Selecione o layout de armadura teórica (necessária) localizado no Projeto de laje de CA ou Projeto > Armadura necessária de lajes/paredes de CA – opções > Cálculos para avaliar a área de armadura das lajes ou cascas.
Somente a opção Cálculos está ativa, que pode ser executada usando os métodos de atualização de rigidez (elástico) ou rigidez equivalente (inelástico).
Para acessar a opção Verificação, selecione Análise > Verificação na laje – layout da armadura fornecido.
O nome da norma usado para determinar os parâmetros do tipo de armadura do painel é exibido na barra de título da caixa de diálogo.
Para iniciar os cálculos da armadura de laje ou casca, faça o procedimento seguinte.
- Os estados de limite permitem definir casos de carga considerados durante os cálculos para casos de carga individuais em estados de limite apropriados (ELU, SLS e ALS – estado acidental). O SLS determina as condições da norma para fissuras (expressas em algumas normas por tensões ou deformações), exceto deflexões (campo Verificação de deflexão). Insira os números de caso de carga apropriados ou clique em
. Na caixa de diálogo Seleção, selecione os casos de carga ou combinações de casos de carga para determinados estados de limite. Se tiverem sido definidas combinações de normas, a ativação da opção relevante no campo Estados de limite (
) determinará o estado de limite para o qual as combinações de normas geradas serão levadas em conta nos cálculos.
- Selecione os painéis que serão considerados nos cálculos da armadura necessária; insira os números do painel ou clique em
e escolha os painéis na caixa de diálogo Seleção.
- Determine o método de cálculo da armadura de casca ou laje. Os seguintes métodos de cálculo estão disponíveis: método analítico, método de momentos equivalentes (NEN) e método Wood&Armer de momentos equivalentes (consulte também: Método de cálculo da área da armadura de laje e casca).
Tenha em conta estes dois problemas:
- Os cálculos de painel são executados somente para painéis com números especificados no campo Lista de painéis e para casos ou combinações de casos especificados nos campos ULS, SLS, ACC.
- Após modificar os parâmetros de um conjunto de armadura para um painel com armadura calculada ou um conjunto de parâmetros de armadura para um painel, os resultados do cálculo da armadura ficarão desatualizados. Os resultados do cálculo da armadura são removidos, enquanto na tabela de resultados da armadura, as células da tabela são apresentadas em vermelho (os mapas da armadura e os cortes do painel ficam inacessíveis).
Na lista de painéis há duas barras de andamento do cálculo. O primeiro indica o painel atual, enquanto o outro indica todos os painéis calculados. As barras são precedidas por campos de somente leitura que mostram o número do painel calculado e quantos painéis foram calculados, respectivamente.
A parte inferior da caixa de diálogo contém as seguintes opções.
- Forças de projeto em média global. Essa opção está disponível quando os resultados dos cálculos de lajes e cascas são descontínuos para as forças em nós de malha de elementos finitos. Se quatro elementos finitos convergirem em um nó, um valor de força diferente será determinado para cada elemento. Se a opção Forças de projeto em média global não estiver selecionada, os resultados nos nós serão calculados em um determinado painel para o qual a armadura está sendo calculada. Se a opção estiver selecionada, os resultados nos nós serão calculados para todos os painéis.
Nota: Se a opção Forças de projeto em média global for selecionada, você deve ter cuidado ao calcular a armadura para estruturas de laje consistindo em painéis que não estão localizados em um plano, visto que a média global poderá resultar na situação onde as quantidades que não correspondem entre si são ponderadas para as arestas de tais painéis.
- Redução de forças (em apoios ou acima de colunas e paredes). Quando selecionado, os valores de momentos e tensões nas proximidades dos pontos de suporte (ou suportes lineares) são substituídos por um valor médio obtido na área próxima aos suportes/colunas/paredes (consulte Redução de valores próximos aos suportes).
Se ocorrerem erros durante os cálculos, eles serão exibidos em um prompt após a conclusão dos cálculos.
Quando a área da armadura, fissuras, rigidez e deflexão são calculadas, a verificação da área da armadura nas zonas é executada. A verificação é executada para obter o valor final das deflexões. As novas áreas são a base para o recálculo de valores de fissuras e rigidez. Consulte Métodos de cálculo de deflexões em lajes/cascas para obter mais informações sobre os algoritmos de cálculo de métodos individuais.
A verificação (como os cálculos da armadura necessária) pode ser executada usando um dos métodos a seguir.
- Rigidez equivalente (elástica).
- Com atualização de rigidez (inelástica).
A verificação pode ser realizada para uma combinação de escolha livre ou um componente de combinação. No campo SLS, é possível definir um tipo de carga arbitrária, como casos simples, combinações, análise de histórico de tempo e assim por diante. Selecione a opção Automático para executar a verificação de uma combinação com os maiores deslocamentos elásticos para um determinado painel (arbitrário, selecionado na caixa de diálogo Seleção). Selecione uma combinação a ser verificada. Ela incluirá combinações da lista suspensa SLS.
Consulte também:
Método de cálculo da área da armadura da laje e casca.
Incoerência de dados (cálculo da armadura da laje e casca).
Métodos de cálculo de deflexões em lajes/cascas.