Use essa caixa de diálogo para especificar os parâmetros para uma carga do solo.
- Acesso
-
- Clique em Cargas
Cargas especiais 
Pressão do solo.
Guia Solos
É possível definir os seguintes parâmetros na guia Solos:
- Dados geométricos relativos a um elemento de retenção e solo
-
- Nível do solo
- Identifica a coordenada Z da posição do nível do solo em um modelo de estrutura. Não é possível alterar esse valor, porque ele corresponde ao nível da primeira camada de solo definida na tabela.
- Inclinação do solo
- Ângulo de inclinação do solo para uma direção horizontal.
- Inclinação da parede
- Ângulo do desvio do elemento de retenção em relação à vertical b.
Nota: Um valor do ângulo b para o coeficiente Kp será precedido por um sinal (+) e para o coeficiente Ka será precedido por um sinal (-) se o elemento estiver sendo inclinado em direção ao solo.
- Distância até outro objeto
- Essa distância deve ser especificada se houver uma redução de pressão causada por outros objetos próximos que devem ser considerados.
- Nível de água subterrânea
- Esse valor é especificado em coordenadas globais (com relação ao nível do solo). O valor deverá ser definido se for considerada uma redução da pressão causada pela presença de água subterrânea. A posição do nível de água subterrânea é exibida na seção transversal do solo.
Lembre-se: A presença de água subterrânea afeta um valor de pressão devido à redução da compactação do solo e da pressão da água.
-
Escala de dados
- Dados que especificam o trabalho do solo que resulta do deslocamento de um elemento de retenção. O deslocamento é definido usando o elemento de rotação r, que é considerado como aproximadamente igual a: f/H (deslocamento superior da parede/altura do elemento). O modo de trabalho do solo pode ser determinado como:
- Pressão ativa Ka -> ρa ≤ ρ < 0
- Pressão estática Ko -> ρ = 0
- Pressão passiva Kp -> 0 < ρ ≤ ρp
- Valor limite ou valor intermediário.
-
Tabela
- Uma tabela para definir camadas de solo.
- Selecione um tipo de solo na coluna Nome e, em seguida, especifique um nível de camada de solo nas colunas Nível ou Espessura.
- A tabela permite acessar o banco de dados de solo, que é o banco de dados padrão especificado na caixa de diálogo Preferências do trabalho (é possível editar a lista de bancos de dados clicando em Ferramentas > Preferências do trabalho, na guia Bancos de dados > Banco de dados de solo).
- Diagrama das camadas de solo e escala de profundidade.
- Insira um nome na caixa Perfil e, em seguida, clique em Salvar para salvar o perfil atual como um arquivo XML.
- Clique em Abrir para selecionar um arquivo XML.
- Editar banco de dados de solo
- Clique nesse botão para abrir o banco de dados de solo.
Guia Cargas
É possível definir as cargas externas aplicadas ao solo na guia Cargas. As cargas são definidas na tabela na parte inferior da caixa de diálogo. A cada carga é atribuído um nome e uma lista de parâmetros, dependendo do tipo de carga. É possível definir os seguintes tipos de carga:
- Carga linear – A carga é descrita pelos seguintes dados: nome, distância x [comprimento] e intensidade da carga Q [força/comprimento].
- Carga distribuída – A carga é descrita pelos seguintes dados: nome, distância x1 [comprimento], distância x2 [comprimento] e intensidade da carga P [força/comprimento^2].
- Carga uniforme – A carga é descrita pelos seguintes dados: nome, distância x [comprimento] e intensidade da carga P [força/comprimento^2].
Também é possível selecionar um tipo de distribuição de pressão associado às seguintes normas:
- Normas polonesas: PN-83/B-03010 e PN-85/S-10030
- Requisitos franceses: SETRA
- Norma russa RD 31.31.27-81.
Guia Resultados
Essa guia exibe:
- O lado direito da caixa de diálogo apresenta uma lista de cargas definidas. A lista exibe uma carga de pressão do solo e casos definidos pelo usuário resultantes de cargas aplicadas ao aterro. Nessa lista, você seleciona os casos que deseja transferir como uma carga para o modelo de estrutura.
- O lado esquerdo da caixa de diálogo exibe uma seção transversal do solo com um diagrama de carga. O diagrama mostra o caso selecionado na lista. Movendo o cursor sobre o diagrama, é possível ler pontos individuais no diagrama.
- As mensagens sobre dados incorretos são exibidas abaixo da lista.
Clique em Nota de cálculo para abrir um editor de texto com um conjunto de dados e diagramas de pressão. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo e iniciar a preparação para gerar cargas.