Sobre Suporte de Materiais ao Importar Arquivos do AutoCAD

O 3ds Max suporta vários materiais por objeto em arquivos DWG exportados como sólidos ACIS do Revit Architecture/Structure/MEP 2008 e versões posteriores, assim como primitivos sólidos criados no AutoCAD Architecture 2008 (anteriormente denominado ADT) e versões posteriores. Sólidos importados podem ter materiais Multi/Subobjeto que você pode visualizar e manipular no Editor de Material.

Suporte de Múltiplos Materiais em Sólidos ACIS Importados

Nota: Versões do 3ds Max anteriores ao 3ds Max 7 suportam vários materiais para polimalhas, mas somente uma ID de material para cada sólido ACIS ao importar um arquivo DWG, sem levar em consideração quantos IDs de material foram atribuídos para o sólido.

Importação de DWG do AutoCAD herdados não suporta vários materiais em sólidos ACIS.

Processo

Quando o 3ds Max importa um arquivo DWG do AutoCAD ou Revit Architecture (versão 2008 ou posterior) com a Camada, e Blocos como Hierarquia de Nó, Dividir por Material” ou a Entidade, métodos de derivação de Blocos como Hierarquia de Nó, múltiplas IDs de material podem ser lidas e editadas como subojetos ou objetos de materiais no Editor de Materiais.

O 3ds Max lê cada face de um sólido importado do AutoCAD/Revit para ver se ele contém quaisquer IDs de material que podem ser importadas. Se o 3ds Max lê mais de uma ID de material a partir de um sólido, ele converte cada ID de material na importação e a re-atribui ao objeto.

O 3ds Max cria materiais de Multi/Subobjeto somente se encontra mais de uma ID de material; se um sólido ACIS contém somente uma ID de material, o 3ds Max cria e atribui uma norma/material arquitetônico.

Nota: O 3ds Max primeiro avalia o arquivo importado para localizar qualquer ID de material do Revit e, a seguir, busca IDs de material do AutoCAD.
Nota: Se você importar um arquivo DWG com a Camada, Blocos como Hierarquia de Nó, Dividir por Material, o método de derivação não divide o sólido para refletir seus materiais.

Nomenclatura de Material de Multi/Subobjetos

Versões anteriores do 3ds Max 7 podem ler informações da ID de material a partir da ID de cor da face da ID de material do AutoCAD/Revit. O importador atual cria material de Multi/Subobjetos para cada ID de material convertida por face a cada vez que você importa um arquivo DWG que contém um sólido do AutoCAD/Revit.

Quando o 3ds Max localiza vários materiais atribuídos para um sólido ACIS e cria materiais de Multi/Subobjetos, o material de Multi/Subobjeto consiste em instâncias de materiais de cena arquitetônica padrão.

Conflitos de Nomenclatura

As IDs de materiais são exclusivas dentro de um arquivo DWG. No entanto, a mesma ID de material pode aparecer em dois arquivos diferentes, como Parede Básica: Genérica - 12” de alvenaria. Se um conflito de nomenclatura surge quando duas cenas são mescladas, o 3ds Max aplica o último material carregado utilizado no material de Multi/Subobjetos.

Por exemplo, se você importa dois arquivos, file1.dwg e file2.dwg, e eles contêm um material chamado Tijolo; o material Tijolo utilizado é do segundo arquivo (file2.dwg).

Ou, se file1.dwg contém um material chamado Tijolo que é internamente armazenado com ID 222 e file2.dwg contém um material diferente armazenado com ID 222, o material usado na cena é file2.dwg.

Se dois sólidos compartilham a mesma ID de material, eles compartilham o mesmo material Multi/Subobjeto.

Materiais que não são do AutoCAD

O 3ds Max não importa IDs de material que não são do AutoCAD. As únicas IDs de Arquitetura que não são do AutoCAD preservadas são IDs de cor.

Sólidos ACIS

Sólidos ACIS DWG importam como objetos sólidos no 3ds Max. Não é possível separar as faces de um objeto sólido ACIS, a não ser que você aplique o modificador Editar polígono ou Editar malha.

Dica: Você pode acessar a ID de material atribuída à face com o modificador Editar polígono.

Sólidos ACIS e Materiais

Materiais sólidos ACIS são exibidos no Editor de Material, junto com quaisquer outros materiais importados.

Quando você aplica um material bitmap para um sólido ACIS, ele é aplicado em cada lado do objeto. Por exemplo, um material bitmap tijolo que é aplicado a uma parede aparece em ambos os lados e todas as bordas da parede. Se você deseja aplicar um material à cada ID de face, você pode usar material de Multi/Subobjetos de forma que você possa atribuir submaterials para cada ID de face.

Quando você importa sólidos ACIS para o 3ds Max, as texturas processuais não são importadas, somente os materiais, por exemplo, uma parede de tijolos no Revit pode ter linhas de argamassa processualmente desenhadas em vermelho, mas se o objeto é um sólido ACIS, as linhas de argamassa, que são hachuras processuais, são perdidas no 3ds Max.

Quando materiais de objeto ACIS são mostrados como material de Multi/Subobjeto no Editor de Materiais, cada nome de material aparece no Navegador de Material/ Mapa, por exemplo, Parede padrão ou Parede básica: Genérica - 12” de alvenaria.

Polimalha

DWGs de Polimalha são importados como geometria de polimalha no 3ds Max. Ao contrário dos sólidos ACIS, é possível alterar e editar qualquer face de um objeto de polimalha.

Objetos de Polimalha e Materiais

Quando você importa um arquivo DWG de polimalha, o 3ds Max considera cada face de polimalha como uma entidade separada, com um material permitido por entidade, que permite que contenha diversos materiais.

Você pode aplicar um material bitmap diferente para a geometria de polimalha, diferente de faces de sólidos ACIS, onde você precisa usar material de Multi/Subobjetos para criar o mesmo efeito. Por exemplo, é possível selecionar a face exterior da parede e aplicar um material bitmap tijolo e também aplicar um material difuso na parede interior para simular tinta branca.

Quando você importa um arquivo DWG de polimalha, cada material utilizado na cena aparece no Editor de Material como um novo material, onde é possível editá-lo.

Quando o Editor de Material exibe um material do objeto de polimalha, cada nome de material aparece no Navegador de Material/Mapa, por exemplo, Parede padrão ou Parede básica: Genérica - 12” de alvenaria.