O Gerenciador de vínculos de arquivo permite trabalhar no 3ds Max e em outro aplicativo de projeto, como o AutoCAD, por exemplo, enquanto mantém um único banco de dados de projeto.
O Gerenciador de vínculos de arquivo permite fazer vínculos com os seguintes tipos de arquivo:
O Gerenciador de vínculos de arquivo é compatível com arquivos no formato do AutoCAD Release 12 e todas as versões posteriores
Arquivos do Revit FBX são manipulados de maneira um pouco diferente de outros aplicativos. Além disso, as colunas Origem do aplicativo e Arquivos vinculados do Scene Explorer exibem informações sobre arquivos vinculados com o Gerenciador de vínculos de arquivo.
O Gerenciador de vínculos de arquivo é compatível com arquivos do Revit FBX no formato do Revit 2009 e com todas as versões posteriores.
Se o arquivo RVT a ser vinculado contiver mais de uma câmera, ao vincular o arquivo, o 3ds Max solicitará que seja escolhida qual vista da câmera deverá ser carregada.
É possível estabelecer, atualizar e quebrar vínculos para qualquer número de arquivos vinculados. No 3ds Max, é possível ocultar as informações desnecessárias usando camadas e outros filtros. O Gerenciador de vínculos de arquivo define qual geometria está incluída na cena do 3ds Max do arquivo vinculado, como a geometria está organizada e quando ela é regenerada.
Os objetos importados dos arquivos vinculados comportam-se da mesma forma que qualquer outro objeto criado no 3ds Max. É possível dimensionar, girar e mover os objetos, aplicar modificadores e atribuir materiais.
Também é possível atualizar ou quebrar os vínculos dos arquivos vinculados. Ao atualizar um arquivo vinculado, quaisquer alterações feitas no arquivo vinculado serão aplicadas à geometria na cena. No entanto, o 3ds Max não irá alterar o arquivo original vinculado. A integridade do outro banco de dados de projeto do software nunca é comprometida ao usar o Gerenciador de vínculos de arquivo.
Finalmente, ao decidir quebrar um vínculo de um arquivo vinculado, é possível manter os objetos do arquivo vinculado na cena ou removê-los junto com o link.
A opção Vínculo de arquivo é melhor compreendida por meio de alguns princípios simples:
A criação de um vínculo de arquivo é um processo unidirecional compatível com o papel central do AutoCAD, do AutoCAD Architecture ou do Revit no desenvolvimento e na manutenção de um registro do banco de dados central de projeto. Muitas alterações feitas no AutoCAD, no AutoCAD Architecture ou no Revit aparecerão no 3ds Max após o recarregamento de um vínculo de arquivo. Isso inclui adicionar ou remover objetos, mover objetos, alterar atribuições de material (específico para desenhos do AutoCAD Architecture e Revit) e ativar objetos do Live Section (específico para desenhos do AutoCAD Architecture). As alterações executadas no 3ds Max, como mover objetos, alterar atribuições de material e adicionar luzes, nunca aparecerão nos desenhos do AutoCAD, AutoCAD Architecture ou Revit.
As alterações efetuadas no AutoCAD, no AutoCAD Architecture ou no Revit tornam-se parte do banco de dados de projeto, enquanto as alterações feitas no 3ds Max só aparecem nas renderizações criadas.
Ao efetuar alterações em arquivos de desenho ou em arquivos FBX, essas alterações não serão exibidas no 3ds Max, a não ser que o comando Recarregar do Gerenciador de vínculos de arquivo seja utilizado. Ao recarregar um vínculo no 3ds Max, é possível optar por atualizar apenas a geometria do AutoCAD, do Revit ou de outro aplicativo; é possível recarregar somente objetos específicos; ou (com os desenhos do AutoCAD Architecture e do Revit), é possível decidir atualizar tanto a geometria, quanto as atribuições de material.
É possível transformar (mover, girar ou dimensionar) objetos vinculados e blocos que apareçam no 3ds Max e esses tipos de alterações não são perdidas no recarregamento. Se os objetos vinculados forem movidos, rotacionados ou dimensionados e você desejar que os objetos retomem a posição e a escala que tinham no arquivo original do desenho, utilize a opção Redefinir posição.
Além da geometria vinculada e das atribuições de material, o 3ds Max permite criar ou mesclar na cena muitos tipos de dados de outras fontes, incluindo: