Use a caixa de diálogo Configuração para definir os parâmetros aplicados durante a verificação de um membro de aço de acordo com o Eurocódigo 3.
- Acesso
-
- No layout Projeto de aço/alumínio, clique em Configuração na caixa de diálogo Cálculos.
Caixa de diálogo Elementos
- Pontos de cálculo
- Especifique um número de pontos de cálculo ou pontos característicos:
- Insira o número de pontos que são distribuídos por igual ao longo do comprimento do membro.
- Selecione Pontos característicos e clique em Opções para exibir a caixa de diálogo Cálculos em pontos característicos.
- Parâmetros de cálculo
-
- Taxa de eficiência
- Define o coeficiente pelo qual o limite de plasticidade será multiplicado. Essa relação aumenta ou diminui o limite de plasticidade.
- Esbeltez máxima
- Verifica a esbeltez do membro.
- Os componentes de membros complexos não são levados em conta
- Selecione essa opção para ignorar os componentes de membros complexos para os membros durante os cálculos.
- Análise elástica
- Classifica a seção transversal como uma seção transversal de classe 3.
Nota: A opção Análise elástica não se aplica às seções de classe 4. Essas seções não são reclassificadas para a classe 3 após selecionar essa opção.
- Desmarque essa opção caso deseje verificar cada seção transversal automaticamente. Durante esse processo, o Robot usa a classe de seção transversal para calcular a resistência da seção no estado plástico (classe 1 e 2) ou no estado elástico (classe 3 e 4).
- Verificação de cisalhamento no estado elástico [6.2.6]
- Verifica as tensões de cisalhamento no estado elástico de acordo com o ponto 6.2.6(d) da norma sem considerar a redistribuição plástica parcial das tensões de cisalhamento.
- Métodos de cálculo de fatores de interação kij
- Contém a lista de métodos de cálculo dos fatores de interação kij.
- Esses métodos de cálculo são usados para verificar a estabilidade global de um membro sob carga complexa (compressão e flexão). Esses fatores são incluídos nas fórmulas de verificação (6.61 e 6.62) fornecidas na seção 6.3.3.(4) da norma EN 1993-1-3:2005.
-
Método 1 [Anexo A]: calcula os fatores kij de acordo com o Anexo A.
- Método 2 [Anexo B]: calcula os fatores kij de acordo com o Anexo B.
- Análise de incêndio
- Permite o projeto e a verificação de membros de aço com seções definidas pelo usuário de acordo com as diretrizes especificadas:
- Norma europeia EC3 EN 1993-1-2:2005
- Documento oficial 3 do ECCS Technical Committee 'Model Code of Fire Engineering' – Primeira edição, maio de 2001.
- Os parâmetros da análise de incêndio são definidos na caixa de diálogo Definição de membro – parâmetros de resistência a fogo. É possível selecionar um critério de verificação usado durante a verificação de incêndio. Há três métodos de verificação disponíveis.
- Domínio de resistência – verificação de acordo com a seção 4.2.3 da norma EN 1993-1-2 ou seções III.5.1-7 do documento 3 do ECCS Technical Committee.
- Temperatura/domínio de tempo – verificação de acordo com o ponto 4.2.4 da norma EN 1993-1-2 ou seções III.5.8 do documento 3 do ECCS Technical Committee.
- Domínio de tempo – verificação de acordo com o ponto 4.2.4 da norma EN 1993-1-2 ou seções III.5.8 do documento 3 do ECCS Technical Committee.
Nota: Selecionar a opção Cálculos de incêndio exclui a análise da estrutura no estado limite de grau de serviço. Portanto, a opção Estado limite – grau de serviço na caixa de diálogo Cálculos não estará disponível.
- Excluir as forças internas dos cálculos
- Abre a caixa de diálogo Forças internas não levadas em consideração, que permite definir os valores de limite das forças internas.
- Durante a análise, qualquer valor de força que seja insignificante para uma seção específica será desconsiderado.
- Unidades de resultados
- Especifique se deseja usar as unidades da norma de aço selecionadas ou as unidades usadas no Robot nos resultados do projeto do membro.
- Curvatura
- Selecione Levar as deflexões do seguinte caso em consideração e, em seguida, selecione o caso de carga para o qual os deslocamentos definidos serão tratados como curvatura da estrutura.