Use a caixa de diálogo Configuração para definir os parâmetros aplicados durante a verificação de um membro de aço de acordo com a norma espanhola SE-A:2006. Acesse a caixa de diálogo clicando no botão Configuração, na caixa de diálogo Cálculos. A seguinte caixa de diálogo é exibida:
Os seguintes parâmetros de cálculo são definidos:
- Pontos de cálculo; podem ser definidos de duas maneiras:
- Ao definir um número de pontos ao longo do comprimento do membro (os pontos são uniformemente distribuídos ao longo do comprimento do membro) – a opção Número de pontos
- Ao definir as coordenadas de pontos característicos; para isso, selecione a opção Pontos característicos e clique no botão Opções; isso resulta na abertura da caixa de diálogo Cálculos em pontos característicos
- Parâmetros de cálculos
- O coeficiente de eficiência define o coeficiente pelo qual o limite de plasticidade será multiplicado (aumentando ou diminuindo o limite de plasticidade)
- Esbeltez máxima; se essa opção estiver selecionada, a esbeltez de um membro é verificada
- Se estiver selecionada a opção Componentes de barras complexas não são levados em conta, os componentes de barras complexas não serão considerados durante os cálculos.
- Opção Cálculos de incêndio – se essa opção estiver selecionada, será permitido o projeto e a verificação de membros de aço com uma seção selecionada pelo usuário de acordo com as diretrizes da norma europeia EC3 EN 1993-1-2:2005 ou o documento oficial 3 do Comitê Técnico do ECCS: “Model Code of Fire Engineering” (Norma modelo de engenharia de incêndio) – Primeira edição, maio de 2001. Os parâmetros da análise de incêndio podem ser definidos na caixa de diálogo Definição de membro – parâmetros de resistência ao fogo. Ao selecionar os cálculos de incêndio, é desativada a análise da estrutura no estado limite de capacidade de serviço. A opção Estado limite – capacidade de serviço, na caixa de diálogo Cálculos, não está disponível.
- Também é possível selecionar um critério de verificação usado no programa durante a verificação de incêndio. Existem três métodos de verificação disponíveis:
- Domínio de resistência – verificação de acordo com a seção 4.2.3 da norma EN 1993-1-2 ou as seções III.5.1-7 do documento 3 do Comitê Técnico do ECCS.
- Domínio de temperatura/tempo – verificação de acordo com o ponto 4.2.4 da norma EN 1993-1-2 ou as seções III.5.8 do documento 3 do Comitê Técnico do ECCS.
- Domínio de tempo – verificação de acordo com o ponto 4.2.4 da norma EN 1993-1-2 ou as seções III.5.8 do documento 3 do Comitê Técnico do ECCS.
- Botão Excluir forças internas dos cálculos – pressione esse botão para abrir a caixa de diálogo Forças internas não levadas em consideração com as opções para definir os valores limite das forças internas (assim, os valores de forças que são “insignificantes” para uma seção específica podem ser desconsiderados).
- Unidades de resultados –use essa opção para selecionar unidades para exibir os resultados do projeto do membro. É possível escolher as unidades usadas na norma de aço selecionada ou as unidades usadas no Robot.
- Opção Considerar as deflexões do seguinte caso – selecione essa opção e, dessa forma, os deslocamentos calculados para um caso de carga (carga morta) selecionado na lista abaixo da opção serão tratados como as deflexões iniciais da estrutura.