A opção é usada para definir o comprimento de flambagem dos membros. Está disponível após pressionar o ícone relevante (para a direção Y ou Z) no campo Coeficiente do comprimento de flambagem, na caixa de diálogo Definição de membro – parâmetros.
O coeficiente do comprimento de flambagem é inserido automaticamente após a seleção de um dos ícones com as condições de apoio de extremidade apropriadas. Os ícones estão divididos em dois grupos: o primeiro contém métodos típicos (norma) de apoios de membros e os valores correspondentes dos coeficientes de flambagem, enquanto o outro contém ícones de opções usadas para calcular o coeficiente de flambagem para colunas de estruturas com vários andares (cálculo do coeficiente do comprimento de flambagem para uma, três e seis barras adjacentes). Ao clicar duas vezes em um dos ícones que simbolizam o cálculo do coeficiente do comprimento de flambagem (,
,
), é aberta uma caixa de diálogo adicional.
A flambagem é considerada nos cálculos sempre que uma força de compressão aparece no membro, mesmo que seja insignificante em comparação com outras forças internas. O programa não executa, por si só, uma análise separada que determina se os efeitos de flambagem podem ser desconsiderados ou não. Se o usuário desejar eliminar os efeitos de flambagem dos cálculos, o ícone deverá ser selecionado. Se for pressionado, a flambagem será desconsiderada no processo de cálculo.
O último ícone permite que sejam considerados nos cálculos os membros com contraventamentos internos (enrijecedores laterais dos membros analisados que limitam o comprimento de flambagem). Após clicar duas vezes nesse ícone, a tela exibe a caixa de diálogo Contraventamentos internos, onde os parâmetros dos enrijecedores laterais podem ser determinados.