O que é um Ambiente de site múltiplo

O ambiente multilocal permite aos usuários desenhar produtos em múltiplas localizações como se todos os usuários estivessem em uma localização. Há dois métodos diferentes para incluir essa funcionalidade.

O primeiro método é centralizar o banco de dados para todos os sites. O banco de dados do Vault pode ficar em servidores independentes, conforme ilustrado aqui.

O segundo método é definir um local principal principal com o banco de dados e o armazenamento de arquivos localizados no mesmo servidor. O local principal possui a maioria dos usuários e é onde a maioria do trabalho de design é feita.

Nesses ambientes, os usuários abrem arquivos de dados, como desenhos do AutoCAD, montagens do Inventor ou documentos do Microsoft Office em seus armazenamentos de arquivos local. Todos os metadados são lidos e gravados para o banco de dados central para que os usuários podem abrir arquivos grandes muito mais rápido do que se copiassem através da rede de área ampla (WAN)

Nota: Configurar uma local e, a seguir, acessar o site principal remotamente fornece desempenho satisfatório para outros usuários. É recomendado configurar o local principal e, a seguir, expandir para vários locais.

Um ambiente de múltiplos sites é correto para você?

A configuração de um ambiente multissite é mais complexa que a de um ambiente de servidor único. Considere vários fatores ao decidir se deseja definir um ambiente multilocal:

Ativar ou desativar um Vault em um ambiente multissite

Nota: Essa operação está disponível no Autodesk Vault Professional.

Ativar um Vault

Para tornar um Vault acessível para outros sites, ele precisa ser ativado. Quando um Vault está ativado, ele fica disponível para todos os sites em um ambiente de multissite. Somente os Vaults no site a partir do qual o console do servidor está em execução podem ser selecionados.

  1. No painel de navegação, expanda o nó Grupos de trabalho.
  2. Selecione o site com o qual deseja trabalhar.
  3. Selecione um Vault localizado no site atual da lista.
  4. Clique com o botão direito do mouse no nome do Vault e selecione Vault ativado.
  5. Se o caminho do armazenamento de arquivos para o Vault selecionado não for definido ou não for válido, você será solicitado a especificar o caminho do armazenamento de arquivos para o Vault selecionado. Especifique a localização do armazenamento de arquivos e, a seguir, clique em OK.
  6. Você será solicitado a selecionar se os dados do Vault serão sincronizados agora ou na próxima replicação programada. Por padrão, a replicação está definida para ocorrer todos os dias da semana, às 00:00h (meia-noite).

Desativar um Vault

Para restringir um outro site de acessar o Vault, este deve ser desativado. Quando um Vault é desativado, ele não fica mais disponível para qualquer site em um ambiente de multissite. Um Vault desativado fica disponível somente para o site onde o Vault está localizado. Somente Vaults no site a partir do qual o console do servidor está em execução podem ser desativados.

  1. No painel de navegação, selecione Sites.
  2. Selecione a linha que contém o site atual e o Vault para ativar neste site.
  3. Clique com o botão direito do mouse no nome do Vault e, a seguir, desative a opção Vault ativado.

Visualizar detalhes do site

  1. No menu Iniciar do Windows, selecione Programas ► Autodesk ► Autodesk Data Management ► Autodesk data management server console.
  2. Efetue login no console do Autodesk Data Management Server
  3. No painel de navegação, selecione os grupos de trabalho.
  4. Selecione o local que deseja gerenciar.
    Cada local é exibido junto com um resumo de estatísticas do local, incluindo:
    • Nome do servidor
    • Descrição
    • Localização do armazenamento de arquivos
    • Nome do Vault
    • Estado do Vault
    • Tipo de replicação
    • Última replicação
    • P róxima replicação
    • Status do local