Sobre análise de peças

Os comandos de análise permitem inspecionar uma peça para validar a qualidade da geometria antes da fabricação.

É possível executar diversos tipos de análise em um modelo, além de selecionar faces, superfícies compostas ou todo o corpo sólido para analisar. O Autodesk Inventor salva os resultados na pasta Análise do navegador na ordem em que elas são criadas (a análise mais recente é exibida na parte inferior da lista na pasta). Apenas uma análise é exibida por vez na janela de desenho; quando há várias análises, é possível selecioná-las e controlar sua visibilidade utilizando o navegador.

Análises podem ser geradas no ambiente de peças, bem como no ambiente de construção. No entanto, as análises criadas no ambiente de construção são temporárias, não podem ser salvas e não são exibidas no navegador. Elas são apagadas quando você fecha a caixa de diálogo Análise. Há três outras diferenças importantes para as análises executadas no ambiente de construção:
Dica: Para analisar uma peça em um arquivo de montagem, clique duas vezes na peça na montagem para acessar o ambiente de peças.

Sobre a análise zebra

A análise zebra, também chamada de análise de suavidade, examina a continuidade da superfície projetando linhas paralelas no modelo. Os resultados mostram como a luz é refletida na superfície para que seja possível identificar as áreas onde a qualidade da superfície deve melhorar.

A curvatura é uma indicação matemática da suavidade entre duas curvas ou superfícies. A taxa de alteração da direção é denominada curvatura. A suavidade de uma curva é normalmente especificada pela a letra G seguida de um número.

Uma continuidade G0 (ponto) significa que as extremidades se tocam. A transição entre as duas arestas ou as duas superfícies é perceptível. Pode ser uma transição brusca ou gradual. A seguinte imagem exibe uma análise zebra de uma interseção G0 entre duas faces. As faces se encontram, mas as listras não estão alinhadas.
Uma continuidade G1 (tangente) é uma transição suave entre as curvas. As duas curvas ou superfícies parecem estar viajando na mesma direção na união, mas a alteração da taxa de curvatura (velocidade) é perceptível. A seguinte imagem exibe uma análise zebra de uma interseção G1 entre duas faces. Existe um arredondamento tangente entre as duas faces. As arestas das listras estão alinhadas, mas contêm um ângulo agudo.
A continuidade G2 (curvatura) é uma transição muito suave entre as curvas. As duas curvas coincidem nas extremidades, são tangentes e têm a mesma "velocidade" (curvatura) na junta. A seguinte imagem exibe uma análise zebra de uma interseção G2 entre duas faces. Existe um arredondamento suave (G2) entre as duas faces. As arestas das listras estão alinhadas e têm uma transição suave entre as faces.

Sobre análise de ângulo do modelo

A análise de ângulo do modelo avalia se um modelo tem a inclinação adequada entre uma peça e o molde (com base na direção de extração) e se pode ser fabricado por moldagem. Um espectro exibe as alterações no ângulo de inclinação dentro de uma faixa especificada, que correlaciona as faces com inclinação insuficiente. Direções de extração alternativas podem revelar resultados diferentes.

Sobre a análise de seções transversais

A análise de seções transversais fornece informações básicas (simples) ou detalhadas (avançadas) sobre uma ou mais seções do interior das peças sólidas. Também analisa se a peça se ajusta à espessura de parede mínima e máxima.

O tipo de análise Simples gera uma vista de seção da peça em um único plano de seção. O tipo Avançado fornece uma tabela com informações mais detalhadas sobre várias áreas transversais do modelo juntamente com um gráfico de seção transversal correspondente.

Sobre a análise da curvatura

A análise de curvatura mostra a curvatura e a suavidade geral das faces, superfícies, curvas de esboço e arestas do modelo. A análise exibe o traçado radial que indica a curvatura com uma série de espinhos conectados apontados para fora da curva. O comprimento relativo da curva é equivale à curvatura da curva no ponto em que é originado o espinho. Espinhos mais longos indicam zonas de maior curvatura, e espinhos curtos indicam menor curvatura.

Sobre a análise de superfície

A análise de superfície mostra a curvatura da superfície usando um gradiente de cor. A exibição gradiente fornece uma indicação visual da curvatura da superfície baseada em um dos três tipos de análises de superfície disponíveis: Gaussiano, Média ou Máxima.