Configuração (IS 800)

A caixa de diálogo Configuração define os parâmetros usados durante a verificação de um membro de aço. Acesse a caixa de diálogo clicando no botão Configuração na caixa de diálogo Cálculos. A seguinte caixa de diálogo é exibida:

É possível especificar os seguintes parâmetros de cálculo:

Se a opção Componentes de barras complexas não são levados em conta tiver sido selecionada, o Robot ignorará os componentes de barras complexas durante os cálculos dessas barras.

É possível usar um dos seguintes métodos para executar cálculos de acordo com a norma:

É possível usar os seguintes métodos alternativos de verificação:

Ao selecionar a opção Aumentar a resistência devido a ação de cargas de vento ou sísmicas, é possível aumentar (de acordo com a Seção 11.1.4 da norma) os valores de resistência toleráveis calculados em 33 ou 25% para combinações de carga, incluindo vento e casos sísmicos. Só será possível usar essa opção se tiver selecionado o método Projeto de tensão de trabalho [11].

No meio da caixa de diálogo, é exibido o botão Excluir as forças internas dos cálculos; clique para abrir a caixa de diálogo Forças internas não levadas em consideração; use essa caixa de diálogo para especificar os valores limite de forças internas (assim, é possível ignorar valores de força que são “insignificantes” para uma determinada seção). Também é possível selecionar unidades para exibir os resultados do projeto do membro. É possível usar unidades de uma norma de aço ou unidades do Robot.

Na parte inferior da caixa de diálogo, há uma lista para selecionar um caso de carga (carga morta); o Robot trata os deslocamentos calculados como deflexões iniciais da estrutura. É necessário selecionar a opção Levar as deflexões do seguinte caso em consideração.