângulos e os snaps ao objeto.
Quando você precisar especificar um ponto, por exemplo, ao criar uma linha, use o rastreamento polar para guiar o movimento do cursor em certas direções.
Por exemplo, depois que você especificar o primeiro ponto da linha abaixo, mova o cursor para a direita e, a seguir, insira uma distância na janela de comando para especificar um determinado comprimento horizontal para a linha.
Por padrão, o rastreamento polar está ativado e guia seu cursor na direção horizontal ou vertical (0 ou 90 graus).
Para desenhar uma linha em um ângulo especificado, é possível bloquear o ângulo para o próximo ponto. Por exemplo, se o segundo ponto de uma linha precisar ser criado com um ângulo de 45 graus, insira <45 na janela Comando.
Quando você move o cursor na direção desejada ao longo de um ângulo de 45 graus, é possível inserir o comprimento da linha.
Com grande margem em relação a outras opções, a principal forma de especificar localizações precisas em objetos é usar snaps ao objeto. Na ilustração a seguir, diferentes tipos de snaps ao objeto são representados por marcadores.
Os snaps a objeto se tornam disponíveis durante um comando sempre que o AutoCAD solicitar que você especifique um ponto. Por exemplo, se você começar uma nova linha e mover o cursor para perto da extremidade de uma linha existente, o cursor fará automaticamente snap a ela.
Insira o comando OSNAP para definir os snaps ao objeto padrão, que também são denominados snaps a objeto "em execução". Por exemplo, talvez você ache útil ativar Snap a objeto do meio por padrão.
Durante um comando, é possível alinhar pontos na horizontal e na vertical a partir de localizações de snap ao objeto. Na ilustração a seguir, primeiro se passa o cursor sobre a extremidade 1 e depois sobre a extremidade 2. Ao mover o cursor perto da localização 3, o cursor trava na localização horizontal e a vertical é exibida.
Agora é possível concluir a criação da linha, círculo ou outro objeto que você estava criando a partir daquele local.
Verifique novamente a geometria para achar os erros o quanto antes. Insira o comando DIST (ou DI) para medir a distância entre dois pontos em seu modelo.
Por exemplo, você pode precisar localizar a folga entre dois pontos, o que pode representar o canto de uma parede e uma pequena mesa ou talvez um corte 2D de uma peça de plástico e um arame.
Após você inserir o comando DIST, clique na extremidade do canto (1). A seguir, mantenha pressionada a tecla SHIFT ao clicar com o botão direito do mouse e em seguida escolha Perpendicular no menu Snap ao objeto. Por último, clique no círculo (2).
O número de casas decimais e o estilo de unidades exibidas no resultado são controlados pelo comando UNIDADES.
No teclado, todas as teclas de função têm atribuições no AutoCAD. As que são ativadas e desativadas mais comumente são indicadas com uma chave.