Usinagem Vortex é uma estratégia de desbaste que remove material rapidamente de uma peça 3D enquanto controla a carga na ferramenta. Vortex é mais indicada para ferramentas de metal duro e é frequentemente utilizada em combinação com corte escalonado.
É um percurso em estilo offset e apresenta as seguintes características:
- O ângulo de ataque nunca excede, por mais que 15%, o produzido por um corte em linha reta com um dado passo lateral. Isso elimina carga excessiva na ferramenta e todos os cortes de largura completa. Isso permite aumentar avanços. Para outros percursos de desbaste, os valores de corte são baseados nos parâmetros de corte de ranhura do fabricante da ferramenta a fim de assegurar que a ferramenta possa sustentar condição de ataque máximo. Conforme a ferramenta se aproxima do ângulo máximo de ataque para usinagem ideal, o percurso muda para um caminho trocoidal para evitar sobrecarga da ferramenta.
- A máquina ferramenta quase sempre corta no avanço especificado. Com outros percursos de desbaste, a máquina ferramenta diminui automaticamente a velocidade conforme se aproxima de um canto e o ângulo de ataque aumenta. Vortex modifica o percurso de forma que o ângulo de ataque da ferramenta nunca é excedido e a máquina ferramenta alcança o avanço especificado. A única ocasião em que a máquina ferramenta não executa no avanço especificado é quando a geometria do modelo (uma ranhura ou canto) é menor que o menor raio em que a máquina pode cortar na máxima velocidade.
- Usinagem Vortex corta com a lateral da ferramenta, então é indicada para ferramentas de metal duro, mas você pode ser capaz de utilizar outras ferramentas.
- Como o FeatureCAM controla o ataque da ferramenta, você pode aumentar a profundidade de corte, o que minimiza o tempo de usinagem.
- Usinagem Vortex é frequentemente utilizada em combinação com Corte escalonado para minimizar formação de terraços maximizando a taxa de remoção.
- Percursos Vortex são automaticamente verificados quanto a segurança. FeatureCAM verifica quanto a:
- mergulhos no material.
- ataque excessivo da ferramenta.
- profundidade excessiva de corte.
- pequenos movimentos em arco.
Para maximizar os benefícios da usinagem Vortex:
- Configure os parâmetros Vortex de acordo com cada máquina ferramenta.
- Utilize Corte Escalonado para minimizar formação de terraços causados pela maior profundidade de corte.
Com configurações ideais, usinagem Vortex reduz consideravelmente os tempos de usinagem.
Criando um percurso Vortex 3D
Para criar um percurso Vortex de desbaste nível Z 3D, selecione Vortex na guia Estratégia do diálogo de Propriedades de Fresamento de Superfície:
Os seguintes atributos estão disponíveis para percursos Vortex no diálogo de Propriedades da Figura:
Guia A/V:
- Avanço — Insira a velocidade com que a ferramenta corta o material. Percursos Vortex são usinados nesse avanço quase o tempo todo.
Guia Fresamento:
- Espaçam. mín de pto Vortex — Insira o espaçamento de ponto mínimo em que a máquina ferramenta pode mover-se no avanço especificado. Se a máquina ferramenta tiver pontos em excesso para processar, não pode sustentar o avanço especificado.
- Raio mín Vortex — Insira o raio mínimo dos trocóides internos. Percursos Vortex utilizam movimentos trocoidais para manter um avanço constante. Avanços maiores exigem um raio mínimo maior. Se você não substituir esse valor, um valor padrão adequado para uma máquina ferramenta típica no avanço especificado para a operação é utilizado.
- Distância Vortex de elevação Z — Insira uma distância Z para elevar a ferramenta durante movimentos trocoidais para evitar contato entre a ferramenta e a superfície.
Guia Estratégia
- Movimentos Não-Cortantes — Exibe o diálogo Movimentos Não-Cortantes Vortex, que permite especificar se ocorre retração e aumento de avanço em movimentos não cortantes.
Exemplo Vortex 3D
Este exemplo mostra como combinar usinagem Vortex com corte escalonado para remoção rápida de material.
Como usinagem Vortex corta com a lateral da ferramenta, é destinada a ferramentas de metal duro, porém outros tipos de ferramentas podem ser adequados para Vortex. Essas ferramentas trabalham melhor quando executam cortes profundos com um passo lateral relativamente pequeno.
Para usinar de maneira efetiva ao utilizar grandes profundidades de corte, é preciso assegurar que o ângulo de ataque da ferramenta nunca exceda o valor especificado. Isso elimina carga excessiva na ferramenta e todos os cortes de largura completa. O FeatureCAM consegue isso introduzindo movimentos trocoidais para evitar que a ferramenta exceda o valor máximo de ataque.
Utilizando um modelo 3D:
Criando um percurso Vortex sem corte escalonado.
Isso remove grandes quantidades de material rapidamente, mas deixa grandes terraços de material não usinado na peça.
O tamanho desses terraços pode ser minimizado utilizando as opções de Corte escalonado.
Isso insere camadas extras de usinagem acima na peça. Observando um detalhe da vista lateral:
Passo Vortex original
Passos de corte escalonado
Mais do excesso de material é usinado.