Selecionar e Colocar

Use a ferramenta Selecionar e Colocar para posicionar um objeto com precisão na superfície de outro objeto. Isto é aproximadamente equivalente à opção Grade Automática, mas pode ser usado a qualquer altura, não apenas quando a criar o objeto.

Colocar um personagem em um terreno inclinado

Para inserir um único objeto, não é necessário selecioná-lo primeiro. Quando esta ferramenta estiver ativa, clicar em um objeto seleciona-o e arrastar o mouse move-o. O ponto de contato com a superfície subjacente é, por padrão, o giro do objeto. Ao invés, para usar a base do objeto como o ponto de contato, ative Usar Base Como Giro (consulte a seguir).

Enquanto arrasta um objeto, sua orientação pode alterar, com base no normal da superfície subjacente e a configuração Eixo Vertical do Objeto. Por exemplo, com a configuração +Z padrão, o software alinha continuamente o eixo Z local do objeto com a superfície subjacente normal, rodando o objeto ao longo de seu eixo local. Em geral, esta configuração preserva a orientação "lado direito para cima" do objeto movido em relação à superfície subjacente.

Selecionar e rotacionar

Também disponível no menu flutuante Selecionar e Posicionar está Selecionar e Rotacionar, que executa a mesma função que Selecionar e Posicionar com a opção Rotacionar ativa (veja a seguir).

Interface

A caixa de diálogo Configurações de Posicionamento fornece controles para modificar o movimento do objeto ao usar Selecionar e Colocar. Para abrir a caixa de diálogo, clique com o botão direito no botão Selecionar e colocar na barra de ferramentas principal.

Rotacionar
Quando ativado, arrastar o objeto roda em torno do eixo local especificado com a configuração Eixo Vertical do Objeto (consulte a seguir), enquanto impede a translação.
Use a Base como Giro
Usa a base de um objeto como o ponto de contato com outros objetos. Isto é mais útil para os objetos cujo giro ainda não se encontra localizado na base do objeto.

Para os fins deste controle, a "base" é definida como o ponto no objeto do qual o fim "inferior" do Eixo Vertical do Objeto especificado intercepta a superfície do objeto. Por exemplo, um giro da esfera está localizado em seu centro, por padrão. Por isso, se você usar Selecionar e Colocar para posicionar uma esfera em outro objeto, a metade inferior da esfera ficará sob a superfície do objeto porque Selecionar e Colocar usa o centro como a base. Mas se você ativar Usar Base como Giro e definir Eixo Vertical do Objeto para +Z (o padrão), Selecionar e Colocar usa, ao invés, a interseção do eixo –Z local e a superfície da esfera como base.

Modo Travesseiro
Move os objetos ao redor de uns dos outros sem nenhuma interseção entre eles. Esta opção é útil ao mover objetos sobre uma superfície irregular.
Nota: O Usar Base como Giro e Modo Travesseiro não podem ser usados ao mesmo tempo.
Pai automático
Vincula os objetos em uma relação hierárquica. Quando este controle está ativado, se você colocar um objeto em contato com outro, o objeto colocado se torna o filho do outro objeto.
Eixo Vertical do Objeto
Especifica o eixo local do objeto transformado que é usado para orientar o objeto enquanto o move.

Controles de chave

Estão disponíveis vários controles de chave enquanto usa Selecionar e Colocar:

  • Para clonar um objeto, arraste-o enquanto mantém pressionada a tecla Shift.
  • Para ajustar a posição de um objeto ao longo do Eixo Vertical (isto é, verticalmente), mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto arrasta.
  • Para evitar que um objeto que você arraste rode, mantenha pressionada a tecla Alt enquanto arrasta.

Você pode colocar vários objetos ao mesmo tempo selecionando-os antes de ativar Selecionar e Colocar ou selecionado objetos adicionais enquanto mantém pressionado Ctrl quando o modo Colocar está ativo. Cada objeto move de acordo com seu próprio giro, a menos que estejam vinculados.