Essa opção permite uma análise detalhada das seguintes barras:
Acesse a análise detalhada da norma de aço francesa CM66, clicando no botão Detalhado na caixa de diálogo, com resultados detalhados.
Os cálculos a seguir são definidos com base nos requisitos descritos na norma CM66.
A verificação de estabilidade de uma teia com ou sem enrijecedores é executada separadamente. A estabilidade do enrijecedor só será verificada se a verificação da teia com enrijecedores estiver selecionada.
O número máximo de pontos de cálculos de análise para um único membro é 101. Uma condição de norma apropriada é verificada para cada ponto e para cada caso de carga (combinação de normas) definidos. São exibidos os resultados do caso de carga com a maior proporção.
A parte superior da caixa de diálogo apresenta um desenho esquemático de um membro incluindo suas dimensões; o canto inferior direito do desenho mostra os ícones listados abaixo:
![]() |
Ativa/desativa a exibição de enrijecedores, números de enrijecedores, números de painéis e distâncias entre os enrijecedores. |
![]() |
Ativa/desativa a exibição de forças que atuam no flange superior de um membro, seus números e as distâncias entre eles. |
![]() |
Ativa/desativa a exibição de forças que atuam no flange inferior de um membro, seus números e as distâncias entre eles. |
![]() |
Ativa/desativa a exibição de suportes/barras adjacentes posicionadas no flange superior de um membro, seus números e as distâncias entre eles. |
![]() |
Ativa/desativa a exibição de suportes/barras adjacentes posicionadas no flange inferior de um membro, seus números e as distâncias entre eles. |
A análise detalhada executada para a norma de aço francesa CM66 se aplica aos casos de carga definidos durante os cálculos. Para o caso de carga ou os casos de carga atuais, somente as forças externas e internas são calculadas.
Ao analisar uma viga, se um suporte que já foi definido for detectado, ele será desenhado automaticamente em um desenho. Se nenhum suporte for definido (considerando-se uma viga em arco de uma estrutura, por exemplo), uma barra vertical (que pode potencialmente atuar como um suporte) poderá unir uma viga analisada. Os pontos onde as vigas adjacentes (subordinadas) estão posicionadas são reconhecidos automaticamente, e transferem cargas para a viga analisada. As posições das forças concentradas que atuam na viga também são reconhecidas automaticamente.
Os cálculos são iniciados após clicar no botão Cálculos.
As seguintes opções são exibidas na parte inferior da caixa de diálogo:
Os enrijecedores são definidos automaticamente após a execução da análise detalhada nas seguintes localizações da barra:
Os parâmetros dos enrijecedores que são definidos automaticamente podem ser alterados: todos os enrijecedores definidos automaticamente podem ser livremente modificados, adicionados ou excluídos. As posições dos enrijecedores são exibidas no campo de edição Posições; a posição de um enrijecedor pode ser definida em coordenadas reais ou em coordenadas relativas (com relação ao comprimento da barra).
Por padrão, os seguintes parâmetros de enrijecedores são definidos:
Por padrão, considera-se que o comprimento da viga seja igual à distância entre os eixos teóricos dos membros.
O programa permite executar os seguintes cálculos:
Estabilidade da teia sem enrijecedores sob tensão complexa (5.212-3)
Estabilidade da teia com enrijecedores sob tensão complexa (5.212-3)
Estabilidade dos enrijecedores transversais (5.212-4)