Os filtros são operações simples executáveis em diferentes partes bípedes do corpo. Eles são semelhantes aos fixadores, mas operam durante um intervalo de tempo e não nos resultados da última análise. Portanto, é possível utilizar um filtro sem analisar.
Determinados filtros compartilham tipos de parâmetros e funcionalidades como fixadores, embora os valores não sejam compartilhados e são distintos para cada filtro. Use um filtro sempre que for executar uma operação geral no movimento de partes corporais como suavizar ou intensificar certos ruídos."
Procedimentos
Para filtrar uma trilha:
- Selecione as partes a filtrar: apenas uma determinada curva ou toda uma seleção.
- Selecione o intervalo de tempo a filtrar: toda a animação bípede, o segmento de tempo ativo ou um intervalo personalizado.
- Selecione o filtro a aplicar. Ajuste os parâmetros individuais conforme necessário.
- Clique em Filtro na parte inferior do painel.
- Observe o efeito sobre o gráfico na vista de curva.
-
Reproduza a animação e observe a diferença, se houver. Clique em
Desfazer se os resultados forem inesperados ou incorretos.
Interface

- Partes a filtrar
- Define se o filtro deve atuar na visualização do objeto ou em toda a seleção de objetos.
- Exibir parte curva Define o filtro para agir nas curvas do objeto exibido.
- Partes selecionadas Define o filtro para atuar na seleção ativa. Especialmente útil ao trabalhar em todo o bípede.
- Tempo de filtro
- Define o intervalo a ser filtrado para toda a animação bípede, o segmento de tempo ativo ou um intervalo personalizado de quadros.
- Toda a animação Especifica o tempo de filtro para a animação bípede completa (desconsiderando o segmento de tempo ativo).
- Segmento de tempo ativo Define o tempo de filtro para ser o segmento de tempo ativo da cena. O segmento de tempo ativo é definido na caixa de diálogo de configuração do tempo do 3ds Max.
- De/Para: Define o tempo de filtro para um intervalo de quadros personalizado.
grupo filtros
- [lista de filtros]
- Selecione o filtro a ser usado na lista suspensa.
Os tipos de filtro disponíveis incluem suavização, desfoque, nitidez, redução chave e subanimações.
- Rot filtra o trabalho em espaço de rotação quatérnio e modifica os quatérnios das trilhas de animação especificadas.
- Pos filtra o trabalho no sistema de coordenadas posicional especificado e modifica as posições das trilhas de animação.
- Desfoque utiliza filtros de Gauss básicos para obter uma média ponderada na largura. Filtros de desfoque são bons para suavizar ruído, mas também podem supersuavizar áreas que não têm ruído.
Consulte Parâmetros de desfoque, suavização e nitidez, abaixo.
- Suavização, por outro lado, são filtros muito melhores do que os filtros de desfoque para manter o formato geral da trilha ou curva. Estes filtros afetam somente áreas com grandes alterações. A desvantagem da suavização é o fato de não mudar a curva de forma tão pronunciada quanto os filtros de desfoque, sendo necessário aplicar o filtro de suavização várias vezes em uma determinada área com muito ruído.
- Suavização rot avanc tem uma ação ainda melhor que o filtro de suavização normal quando se trata de modificar somente alterações grandes, e não as pequenas.
Consulte Parâmetros de desfoque, suavização e nitidez.
(Não há fixador ou filtro de "posição avançada" comparável.)
- Nitidez são filtros que agem de forma contrária ao desfoque. Eles aumentam as alterações na trilha, em vez de diminuí-las. Os filtros de nitidez são úteis quando se deseja fazer uma trilha com uma maior deformação ou um pouco mais instável.
Consulte Parâmetros de desfoque, suavização e nitidez.
- Subanimações é um filtro que administra a subanimação de objetos bípedes. Clicar em um botão que corresponde a uma transformação (posição, rotação e escala) exibe uma caixa de diálogo que permite atribuir um controlador a essa transformação. A atribuição de um controlador dessa forma visa apenas partes bípedes selecionadas. Isto é muito útil para adicionar controladores a várias partes bípedes de uma só vez. Também inclui a capacidade de ativar ou desativar seletivamente os três controladores de lista, evitando a criação de subanimações onde elas já existem.
Consulte Parâmetros de subanimação.
- Redutor de chave é quem cria trilhas com menos chaves mediante a remoção de determinadas chaves, o que ele faz com base em parâmetros de tolerância e espaçamento de chave. Isso acontece de forma similar ao funcionamento da redução de chave durante a importação da captura de movimento.
Consulte Parâmetros do redutor de chave.
- Instabilidade do joelho corrige movimentos de instabilidade ou balanceamento do joelho quando o pé é plantado. Se for determinado que o joelho deve balançar pelo filtro, o objeto do centro de massa é ajustado para eliminar a instabilidade.
- Extensão de joelho corrige a extensão excessiva do joelho quando o pé é plantado. Se o filtro identificar a extensão do joelho, o objeto do centro de massa é ajustado para eliminar a extensão.
- Parâmetros de desfoque, suavização e nitidez
-
Largura é o tamanho do núcleo do filtro em quadros. Ela informa quanto da animação é realmente levada a cabo ao filtrar um quadro-chave especificado.
Amortecimento é um valor que altera a eficácia do filtro. Quanto maior o valor, tanto mais expressiva é a modificação. Um valor de amortecimento de 1.0 é o comportamento normal do filtro.
- Parâmetros de subanimação
-
Ativar ativa e desativa a rotação, posição e escala de subanimações para a parte bípede selecionada.
Retrair adiciona a animação da subanimação da parte bípede selecionada ao controlador de transformação da parte.
Nota: Ao escolher o filtro de subanimações, desaparece o botão Filtro na parte inferior do painel Isso ocorre porque as operações deste filtro são imediatas.
- Não excluir mantém a subanimação na lista quando ocorre a contração na direção do bípede.
- Por quadro define chaves em cada quadro do controlador contraído.
As ferramentas de subanimações também podem ser acessadas no painel de movimento. É possível atribuir os controladores a uma subanimação bípede e, em seguida, contraí-la, clicando com o botão direito do mouse e selecionando Propriedades. A diferença entre usar esse recurso no painel de movimento e no Workbench é o fato de poder aplicar subanimações a vários objetos bípedes em uma etapa com o filtro do workbench.
- Parâmetros do redutor de chave
-
Criar chave por quadro é um filtro que, quando está ativado, cria uma chave por quadro para cada trilha selecionada. Padrão=desativado.
Tolerância define o desvio angular ou posicional máximo para uma trilha (diferente de uma trilha COM). Padrão=3,0.
Os valores são em unidades de conversão para trilhas de posição e em graus para trilhas de rotação.
Espaçamento de chave define o número mínimo de quadros entre chaves (diferente de chaves COM).
A tolerância é calculada primeiro e, em seguida, o espaçamento mínimo de chave calcula a redução de chave adicional.
Parâmetros COM são configurações de tolerância e de espaçamento de chave que afetam a redução de chave somente em trilhas (horizontais, verticais ou rotacionais) especificadas de centro-de-massa (COM).
- Filtro
- Clique para aplicar o filtro ativo à trilha selecionada.