Clique na guia Apoio/Membros na caixa de diálogo Análise detalhada (projeto de membro de aço) para exibir a seguinte caixa de diálogo.
Se um apoio definido pelo usuário for identificado para a viga em questão, ele será automaticamente introduzido na lista de apoios e desenhado no visualizador gráfico. Durante os cálculos, o feixe é verificado, reconhecendo as informações sobre as reações no apoio. (Observação: A reação é perpendicular ao eixo longitudinal da viga). Por exemplo, para uma viga com apoios fixados e uma força concentrada P aplicada ao centro, o programa identificará dois apoios nas extremidades da viga e reconhecerá o valor de reação R = P/2 em seus cálculos.
Se nenhum apoio for definido ao longo da viga (por exemplo, uma viga em arco em um quadro de pórtico), um membro vertical deverá se unir à viga em questão (um membro que pode servir potencialmente como um apoio). Se houver um membro adjacente, um apoio será sugerido nesse ponto. O valor da reação transferida para esse apoio será calculado com base na análise da força de cisalhamento nesse ponto.
Em todos os outros casos, a posição dos apoios nas extremidades da viga é sugerida por padrão.
Os locais onde há vigas adjacentes (subordinadas) que transferem cargas para a viga em questão são automaticamente identificados. Durante os cálculos, a força transferida pelos membros é identificada pela análise da distribuição da força de cisalhamento sobre a viga em questão. Por exemplo, ao analisar uma viga em balanço com a carga P aplicada à sua extremidade, com a força sendo transferida de uma viga subordinada, o local em que a força foi transferida é identificado e a força P com base no diagrama da força de cisalhamento é calculada.
Um apoio e os membros adjacentes não aparecem ambos em um único lugar. Uma exceção é quando o apoio é identificado pelo programa com base nos dados de estrutura. Também não podem existir membros na parte superior e inferior da viga simultaneamente.
Por padrão, os apoios estão localizados na “parte inferior”. No entanto, presume-se que os membros adjacentes transfiram forças da parte superior. É possível excluir um apoio ou membros adjacentes.
Se uma força concentrada, originada em uma reação ou em um membro adjacente, não for transmitida localmente (em um ponto) para a viga, mas for aplicada sobre um determinado comprimento, o comprimento será definido no campo Apoio ss.
Também é possível definir o coeficiente de comprimento de flambagem para a alma analisada (opção Beta_w). O coeficiente é usado para executar a análise da alma nervurada sob a força concentrada em questão ou reação (verificação/estabilidade da alma para compressão). É possível selecionar na lista os coeficientes de comprimento de flambagem mais comuns ou definir um novo valor para o coeficiente.