Use a caixa de diálogo Configuração para definir os parâmetros aplicados durante a verificação de um membro de aço de acordo com a norma australiana AS 4100. Abra a caixa de diálogo clicando no botão Configuração, na caixa de diálogo Cálculos. A seguinte caixa de diálogo é exibida.
É possível especificar os seguintes parâmetros de cálculo.
Se a opção Componentes de barras complexas não são levados em conta tiver sido selecionada, o Robot ignorará os componentes de barras complexas durante os cálculos dessas barras.
Se for selecionada a opção Análise plástica, o Robot analisará os membros conforme especificado na Seção 4.5 da norma. O algoritmo de cálculo geral é baseado na análise elástica; a análise plástica é possível somente em casos excepcionais.
Clique no botão Excluir forças internas dos cálculos para abrir a caixa de diálogo Forças internas não levadas em consideração; essa caixa de diálogo inclui as opções que definem os valores limite das forças internas (portanto, os valores das forças que são “insignificantes” para uma seção específica podem ser desconsiderados). Também é possível selecionar unidades para exibir os resultados do projeto do membro. Os resultados são apresentados nas unidades usadas na norma de aço indicada ou nas unidades usadas no Robot.
Na parte inferior da caixa de diálogo, encontra-se uma lista para selecionar um caso de carga (carga morta); os deslocamentos calculados são tratados como deflexões iniciais da estrutura para um caso de carga selecionado. É necessário selecionar a opção Levar as deflexões do seguinte caso em consideração.