Vigas

Clique em (Tabela de dados) ou selecione Análise > Dados. Selecione a guia Vigas para definir vigas de vão único, vigas de vários vãos e vigas em balanço.

Cada registro da tabela corresponde a um único vão. Os parâmetros precisam ser determinados para cada vão: nome, comprimento, dimensões de seção, entre outros.

Para definir uma viga de vão duplo, forneça o mesmo nome de viga para ambos os vãos. Para criar uma nova viga, forneça um novo nome na primeira coluna do novo registro. Para criar um balanço de viga esquerda, insira zero no campo fornecido para a largura de apoio esquerda.

Nota: O programa verificará e alterará as dimensões de apoio se diferentes dimensões forem definidas para os vãos adjacentes.

CORTE

Ao definir as dimensões de seção, é possível aplicar uma seção retangular ou uma seção T. Se uma viga com seção transversal não padrão estiver predefinida (com lajes pré-moldadas, com mesas rebaixadas etc.) e a tabela for acionada, o programa lerá os dados que marcam as células de definição em azul. Ele sinaliza a alteração de dimensões não padrão para as dimensões disponíveis na tabela de definição.

Os seguintes símbolos na tabela se referem a:

b – largura da alma

h – altura total da viga

bf – largura da laje da seção T

hf – espessura da laje da seção T

CARGAS

É possível definir dois tipos de cargas (carga uniforme e carga concentrada) e duas naturezas de carga: morta (símbolo G) e viva (símbolo Q). No caso de uma carga concentrada, o símbolo X refere-se à posição ao longo do vão da aplicação do ponto de força.