Para analisar uma superfície

  1. Clique na guia Inspecionar painel Análise Superfície .
  2. (Opcional) Em Definição, insira um nome personalizado para a análise.
  3. No menu suspenso, selecione o tipo de cálculo de curvatura que deseja executar:
    • Gaussiano. Exibe um gradiente que representa o produto da curvatura; curvatura na direção u da superfície multiplicada pela curvatura na direção v da superfície. A análise gaussiano é útil para a inspeção de formas como uma espiral, um toroide ou uma varredura ao longo do caminho de uma spline.
    • Curvatura média. Exibe um gradiente que representa a curvatura média dos valores de curvatura de superfície u e v. A análise de curvatura média é útil para a inspeção de formas como um cone ou muitas das superfícies que podem ser geradas com a operação de transição.
    • Curvatura máxima. Exibe um gradiente que representa o maior dos valores de curvatura de superfície u ou v. A análise de curvatura máxima é útil para a localização de áreas de curvatura alta ou baixa em uma peça ou uma superfície.
  4. Defina o intervalo de relação de curvatura a ser analisado:
    • Relação de curvatura mínima. Define o valor que mapeia o início (extremidade azul) do gradiente de cor. Clique na seta para selecionar uma opção na lista.
    • Relação de curvatura máxima. Define o valor que mapeia o final (extremidade verde) do gradiente de cor. Clique na seta para selecionar uma opção na lista.
    • Intervalo automático. Define a relação de curvatura máxima e mínima de modo que a exibição da análise use toda a faixa de cores. Isso significa que a relação mínima é definida como o menor valor localizado nas faces selecionadas e a relação máxima é definida como o maior valor localizado nas faces selecionadas.
  5. (Opcional) Selecione Gradiente para exibir os resultados da análise como um gradiente (), e não como faixas de cores individuais ().
  6. Especifique a qualidade de exibição.

    A qualidade de exibição determina a resolução ou a qualidade do gradiente ou das faixas de cores. O valor padrão de 0% produz os resultados com resolução mais baixa. Configurações mais baixas geram um número menor de facetas e um aspecto mais irregular. Configurações mais altas geram um número maior de facetas e transições mais suaves, mas podem aumentar o tempo necessário para a exibição da análise

    Nota: A alteração da qualidade de exibição afeta todas as análises salvas de Zebra, Inclinação e Superfície.
  7. Em Seleção, especifique a geometria que deseja analisar e, se necessário, selecione a geometria na janela de desenho:
    • Tudo. No ambiente de peças, seleciona toda geometria da peça, incluindo toda a peça e todas as operações de superfície (superfícies compostas). No ambiente de construção, seleciona todos os corpos sólidos e corpos de superfície.
    • Faces. Permite selecionar faces em um corpo sólido ou de superfície.
    • Superfícies compostas. Permite selecionar faces e operações de superfície.
    • Grupos. (Somente no ambiente de construção.) Seleciona faces nos grupos de construção especificados.
  8. Clique em Ok para executar a análise. Ou clique em Aplicar para analisar e manter a caixa de diálogo aberta e continue alterando configurações e executando análises conforme necessário.