Verifique e projete o comportamento das vigas de aço composto de acordo com a norma ANSI/AISC 360-10.
Use a guia Projeto para especificar as seguintes configurações de projeto:
- Seção
Para verificar o comportamento da viga, é possível selecionar diferentes seções na lista Seção. Elas são verificados instantaneamente:
indica que uma seção não atende aos requisitos de projeto da ANSI/AISC 360-10. O campo Falhas exibe informações sobre os parâmetros incorretos da viga. Selecione outra seção.
indica que uma seção atende aos requisitos de projeto da ANSI/AISC 360-10.
- Curvatura
Insira o valor de curvatura. Se o campo Curvatura estiver inativo, ative-o:
- Selecione Editar
Configurações compostas.
- Na caixa de diálogo Configurações compostas, selecione a guia Deflexões e curvatura.
- Selecione Projetar viga com curvatura.
É possível modificar o valor da curvatura dentro da faixa de configurações de curvatura especificada nessa guia.
- Composto
Selecione essa opção para projetar uma viga como composta. Somente será possível se ocorrerem momentos positivos na viga. Se ocorrerem momentos negativos, a opção composta estará inativa.
Se você selecionar o procedimento Projeto composto, a opção Composto será selecionada automaticamente. Se você selecionar o procedimento Projeto não composto, essa opção será automaticamente desmarcada.
- Número de montantes
O campo Número de montantes estará ativo se você selecionar a opção Composto. Por padrão, exibe o número mínimo necessário de montantes para a viga selecionada. É possível aumentar esse valor.
Além disso, há duas configurações de montante de somente leitura:
- Composto completo. O número de montantes necessário para obter uma ação composta completa entre a viga e a laje.
- % atual do composto. Mostra a porcentagem da ação composta obtida com o número de montantes atual.
- Procedimentos de projeto. Use-os para selecionar a seção ideal.
- Selecione Melhor seção. Dependendo do comportamento da viga, será usado um dos procedimentos restantes: Projeto composto ou Projeto não composto. Consulte Suposições do projeto.
- Projeto composto. A seção é tratada como uma viga T (viga de aço composta por uma laje de CA). É possível usar esse procedimento para vigas que podem ser projetadas como compostas. Consulte Suposições do projeto.
- Projeto não composto. A seção é tratada como uma seção de viga de aço somente. A laje de CA não está incluída nos cálculos.
- Opções de projeto. Para iniciar o projeto, clique em uma das seguintes opções:
-
Projetar viga selecionada. Seleciona automaticamente a seção, o número de montantes e a curvatura ideais para a viga selecionada no visualizador de gráficos.
-
Projetar todas as vigas. Seleciona automaticamente a seção, o número de montantes e a curvatura ideais para todas as vigas selecionadas com base nas forças internas resultantes do método de cálculo das forças selecionado.
Os resultados do projeto incluem:
- Distribuição de montantes uniformes
- Distribuição de montantes segmentados
- Seção projetada
- Capacidade do momento
- Momento máximo
- Linhas de montantes
- Resistência do montante
- Força de tração do aço
- Estimativa de custo
- Força de compressão no concreto
- Força de compressão no aço
- Falhas
- Relação.
Além disso, o visualizador de gráficos apresenta os montantes projetados na viga.
Após a conclusão do projeto, clique em OK para atualizar o modelo do Robot com as alterações na seção, no número de montantes e na curvatura e feche a extensão.
Nota: Após atualizar o modelo do Robot com as alterações, os nomes das vigas atualizadas são complementados com a palavra Composite e as informações sobre a distribuição de montantes, por exemplo: Beam_26 Composite(15), Beam_44 Composite (23,3,3,23). No Robot, para ativar a exibição dos nomes das vigas, clique em Vista

Exibir

Descrição da barra

Nomes de barra.
Após atualizar o modelo, no Robot, execute os cálculos estáticos. Em seguida, repita o projeto na Extensão do projeto de viga composta usando os resultados atualizados dos cálculos estáticos.