Guia Suavização de Eixo

Você pode utilizar a guia Suavização de Eixo do diálogo Propriedades de Fresamento de Superfície para especificar suavização de eixo em percursos de Fresamento de Superfície.

Nota: Você precisa selecionar a opção Suavz. eixo ferr. na guia 5-Eixos para exibir a guia Suavização de Eixo.

Elevação — Selecione como suavizar o ângulo de elevação do eixo ferramenta. Uma elevação de 90 alinha a ferramenta com o eixo Z, e uma elevação de 0 significa que a ferramenta está no plano XY.

Correção angular máxima — Insira o máximo ângulo pelo qual o eixo suavizado pode desviar do inicial na direção de elevação. O ângulo máximo de correção angular somente é excedido se o percurso não suavizado for movido por mais que esse valor em menos que a Distância de suavização. Em tais regiões, o ângulo pode variar por mais que Correção angular máxima para proporcionar um resultado suave.

Azimute — Selecione como suavizar o ângulo de azimute do eixo ferramenta. Azimute é o ângulo entre o eixo X e a projeção da ferramenta no plano XY.

Correção angular máxima — Insira o máximo ângulo pelo qual o eixo suavizado pode desviar do inicial na direção de azimute. O ângulo máximo de correção angular somente é excedido se o percurso não suavizado for movido por mais que esse valor em menos que a Distância de suavização. Nessas regiões, o ângulo pode variar por mais que a Correção angular máxima para fornecer resultados mais suaves.

Distância de suavização — Insira a distância sobre a qual suavizar o movimento do eixo ferramenta. Ao utilizar Escalonado na Superfície, ou com mudanças repentinas na direção do percurso original (como um canto em ângulo reto), você obtém mudanças rápidas de orientação do eixo ferramenta, o que deixa marcas de parada. Para evitar esse problema, a Distância de suavização combina a mudança em orientação e proporciona um acabamento de superfície muito melhor.

Percurso original, sem suavização

Percurso suavizado

Limites de máxima correção angular

Azimute ou elevação

Distância do percurso

Sobrepor suavização SCU — Selecione essa opção para utilizar um SCU diferente do SCU utilizado para criar o percurso para definir elevação e azimute para suavização.

SCU — Selecione o SCU a ser utilizado durante suavização.

Exemplo escalonado na superfície

Essa peça de porta de um carro utiliza um percurso de trimagem em torno da margem:

Sem suavização, a mesa rotativa apresenta um movimento para frente e para trás, e mudanças repentinas de direção podem deixar marcas de parada.

Em algumas áreas do modelo, é impossível evitar a rotação, como por exemplo quando a ferramenta segue em torno dos cantos e do arco da roda. No entanto, em áreas como nessa longa aresta da porta onde a mesa da máquina balança para frente e para trás é possível evitar esse comportamento utilizando as opções de Escalonado na superfície:

Com Escalonado na superfície habilitado para Elevação e Azimute, com uma Correção angular máxima de 80, a mesa não gira enquanto corta essa área:

Exemplo escalonado com ligações

Esta peça exemplo utiliza a estratégia Pencil para cortar o fillet inferior:

Habilitar Escalonado com ligações para Elevação e Azimute reduz o movimento da ferramenta.

Uma simulação de linha de centro mostra as ligações que o FeatureCAM insere de forma a mudar de direção quando não ocorre contato com a superfície: