Posicionamento 5-eixos utilizando offsets de fixação

Para realizar posicionamento 5-eixos utilizando offsets de fixação:

  1. Crie uma peça com Setups múltiplos.
  2. Na guia Indexação do diálogo Propriedades do Bloco, selecione Posicionamento 5º Eixo, e clique em Posição de Fixação.
  3. Configure Offset do Pto de Contato do Zero da Máq.
  4. Para o Offset 1º Eixo Rotacional, insira o ângulo (medido em sentido anti-horário) entre o fuso e o eixo A quando o ângulo B está configurado como 0. Por exemplo, se o eixo A apontar para o fuso quando B está configurado como 0, então insira 0. Se apontar para a porta quando B for 0, então insira -90. Esse offset será o mesmo para todas as peças usinadas em uma máquina específica.
  5. Clique OK para fechar o diálogo Posição de Fixação 5 Eixos.
  6. Selecione a dominância entre:
    • Ferr. Predomina — Se desejar que a ordem das operações seja dominada por ferramenta em todos os Setups, selecione essa opção.
      Nota: Você também precisa selecionar Minimizar troca ferr. no diálogo Opções de ordem automática para que Ferr. Predomina funcione corretamente.
    • Setup Predomina — Caso deseje que a ordem de operações complete cada Setup antes de seguir para outro, selecione essa opção. Os atributos de ordem de fresamento determinam a ordem em que operações são executadas dentro de um Setup.

      Selecione Gerar Programa Único caso deseje criar um único programa 5-eixos indexado. Quando essa opção está selecionada, você somente precisa especificar as informações de simulação para o primeiro setup, e essa informação é utilizada para todos os setups.

  7. Clique OK para fechar o diálogo Propriedades do Bloco.
  8. Crie percursos. Habilite Minimizar trocas de ferramenta caso deseje percursos em que a ferramenta predomina.

    A simulação funciona para linha de centro e 3D. Em simulação de linha de centro, um arco é exibido para uma reorientação 5-eixos. Em simulação 3D, a posição e orientação da peça permanecem fixas e a ferramenta se move. A ferramenta não é movida suavemente entre setups, simplesmente reaparece no novo setup.

  9. Selecione um pós-processador que suporte offsets de fixação e crie código numérico.
  10. O código numérico é criado com relação ao sistema de coordenadas de cada Setup. Caso deseje visualizar o código numérico para cada Setup especificado em coordenadas de máquina (Y acima e X para a direita), então cada Setup deve ser posicionado de forma que o sistema de coordenadas do Setup esteja alinhado com as coordenadas da máquina quando essa face apontar na direção da ferramenta. O operador precisa encontrar o ponto de primeiro contato (touch-off) em cada Setup individualmente.