O Appearance Profiler permite definir perfis personalizados de aparência com base em conjuntos (pesquisa e seleção) e valores de propriedade e usá-los para codificar em cores os objetos no modelo para diferenciar os tipos de sistemas e identificar visualmente os status. Os perfis de aparência podem ser salvos como arquivos DAT e compartilhados com outros usuários do Navisworks.
Os seletores de perfil de aparência definem os critérios de seleção de objeto e as configurações de aparência. A seleção do objeto pode ser baseada em valores de propriedade ou em conjuntos de pesquisa e seleção disponíveis no arquivo do Navisworks.
O uso de valores de propriedade é mais flexível, pois os conjuntos de pesquisa e seleção precisam ser adicionados primeiro no modelo e, com frequência, são projetados para cobrir uma área específica do modelo (nível, piso, zona etc). Por exemplo, se o modelo tiver cinco andares, para localizar todos os objetos "Água Fria" com conjuntos, será preciso definir cinco seletores "Água Fria", um por andar. Se você usar o método com base na propriedade, um seletor “Água Fria” será suficiente, já que a pesquisa abrangerá todo o modelo, incluindo as propriedades adicionais vindas dos bancos de dados externos, se disponíveis (consulte Links de bancos de dados externos).
Não há restrição no número de seletores que um perfil de aparência possa ter. No entanto, a ordem dos seletores em um perfil é importante. Os seletores de aparência são aplicados ao modelo em ordem sequencial, de cima para baixo. Se um objeto pertencer a mais de um seletor, a aparência do objeto será sobreposta cada vez que ele é processado por um novo seletor na lista.@@@ No momento, não é possível alterar a ordem dos seletores após a adição na lista.