Pressupostos dos projetos compostos

Saiba mais sobre os pressupostos dos projetos acompanhados por extensões ao usar os métodos de Mecanismo interno e Análise estrutural do Robot.

A extensão de projeto de viga composta baseia-se nos seguintes pressupostos:

Curvatura

A curvatura é projetada como uma porcentagem da deflexão da viga de peso próprio (o valor padrão é 80%). Também é possível inserir um valor específico para a curvatura. Uma viga é identificada com falha de excesso de curvatura se for especificado um valor de curvatura superior a 100% da deflexão da viga de peso próprio.

Se estiver presente, a curvatura será considerada ao calcular as deflexões de construção e as deflexões de carga total pós-composta.

Rebites

Durante o projeto de uma viga composta, a extensão calcula o número de pinos necessários para desenvolver a capacidade do momento, a rigidez de deflexão ou a ação composta mínima, conforme exigido pela norma. Para vigas sem cargas puntiformes, os pinos são uniformemente distribuídos através da viga. Para vigas mestras ou outras vigas com cargas puntiformes, os pinos são distribuídos em segmentos para assegurar que existam pinos suficientes entre cada carga puntiforme e o seu suporte mais próximo, para desenvolver a capacidade de momento apropriada da seção composta.

Para vigas mestras projetadas com pinos segmentados, a guia Projeto exibe a distribuição de pinos segmentados e a distribuição de pinos uniformes, o que é calculado com a região de pinos mais densa. É possível optar por salvar as distribuições uniformes ou segmentadas no Robot. As distribuições segmentadas são salvas como uma lista delimitada por vírgulas, ordenada do ponto inicial de uma viga analítica.

Quando a extensão lê as propriedades da viga, se for encontrada uma distribuição segmentada de pinos em uma viga, ela tentará recriar as regiões dos pinos, fazendo a correspondência na ordem do início da viga para a extremidade da viga. Se o número de segmentos lidos no modelo do Robot não coincidir com o número de regiões determinadas pela extensão, a distribuição segmentada de pinos será descartada. Se uma distribuição uniforme de pinos for lida para uma viga mestra, a extensão aplicará esses pinos uniformemente à viga e a distribuição segmentada não ficará disponível até que seja iniciado um novo projeto (mas a viga será analisada de forma correta para esta distribuição uniforme).

Flambagem lateral com torção

A flambagem lateral com torção é calculada opcionalmente para os flanges superior e inferior das vigas.

Contraventamento

Em algumas situações, a extensão pode detectar automaticamente o contraventamento no que diz respeito à flambagem lateral com torção.

Considera-se que o flange superior de uma viga apresentará contraventamento sempre que houver um tabuleiro sobre ela, mesmo se a viga não for projetada como uma viga composta. Se uma viga estiver totalmente coberta pelo tabuleiro, o flange superior será considerado continuamente contraventado. Se a viga passar através de uma abertura no tabuleiro da laje, o comprimento sem contraventamento será considerado como a maior abertura.

Os flanges superior e inferior de uma viga são considerados como contraventados lateralmente sempre que outra viga se enquadrar neles. Por exemplo, uma viga mestra é considerada como completamente contraventada quando suportar outras vigas.

Além disso, é possível especificar o comprimento máximo sem contraventamento das vigas como uma proporção do comprimento da viga. Por exemplo, se for especificado o valor de 0,5 como a relação de comprimento máximo sem contraventamento, será considerado que uma viga de 20 pés tem um comprimento máximo sem contraventamento de 10 pés, independentemente de outros pontos de contraventamento. O engenheiro pode usar essa configuração para especificar o comprimento máximo sem contraventamento com o qual cada viga deve ser projetada.

Capacidade do momento de flambagem

Como as vigas somente são suscetíveis à flambagem lateral com torção quando o flange sem contraventamento está em compressão, a viga é verificada quanto à flambagem do flange inferior somente em momentos negativos e quanto à flambagem do flange superior somente em momentos positivos. As vigas compostas precisam ter cobertura completa do tabuleiro e nenhum momento negativo; portanto, elas nunca são suscetíveis à flambagem lateral com torção.

A capacidade de momento reduzido devido à flambagem lateral com torção é calculada usando a seção F2 da norma ANSI/AISC 360-10 para os flanges superior e inferior. O fator Cb para pilares ou vigas ou com suportes simples pode ser especificado pelo usuário. A configuração se aplica a todas as vigas e, de forma conservadora, padroniza o valor de 1,0. Ao verificar a capacidade de momento para uma viga na flambagem lateral com torção, considera-se que o ponto de momento positivo máximo ocorre na seção mais longa do flange superior sem contraventamento e que o ponto de momento negativo máximo ocorre na seção mais longa do flange inferior sem contraventamento. Isso pode ser uma medida conservadora em alguns casos.

Flambagem local de flange de compressão

A extensão não verifica as seções com flanges não compactos para flambagem de flange de compressão. Se a extensão selecionar uma viga com um flange não compacto, o engenheiro deverá verificar a viga no que diz respeito à flambagem local.