Essa opção é usada para determinar os parâmetros de norma adicionais do tipo de um membro de aço para a norma chinesa GB50017 – 2003. Está disponível após pressionar o botão Mais na caixa de diálogo Definição de membro – Parâmetros.
As opções da caixa de diálogo acima permitem definir os parâmetros adicionais de um membro:
- Padrões de carga (ao pressionar os ícones, o programa abre uma caixa de diálogo adicional: Padrões de carga de um membro); a opção é usada para calcular um valor do parâmetro de momento equivalente de membros sujeitos a compressão e tensão simultâneas; a definição de qualquer um dos padrões de carga resulta no cálculo automático dos coeficientes bmy, b mz (de acordo com o ponto 5.2.2.1) e dos coeficientes b ty, b tz (de acordo com o ponto 5.2.2.2); se o coeficiente for definido manualmente digitando um valor no campo de edição, esse valor será adotado ao mesmo tempo para os coeficientes b m e bt .
- Fator de seção (para uma seção sujeita a forças axiais): uma relação de áreas Alíq./A – a opção é usada para definir a relação entre a área líquida de uma seção, que inclui aberturas de parafusos, e a área bruta de uma seção. Além disso, é possível definir o número de todos os parafusos em uma conexão e em uma seção crítica que está sendo analisada. Esses dados são usados pelo programa para a verificação de um membro devido à tensão, de acordo com o ponto 5.1.1 da norma.
- Fatores de seção (para uma seção em flexão): as relações Wny/Wy e Wnz/Wz – essa opção é usada para definir a relação entre o módulo de seção líquida (para uma seção que inclui aberturas de parafusos) e o módulo de seção bruta. Os fatores são considerados nos cálculos durante a verificação da relação das seções do membro de acordo com o ponto 4.1.1 da norma.
- Método de conexão angular – essa opção permite determinar se um membro angular é fixado à parte da estrutura restante por um lado ou de qualquer outra forma; para membros de compressão compostos por ângulos fixados por um lado, a resistência do aço será reduzida pelo programa de acordo com as diretrizes no ponto 3.2.2.1 da norma.
Na parte inferior da caixa de diálogo, podem ser determinadas condições adicionais para seções redondas: flexão unidirecional. Se essa opção estiver ativada, durante os cálculos de um membro com uma seção redonda sujeita à flexão biaxial, os momentos My e Mz serão substituídos por um momento resultante que é a sua soma dos vetores. A partir desse momento, o programa trata o membro como um membro sujeito à flexão unidirecional.