Você se percebe repetindo a mesma sequência de comandos ao trabalhar em um desenho? Talvez, você:
Insira um bloco de margens e carimbo e defina algumas camadas como parte de um processo inicial de configuração de desenho.
Execute as mesmas etapas para limpar desenhos de cliente.
Precise atualizar as normas de CAD definidas em desenhos antigos.
Em vez de executar uma série de comandos da interface de usuário do AutoCAD, você pode usar arquivos de script para executar sequências de comandos que dependem da mesma entrada. Um script é definido como um arquivo de texto simples com a extensão SCR.
Nota: O vídeo não contém áudio nem legendas.
Nota: As etapas, as imagens e os vídeos podem diferir ligeiramente de sua versão do produto.
Aproveitar seu conhecimento de comandos e variáveis de sistema
Os scripts permitem automatizar tarefas repetitivas, aproveitando seu conhecimento sobre comandos e variáveis de sistema. Em vez de iniciar um comando na interface de usuário do AutoCAD e, em seguida, fornecer um valor ou inserir uma opção no prompt de comando, você digita e armazena a sequência de comandos em um arquivo de texto simples usando um aplicativo como o Bloco de notas.
Aqui está um exemplo de uma sequência de comandos para inserir um bloco denominado tblk, como você pode inserir no prompt do comando:
Command: -INSERT
Enter block name or [?] <tblk>: tblk
Units: Inches Conversion: 1.0000
Specify insertion point or [Basepoint/Scale/X/Y/Z/Rotate/Explode/REpeat]: 0,0
Enter X scale factor, specify opposite corner, or [Corner/XYZ] <1>: 48
Enter Y scale factor <use X scale factor>: 48
Specify rotation angle <0>: 0
O exemplo a seguir mostra como a sequência de comando anterior pode aparecer em um arquivo de script:
-INSERT
tblk
0,0
48
48
0
Também é possível colocar a maioria das sequências de comandos na mesma linha em um arquivo de script:
-INSERT tblk 0,0 48 48 0
Criar um arquivo de script
Antes de criar um arquivo de script, você deve saber que:
Um espaço em um arquivo de script é normalmente o mesmo que pressionar Enter, da mesma forma que pressionar a barra de espaço ao inserir opções e valores no prompt de comando.
Nota: Se um comando permitir uma sequência de caracteres com espaços, como uma camada ou nome de estilo, um espaço será interpretado como um caractere na sequência de caracteres e não como a tecla Enter. Quando uma sequência contém um espaço, coloque-a entre aspas duplas. Por exemplo, ao fornecer um nome para uma nova camada (“Bloco de margens e carimbo”) com o comando -CAMADA.
Um final de um marcador de linha em um arquivo de script é equivalente a pressionar Enter.
Um arquivo de script deve sempre terminar com uma linha em branco para assegurar que a última linha seja avaliada.
Evite comandos que exibam caixas de diálogo; use a linha de comando alternativa equivalente a um comando que inicia com um hífen. Por exemplo, use -CAMADA ou -INSERIR em vez de CAMADA e INSERIR.
Dica: Antes de criar um arquivo de script, é melhor inserir os comandos, opções e valores no prompt de comando do AutoCAD para garantir que a sequência correta seja executada. Isso também permite copiar o histórico de comandos da janela de comandos e, em seguida, colá-lo no Bloco de notas.
Após colar, é possível remover os prompts e mensagens deixando você apenas com os comandos e as informações necessárias.
As etapas a seguir criam um arquivo de script que:
Cria uma camada denominada title_block
Desenha um retângulo de 828 x 552 unidades de tamanho
Define os snaps ao objeto em execução como Ponto final, Ponto central e Intersecção
Ativa o modo orto e desativa o modo de grade
No AutoCAD, no prompt de comando, digite notepad e pressione Enter duas vezes.
O Bloco de notas será aberto com um documento vazio.
No Bloco de notas, digite o texto a seguir e pressione Enter após cada linha e certifique-se de que haja uma única linha em branco após a última linha.
Nota: A linha em branco após o comando -CAMADA é esperada aqui, pois é necessário pressionar Enter duas vezes para sair completamente do comando.
-LAYER m title_block c 6 title_block
RECTANG 0,0 828,552
OSMODE 35
ORTHOMODE 1
GRIDMODE 0
ZOOM E
Nota: Na prática, em vez de desenhar um retângulo, você deve inserir um bloco de margens e carimbo com o comando -INSERIR, como mostrado na seção anterior.
Na barra de menu, clique em Arquivo > Salvar como.
Na caixa de diálogo Salvar como, navegue até a pasta Documentos.
Na caixa de texto Nome do arquivo, selecione o texto padrão e digite drawing_setup.scr.
Clique na lista suspensa Salvar como tipo e selecione Todos os arquivos (*.*).
Clique em Salvar.
Dica: Um script pode conter comentários. Um comentário em um script começa com um caractere de ponto e vírgula, e tudo à direita do ponto e vírgula é ignorado pelo AutoCAD.
; Creates a new layer
-LAYER m title_block c 6 title_block
; Draws a rectangle
RECTANG 0,0 828,552
…
Gerenciar arquivos de script
Os arquivos de script podem ser executados em qualquer pasta, mas é recomendável armazenar os arquivos de script em uma pasta compartilhada que seja identificada como parte do caminho de pesquisa do arquivo de suporte do AutoCAD. Isso garante que os arquivos de script sejam armazenados com outros arquivos personalizados que você possa ter e facilita sua execução.
