Conexão de banzos

Após a verificação de um membro complexo, será possível selecionar e verificar os elementos que conectam banzos de membros individuais. A análise das conexões de banzos em um membro complexo é executada clicando no botão Retícula na caixa de diálogo Resultados detalhados. A caixa de diálogo Conexão de banzos consiste em duas guias que contêm dados sobre os conectores nos planos XY e XZ necessários para os cálculos. Para cada um dos planos, a análise é executada de forma independente.

Dependendo do tipo definido anteriormente de conexão de banzos nos planos individuais (sarrafos ou retículas selecionados na caixa de diálogo Seção complexa), as possíveis soluções para detalhes de conexão são automaticamente fornecidas.

Existem os seguintes tipos de análise disponíveis para os sarrafos:

para a retícula:

A verificação da conexão de banzos inclui uma verificação de resistência do elemento que conecta os banzos (resistência do banzo, compressão com flambagem de diagonais e pilares) e verificação de resistência de soldas (parafusos) que conectam os reforços (retícula) com uma seção do membro.

Ao definir os parâmetros de uma conexão de sarrafo com uma seção de coluna, a verificação dos parâmetros geométricos básicos da conexão é executada. Para uma conexão de solda em ângulo, o programa verifica as cotas permitidas das soldas em ângulo. Assume-se que a solda em ângulo tem a forma da letra C. Se o comprimento das partes horizontais de uma solda não for maior que 40 mm, essas partes não serão consideradas nos cálculos (somente as partes verticais da solda serão consideradas nos cálculos).

A verificação geométrica da distribuição de parafusos é executada em uma conexão de sarrafo e se os dados estiverem incorretos. Para a solda de topo, presume-se que o comprimento da solda seja igual à altura do sarrafo, enquanto a espessura é um valor menor da espessura do sarrafo e a espessura das flanges dos banzos da coluna.

A verificação de uma conexão de elementos de retícula com a seção da coluna é executada de uma forma simplificada. Para conexões de solda em ângulo, é necessário o comprimento total das soldas que conectam a retícula com a seção da coluna. O centro de gravidade do sistema de solda é colinear com o eixo do membro (o sistema é sujeito somente a cisalhamento sem considerar possíveis excentricidades). Para conexões parafusadas, o eixo de seção e o eixo de posições de parafuso são colineares. Portanto, a capacidade de carga de uma conexão é um total de capacidades de todos os parafusos incluídos na conexão.

Para iniciar os cálculos de conexões de banzos, clique no botão Cálculos. A caixa de diálogo Resultados detalhados mostra a guia adicional Sarrafos/Retícula, que contém os resultados mais importantes da verificação de conexão (todos os dados e todos os resultados da verificação em uma forma de tabela).

Clique no botão Salvar para salvar as conexões de banzos junto com um membro. Após definir a conexão de banzos em um membro, durante a próxima verificação, será possível obter resultados completos junto com a verificação completa da conexão (sem a necessidade de abrir a caixa de diálogo Conexões de banzos novamente). Exclua os resultados clicando no botão Excluir.

As informações sobre as conexões de banzos em uma coluna são vinculadas a uma seção específica e a um tipo de retícula específico definido durante a definição do parâmetro de membro. Se uma seção diferente for atribuída a um membro ou se uma definição de retícula for modificada, as informações sobre as conexões de banzos serão removidas.

Também é possível definir conexões de banzos para vários membros simultaneamente. Isso pode ser feito de duas maneiras:

Após a verificação do grupo:

O resultado da verificação de um grupo de membros é indicado pelo programa do representante do grupo com a maior proporção. Após abrir a caixa de diálogo Resultados detalhados desse membro, será possível projetar uma conexão de banzos do membro. Se o botão Salvar for clicado após o projeto dessa conexão, a definição dessa conexão será atribuída a todos os membros incluídos no grupo verificado. Observe, no entanto, que isso só será possível com a condição de que para todos os membros a mesma seção e os tipos de retícula apropriados tenham sido definidos. A partir desse momento, a verificação de todos os membros de um grupo será realizada levando em conta a verificação da conexão de banzos.

Após o projeto do grupo:

O resultado da verificação de um grupo de membros é uma indicação das seções entre as famílias de membros definidas para os cálculos, que satisfazem as condições da norma. Após abrir a caixa de diálogo Resultados detalhados de uma seção selecionada, será possível projetar uma conexão de banzos.

A conexão projetada pode ser atribuída a um membro na condição de que a seção atualmente considerada esteja atribuída ao grupo de membros analisados simultaneamente. Se o botão Salvar for clicado, a seção atribuirá simultaneamente a conexão de banzos (projetada para essa seção) ao grupo de membros. A verificação de todos os membros em um grupo será, em seguida, executada levando em conta a verificação da conexão de banzos.