Análise de rigidez

No layout Conexões, selecione o menu Conexões > Análise de rigidez para exibir a caixa de diálogo Análise de rigidez.

Atualmente, os cálculos de rigidez estão disponíveis para conexões com a placa frontal (como viga-coluna e viga-viga) somente para Eurocódigo 3 (2005).

Nota: A análise de rigidez usa o algoritmo DSC (Descontinuidade). Portanto, é impossível aplicar a análise de rigidez para uma estrutura, incluindo deslocamentos.

Durante os cálculos, um tipo de conexão é determinado para conexões definidas e é apresentado em uma nota de cálculo para cada conexão.

Considerando a rigidez, as conexões são definidas como:

Considerando a resistência, as conexões são definidas como:

A classificação de uma conexão depende do tipo de análise global que você executa.

Diversos tipos de análise de estrutura são possíveis:

Na caixa de diálogo Análise de rigidez, na lista de conexões classificadas como campo rígido, haverá um grupo de conexões que foram atribuídas ao tipo de conexão semirrígida durante os cálculos de conexão.

A análise de rigidez e a atualização de resultados consistem em vários estágios:

  1. Atribuição de articulações elásticas às extremidades das barras da estrutura correspondentes às barras nas conexões calculadas; para barras da estrutura individuais, os tipos de articulação apropriados são definidos automaticamente. Esses tipos serão substituídos ao recalcular a rigidez para os mesmos nós.
  2. Recálculo de estrutura considerando as articulações atribuídas.
  3. Recálculos de todas as conexões considerando os novos valores das forças secionais.
Nota: Para executar a análise de rigidez, primeiro execute os cálculos de conexão (isso deve ser feito sempre que você alterar os parâmetros de conexão, como a geometria).