Nota: É possível gerenciar as pastas da configuração do Caminho de pesquisa do arquivo de suporte do AutoCAD na guia Arquivos da caixa de diálogo Opções (comando OPCOES). Para obter informações sobre como adicionar pastas à configuração Caminho de pesquisa do arquivo de suporte do AutoCAD, consulte Para modificar caminhos de pesquisa do arquivo de suporte.
Executar um arquivo de script em um desenho
Após um arquivo de script ter sido criado, ele pode ser executado no AutoCAD usando o comando SCRIPT.
As etapas a seguir explicam como executar o arquivo drawing_setup.scr criado anteriormente na seção Criar um arquivo de script:
Crie um novo desenho.
Na faixa de opções, clique na guia Gerenciar > painel Aplicativos > Executar script. Pesquisa
Na caixa de diálogo Selecionar arquivo de script, pesquise e selecione o arquivo drawing_setup.scr.
Clique em Abrir.
Você deve observar que as extensões do desenho agora mostram um retângulo de 828 x552 unidades de tamanho na camada title_block. Além disso, se você olhar para a barra de status, observe que os três snaps ao objeto em execução estão ativados junto com o modo orto ativado e o modo de grade está sendo desativado.
Além do comando SCRIPT, também é possível executar um arquivo de script ao:
Arrastar e soltar em uma janela de desenho (somente Windows)
Usar a chave de linha de comando /b (Windows) ou -b (Mac OS) com um atalho/alias na área de trabalho
É possível definir uma macro com o comando SCRIPT para executar um script específico em um botão da faixa de opções. Em seguida, veja a aparência de uma macro que inicia o comando SCRIPT e executa um arquivo de script denominado drawing_setup.scr:
Haverá momentos em que você pode desejar executar um arquivo de script em vários arquivos de desenho, como quando precisar alterar as normas de CAD ou executar operações de limpeza de desenhos. Embora você possa abrir cada desenho e, em seguida, executar o arquivo de script desejado, será mais eficiente usar o utilitário AutoCAD ScriptPro. O ScriptPro é um utilitário, disponível somente no Windows, que permite executar um arquivo de script nos arquivos de desenho selecionados.
Nota: O ScriptPro não está disponível para uso com o AutoCAD LT.
Nota: Você precisará de direitos de administrador para instalar o ScriptPro.
As etapas a seguir explicam como usar o ScriptPro após seu download e instalação:
No Windows, clique no menu Iniciar > Autodesk > ScriptPro.exe.
O ScriptPro agora deve ser exibido.
No ScriptPro, no painel Lista, clique em Assistente.
No assistente do ScriptPro, na Etapa 1, clique em Procurar e especifique o arquivo de script que deseja executar nos desenhos selecionados.
Na Etapa 2, clique em Adicionar. Navegue até o desenho ou desenhos que deseja adicionar e, em seguida, clique em Abrir.
Nota: Se todos os desenhos que você deseja selecionar estiverem em uma pasta, clique em Adicionar da pasta e selecione a pasta que contém os arquivos de desenho nos quais deseja executar o arquivo de script.
Na Etapa 3, selecione a versão instalada do AutoCAD.
Dica:acoreconsole.exe na lista de versões do aplicativo permite executar o ScriptPro com uma instância do AutoCAD em segundo plano. Isso pode reduzir o tempo necessário para processar todos os desenhos selecionados.
Clique em Concluir.
Opcionalmente, clique em Salvar como e especifique uma localização e nome para o arquivo da lista de desenhos.
O arquivo da lista de desenhos permitirá que você carregue os arquivos de desenho selecionados de volta para o ScriptPro se precisar executar novamente o arquivo de script.
Em Executar, clique em Verificado.
O ScriptPro começa a processar cada desenho que é verificado e atualiza a coluna Status conforme o progresso é feito.
Quando o ScriptPro terminar, ele solicitará que você revise o arquivo de registro gerado. Clique em Sim ou Não para visualizar o arquivo.
Nota: Se um ou mais desenhos falharem, consulte a seção Dicas para usar o ScriptPro para ver algumas ideias sobre como solucionar o problema.
Dicas para usar o ScriptPro
Nota: O ScriptPro não está disponível para uso com o AutoCAD LT.
Enquanto o ScriptPro somente permite selecionar um único arquivo de script, começando com o AutoCAD 2016, é possível chamar um arquivo de script de outro script usando o comando EXECUTARSCRIPT. Isso torna possível executar vários scripts em desenhos selecionados com o ScriptPro sem executar o utilitário várias vezes.
Se o ScriptPro falhar em um desenho, é possível que você precise aumentar o tempo de espera no AutoCAD antes de executar o arquivo de script. Isso pode ocorrer se os desenhos contiverem refexs ou outros arquivos de referência externa. No ScriptPro, em Opções, clique em Configurações. Em seguida, na caixa de diálogo Configurações, aumente o valor de Atraso durante o processo (segundos) deslizando o controle deslizante para a direita.
Se um script não for executado como esperado, em Configurações no ScriptPro, será possível ativar Executar a ferramenta no Modo de diagnóstico. Essa configuração ativa o registro completo de comandos e permite ver como o script pode estar falhando. Consulte a imagem anterior para ver a localização dessa opção.
Controla a exibição do Editor de texto no local para os comandos EDITARCOTA e LINHACHAMR e a exibição de certas caixas de diálogo em produtos com base no AutoCAD.
Suprime a exibição de caixas de diálogo de navegação de arquivo.
1
Registro
Os arquivos de script podem ajudar a reduzir erros e simplificar fluxos de trabalho repetitivos. Esperamos que, da próxima vez que você reconhecer que está executando uma sequência de comandos em desenhos diferentes, seja capaz de criar um arquivo de script com base no que aprendeu neste artigo.