Use essa opção para definir os parâmetros dos membros complexos. Acesse a caixa de diálogo clicando no botão de seção Complexo na caixa de diálogo Definição de membro – Parâmetros.
Selecione a opção Membros complexos para executar cálculos de membros usando as diretrizes para membros complexos de acordo com o ponto 3.42 (colunas de treliça) e 3.43 (colunas de sarrafo) da norma CM66.
O campo Distribuição de sarrafos ou campos de treliça define a organização de elementos que conectam banzos de coluna individuais. Há duas maneiras de especificar a distribuição de elementos:
Os planos de sarrafo (treliça) relevantes são paralelos aos eixos locais de uma seção complexa (x – eixo longitudinal do membro, y – eixo horizontal, z – eixo vertical). Na guia Plano XY, você define os tipos de sarrafos ou treliça posicionados no plano paralelo ao eixo y local. Analogamente, a guia Plano XZ é usada para definir os parâmetros de sarrafos ou treliça posicionados no plano paralelo ao eixo z local. Se a opção Sem treliça for selecionada, os cálculos não levarão em conta o fato de ser um membro complexo e serão executados presumindo que os banzos sejam um todo completamente integrado em um determinado plano.
Selecionar a opção Sarrafos permite definir as dimensões básicas de sarrafo. Os sarrafos são definidos como uma placa retangular (altura, espessura) ou como uma seção padrão do banco de dados de seção. Após selecionar um dos tipos de treliça (Treliça 1-5), as opções para permitir a definição de barras de treliça se tornarão acessíveis. É possível definir diferentes seções para diagonais e para pilares. Pressionar o botão (...) à direita das opções Diagonais e Pilares abre a caixa de diálogo Seleção de seção, em que um nome do elemento de treliça é definido. A seleção de uma seção resulta na inserção automática de sua área no campo de edição Ad (At). Para treliças selecionadas, está disponível um dos três métodos disponíveis de cálculo da esbeltez equivalente de um membro complexo. Após ativar a opção Aa da área equivalente, os cálculos da esbeltez equivalente são executados de acordo com o ponto 13.942, enquanto após a ativação da opção Área Atrmin – de acordo com o ponto 3.421-2. Se a opção Considerar influência das forças de cisalhamento estiver selecionada, os cálculos serão executados de acordo com a tabela incluída no ponto 3.421-2.
Na janela detalhada de resultados, uma guia adicional Sarrafos/treliça é exibida, em que os resultados dos membros complexos são apresentados.
Consulte também: