Essa opção é usada para determinar os parâmetros de norma adicionais do tipo de um membro de aço para a norma romena STAS 10108/0-78. Está disponível após pressionar o botão Mais na caixa de diálogo Definição de membro – Parâmetros.
As opções da caixa de diálogo acima permitem definir os parâmetros adicionais de um membro:
- Padrões de distribuição de momentos fletores ao longo do comprimento do membro (ao pressionar os ícones, o programa abre uma caixa de diálogo adicional: Carregar padrões de um membro (Tab. 28))
- O fator de seção (para uma seção em tensão): relação Alíq/A – essa opção é usada para definir a relação entre a área líquida de uma seção, o que inclui aberturas de parafusos, e a área bruta de uma seção. Além disso, é possível definir o número de todos os parafusos em uma conexão e em uma seção crítica que está sendo analisada. Esses dados são usados pelo programa para a verificação de um membro devido à tensão, de acordo com o ponto 6.1 da norma.
- Fatores de seção (para uma seção em flexão): as relações Wny/Wy e Wnz/Wz – essa opção é usada para definir a relação entre o módulo de seção líquida (para uma seção que inclui aberturas de parafusos) e o módulo de seção bruta. Os fatores são considerados nos cálculos durante a verificação da relação das seções do membro, de acordo com o ponto 7 da norma.
Na parte inferior da caixa de diálogo, podem ser determinadas condições adicionais para seções redondas: flexão unidirecional. Se essa opção estiver ativada, durante os cálculos de um membro com uma seção redonda sujeita à flexão biaxial, os momentos My e Mz serão substituídos por um momento resultante que é a sua soma dos vetores. A partir desse momento, o programa trata o membro como um membro sujeito à flexão unidirecional.