Pressão do solo – Parâmetros

Use essa caixa de diálogo para especificar os parâmetros para uma carga do solo.

Acesso
  • Clique em Cargas Cargas especiais Pressão do solo.

Guia Solos

É possível definir os seguintes parâmetros na guia Solos:

Dados geométricos relativos a um elemento de retenção e solo
Nível do solo
Identifica a coordenada Z da posição do nível do solo em um modelo de estrutura. Não é possível alterar esse valor, porque ele corresponde ao nível da primeira camada de solo definida na tabela.
Inclinação do solo
Ângulo de inclinação do solo para uma direção horizontal.
Inclinação da parede
Ângulo do desvio do elemento de retenção em relação à vertical b.
Nota: Um valor do ângulo b para o coeficiente Kp será precedido por um sinal (+) e para o coeficiente Ka será precedido por um sinal (-) se o elemento estiver sendo inclinado em direção ao solo.
Distância até outro objeto
Essa distância deve ser especificada se houver uma redução de pressão causada por outros objetos próximos que devem ser considerados.
Nível de água subterrânea
Esse valor é especificado em coordenadas globais (com relação ao nível do solo). O valor deverá ser definido se for considerada uma redução da pressão causada pela presença de água subterrânea. A posição do nível de água subterrânea é exibida na seção transversal do solo.
Lembre-se: A presença de água subterrânea afeta um valor de pressão devido à redução da compactação do solo e da pressão da água.
Escala de dados
Dados que especificam o trabalho do solo que resulta do deslocamento de um elemento de retenção. O deslocamento é definido usando o elemento de rotação r, que é considerado como aproximadamente igual a: f/H (deslocamento superior da parede/altura do elemento). O modo de trabalho do solo pode ser determinado como:
  • Pressão ativa Ka -> ρa ≤ ρ < 0
  • Pressão estática Ko -> ρ = 0
  • Pressão passiva Kp -> 0 < ρ ≤ ρp
  • Valor limite ou valor intermediário.
Tabela
Uma tabela para definir camadas de solo.
Selecione um tipo de solo na coluna Nome e, em seguida, especifique um nível de camada de solo nas colunas Nível ou Espessura.
A tabela permite acessar o banco de dados de solo, que é o banco de dados padrão especificado na caixa de diálogo Preferências do trabalho (é possível editar a lista de bancos de dados clicando em Ferramentas > Preferências do trabalho, na guia Bancos de dados > Banco de dados de solo).
Diagrama das camadas de solo e escala de profundidade.
Insira um nome na caixa Perfil e, em seguida, clique em Salvar para salvar o perfil atual como um arquivo XML.
Clique em Abrir para selecionar um arquivo XML.
Editar banco de dados de solo
Clique nesse botão para abrir o banco de dados de solo.

Guia Cargas

É possível definir as cargas externas aplicadas ao solo na guia Cargas. As cargas são definidas na tabela na parte inferior da caixa de diálogo. A cada carga é atribuído um nome e uma lista de parâmetros, dependendo do tipo de carga. É possível definir os seguintes tipos de carga:

Também é possível selecionar um tipo de distribuição de pressão associado às seguintes normas:

Guia Resultados

Essa guia exibe:

Clique em Nota de cálculo para abrir um editor de texto com um conjunto de dados e diagramas de pressão. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo e iniciar a preparação para gerar cargas.