Uma análise que olha para fora de um ponto em todas as direções é chamada de um traço de inundação da rede.
Para executar um traço da inundação
- Verifique se você dispõe de uma topologia de rede disponível e ela está carregada.
- No Navegador de mapas, em Desenho atual, clique com o botão direito do mouse em uma topologia de rede

.
- Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Selecionar o método, clique em Traço da inundação. Clique em Avançar.
- Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Selecionar localizações, clique em Ponto inicial. Clique em Selecionar ponto
para selecionar o ponto inicial no mapa. Pressione Enter para voltar para a caixa de diálogo.
- Revise o ponto inicial que você especificou. As coordenadas do ponto são exibidas na lista.
- Para verificar a localização de um ponto no mapa, realce as coordenadas na lista. Clique em Visualizar.
- Para excluir o ponto, para que você possa definir um novo, realce as coordenadas na lista. Clique em Excluir.
- Clique em Avançar.
- Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Resistência e direção, selecione os limites para incluir no traço. Para a resistência e a direção, é possível inserir uma constante ou uma expressão que faz referência à um campo de dados de objeto ou à coluna do banco de dados externos vinculado. A expressão será avaliada para cada vínculo. Clique em
(Avaliador da expressão) para selecionar dados em uma lista. - Direção do vínculo — especifique uma direção para o traço. Se você deixar a caixa em branco, bidirecional (0) é utilizado.
- Reverter: selecione esta opção para usar o reverso da direção indicada na caixa Direção do vínculo.
- Resistência direta de vínculo: especifique a resistência para o percurso na direção em que um vínculo foi criado. Se você deixar a caixa em branco, o comprimento da linha (.LENGTH) é usado.
- Resistência reversa do vínculo: especifique a resistência na direção oposta ao longo de um vínculo. Se você deixar a caixa em branco, o comprimento da linha (.LENGTH) é usado.
- Resistência do nó: especifique a resistência para cruzar o nó, por exemplo, a resistência para uma válvula em uma rede de tubulação ou uma junção em uma rede de estradas. Se você deixar a caixa em branco, zero (0) é utilizado.
- Especifique uma resistência máxima para o traço. A análise determina o número de nós e vínculos que podem ser deslocados antes que a resistência acumulada exceda a resistência máxima especificada.
Por exemplo, para traçar para um comprimento máximo de 5000, defina a Resistência direta do vínculo para .LENGHT e defina a Resistência máxima como 5000. Para traçar para o primeiro nó em cada vínculo, defina a Resistência direta do vínculo como 0, defina Resistência do nó como 50 e defina uma Resistência máxima de 45.
- Clique em Avançar.
- Na caixa de diálogo Análise da topologia da rede - Saída, indique se você deseja ou não visualizar os resultados do traço na tela e se deseja salvar os resultados do traço como uma nova topologia.
- Para visualizar seu traço de inundação na tela, selecione Realçar. Selecione a cor de realce.
- Para salvar o traço do caminho da inundação como uma nova topologia, selecione Criar a topologia. Insira um nome e uma descrição para a nova topologia. A nova topologia será criada nos objetos existentes.
- Clique em Concluir para executar o traço da inundação.