Menu ARQUIVO
Exporta a vista atual para os formatos de desenho DXF e DWG do AutoCAD, através do componente RealDWG da Autodesk.
Essa opção permite a parametrização da exportação de formatos de desenho DXF e DWG do AutoCAD. Quando ativada, o programa abre a caixa de diálogo Opções de exportação para definir um modelo e os recursos a serem herdados de camadas ou estilos de cota.
Os estilos de desenho do modelo (para cotas e tabelas) e as seguintes camadas são usadas na exportação.
L_BARS – barras de armadura
L_CHART – diagramas
L_DIM – cotas
L_GEO_LINE – contorno da geometria
L_GEO_SOLID – preenchimento de elementos de CA
L_SYMB_SECT – símbolo de corte
L_TEXT – todos os textos e descrições.
Todos os recursos dessas camadas serão preservados, a não ser que tenham sido excluídos por outras opções na caixa de diálogo Opções de exportação.
Menu EDITAR
Desfaz a última operação de edição ou modificação.
Repete a última operação de edição ou modificação.
Exclui uma parte selecionada de um desenho ou uma barra de armadura.
Elementos do desenho excluídos, como linhas de seção ou de cota, não têm efeito sobre o resultado dos cálculos. Se uma barra de armadura for excluída, certifique-se de que a estrutura esteja correta.
Copia uma barra longitudinal selecionada que está visível na seção transversal do elemento e insere-a em qualquer lugar da seção transversal do elemento.
Deve haver uma seção transversal do elemento na qual a barra longitudinal a ser copiada é visível. Após selecionar o comando Copiar barra, a área do desenho fica inacessível, enquanto as barras longitudinais de seções transversais permanecem visíveis. Para copiar uma barra selecionada, clique nela e, em seguida, indique uma posição de uma nova barra.
Altera a posição, no plano transversal do elemento, de uma barra longitudinal selecionada que é visível na seção transversal do elemento.
Deve haver uma seção transversal do elemento na qual a barra longitudinal a ser movida é visível. Após selecionar o comando Mover barra, a área do desenho fica inacessível, enquanto as barras longitudinais de seções transversais permanecem visíveis. Para mover uma barra, clique nela e, em seguida, indique uma nova posição de uma barra na seção transversal.
Gira uma barra selecionada com relação a um eixo horizontal indicado. Essa opção pode ser usada, por exemplo, para inverter ganchos de uma barra longitudinal ou para inverter estribos.
Após selecionar o comando Espelho horizontal, a área do desenho fica acinzentada, enquanto as barras na vista de elevação permanecem visíveis. Para espelhar uma barra, clique em uma barra selecionada e indique uma posição do eixo horizontal para a qual a simetria axial será transferida.
Gera um desenho do início. Após usar esse comando, todas as alterações no desenho serão substituídas por um desenho com base nas preferências predefinidas.
Menu INSERIR
Insere barras longitudinais. Quando essa opção está selecionada, os elementos visíveis na tela ficam inacessíveis. Clique em dois pontos para definir o início e o fim da barra. Uma barra recém-inserida será apresentada sob a viga e sob as barras que foram inseridas anteriormente.
Insere um campo de texto. O texto pode ser editado na caixa de diálogo Propriedades.
Insere um símbolo. Essa opção está dividida em: altura e eixo de simetria.
Essa opção está dividida em: ortogonal e oblíqua. Uma linha de cota ortogonal é inserida paralelamente ao eixo X ou ao eixo Y, enquanto uma linha de cota oblíqua é paralela à linha reta que passa por dois pontos indicados pelo usuário. Ao pressionar o botão esquerdo do mouse, o usuário pode definir os pontos do início e do fim de uma linha de cota; e ao pressionar o botão direito do mouse, é possível determinar a distância até sua posição.
Quando essa opção estiver selecionada, o usuário deverá indicar uma barra para receber uma designação e, em seguida, com o botão direito do mouse, determinar a distância para a posição da legenda desde uma barra.
Quando essa opção estiver selecionada, será exibida uma tabela que inclui todas as barras em um elemento. O modelo de tabela padrão contém as seguintes colunas: posição, número, diâmetro, tipo de aço e comprimento. É possível selecionar e definir várias colunas.
Clique com o botão esquerdo do mouse na área do desenho para selecionar a posição de uma seção. Selecione o lado da seção. Clique novamente com o botão esquerdo do mouse para gerar a seção no lado direito de uma viga ou coluna. O local da seção do elemento é marcado com uma linha vermelha vertical legendada com dígitos. Após gerar uma seção, os estribos e pinos são desenhados automaticamente.
Menu ANÁLISE
Essa opção é usada para monitorar como as alterações afetaram a capacidade do elemento. Após adicionar ou excluir barras, os valores de capacidade serão recalculados.
Essa opção funciona de forma análoga à verificação. A verificação é executada sempre que uma alteração é feita. Se a condição de capacidade não for atendida, serão exibidas as caixas de diálogo de aviso e de erro.
Menu FERRAMENTAS
Essa opção permite alterar e salvar as configurações padrão de todos os recursos de uma vista. Isso inclui, por exemplo, descrições de barras, tipo e número de símbolos, fonte e escala.
Para fazer alterações, ative o modo de definição.
Para salvar as configurações, selecione a opção Salvar modelo e defina um nome. Os modelos salvos estão disponíveis como padrão.
Para restaurar as configurações padrão, selecione Restaurar padrões de fábrica.