Fissuras de placas e cascas – Cálculos

A largura da fissura é calculada de forma independente para duas direções. São definidas por eixos de reforço e análogos aos métodos simplificados apresentados em estudos relevantes. A implementação do método não relacionado às normas resulta da falta de recomendações relevantes sobre as placas com armadura transversal.

O algoritmo de cálculos é baseado nas fórmulas que permitem o cálculo da largura de fissura para elementos de viga. Os cálculos são executados na seção transversal com armadura resultante do Estado Limite Definitivo (consulte: Armadura de placas e cascas – cálculos). Os momentos reconhecidos nos cálculos de Estado limite do grau do serviço são momentos equivalentes calculados de acordo com o método de cálculo selecionado: analítico, NEN ou Wood&Armer. O método analítico para o Estado limite do grau do serviço não reconhece ações de momentos mxy. Devido à implementação do método NEN ou Wood&Armer, é possível reconhecer os momentos mxy nos cálculos aumentando os momentos mxx e myy. O método Wood&Armer é recomendado para cálculos de placas com armadura transversal, entre outras, pela norma EN1992-1-1:2004 AC:2008 [Anexo F (Informativo) Expressão de armadura para condições de tensão no plano].

O valor calculado da largura de fissura que é apresentado na tabela de resultados é o valor máximo obtido de todos os casos de carga analisados.

Quando o ajuste da armadura é selecionado para os cálculos, a área da armadura que passa por tensão aumenta, reduzindo a largura da fissura. Quando não for possível atender à condição definida pelo usuário da largura máxima de fissura, a tabela de resultados realçará a célula resultante em vermelho. Não há limites sem norma definidos na taxa de armadura, portanto, você deve prestar atenção ao aspecto econômico da solução fornecida.