A caixa de diálogo Selecionar arquivo de imagem de bitmap permite escolher um arquivo ou uma sequência de arquivos para um mapa. Se uma sequência de arquivos estiver selecionada ao ativar a sequência, será aberta a caixa de diálogo Controle de lista de arquivos de imagem quando você clicar em Configurar ou em Abrir.
Procedimentos
Para selecionar uma imagem de bitmap para um mapa:
- No Editor de material, abra a implementação de mapas.
- Clique em qualquer botão na coluna de mapas.
Isto adiciona um mapa ao componente selecionado. Por exemplo, o clique no botão Mapa do canal Difuso cria um mapa de textura.
O 3ds Max abre o Navegador de materiais/mapas.
- No Navegador de materiais/mapas, clique duas vezes em Bitmap.
O 3ds Max abre a caixa de diálogo Selecionar imagem de bitmap.
Como alternativa, no Editor de material é possível ligar um Bitmap ao material do componente. Quando você escolhe bitmap como o tipo de mapa, o 3ds Max abre imediatamente a caixa de diálogo Selecionar arquivo de bitmap de imagem.
- Na caixa de diálogo Selecionar imagem de bitmap, use o campo Procurar em para percorrer um diretório apropriado.
Nota: A caixa de diálogo Selecionar arquivo de imagem de bitmap utiliza a última localização onde um bitmap foi selecionado, em vez do caminho padrão de bitmap definidos em Personalizar

Configurar caminhos do usuário.
- Realce o nome do arquivo na janela da lista de arquivos.
- Clique em Abrir para fechar a caixa de diálogo.
Para selecionar um conjunto de imagens estáticas como uma sequência:
- Na caixa de diálogo Selecionar imagem de bitmap, use o campo Examinar para navegar no diretório que contém a sequência de arquivos.
- Se necessário, altere a opção Arquivos do tipo para coincidir com a extensão de arquivo da sequência ou escolha Todos os formatos.
- Ativar a sequência, e selecione o nome do primeiro arquivo na sequência.
- Clique no botão Configurar.
O 3ds Max abre uma caixa de diálogo Controle de lista de arquivos de imagem.
- Clique no botão Procurar e defina o caminho de destino para um diretório gravável no seu disco rígido. Não definir um caminho para uma Unidade de CD-ROM.
- Selecione as opções que desejar e clique em OK.
O 3ds Max grava o arquivo IFL no diretório de destino.
Interface
Dica: É possível redimensionar a caixa de diálogo, arrastando-se uma aresta ou um canto.

- Histórico
- Exibe uma lista dos diretórios pesquisados mais recentemente. Quando uma imagem é selecionada, o caminho usado é adicionado ao topo da lista Histórico como o caminho usado mais recentemente. As informações do histórico são salvas no arquivo 3dsmax.ini.
- Procurar em
- Abre uma janela de navegação para procurar outros diretórios ou unidades.
-
Ir para a última pasta visitada
- Clique para retornar à pasta examinada anteriormente.
-
Um nível acima
- Move a um nível acima na estrutura de diretórios.
-
Criar nova pasta
- Permite criar uma nova pasta enquanto você estiver nesta caixa de diálogo.
-
Menu Vista
- Permite escolher o nível de detalhe a ser exibido na lista de arquivos.
- Miniaturas: exibe o conteúdo de um diretório como miniaturas, sem os detalhes.
- Lado a lado: exibe o conteúdo de um diretório como ícones grandes, sem os detalhes. Se você ampliar a caixa de diálogo, eles são colocados lado a lado em toda a largura.
- Ícones pequenos: exibe o conteúdo de um diretório como ícones pequenos, colocados lado a lado em toda a largura, sem os detalhes.
- Lista: exibe o conteúdo de um diretório sem os detalhes.
- Detalhes: exibe o conteúdo de um diretório com detalhes completos, como tamanho e data.
- [janela da lista de arquivos]
- Exibe o conteúdo do diretório, no formato especificado pelo menu de visualização.
Dica: Quando os detalhes do menu Vista

são escolhidos, o conteúdo do diretório é exibido com nome, tamanho, tipo, data de modificação, e atributos. É possível classificar com base em cada uma destas colunas ao clicar na legenda da coluna.
- Nome do arquivo
- Exibe o nome do arquivo selecionado na lista.
- Arquivos do tipo
- Exibe todos os tipos de arquivos que podem ser exibidos. Isso serve como filtro para a lista.
- Carregar como sequência
- Se houver dois ou mais arquivos com o mesmo nome da raiz e que terminem em números sequenciais, ative a opção Carregar como sequência para criar uma Lista de arquivos de imagem (IFL). Padrão = desativado.
Cada vez que você escolhe uma imagem, o 3ds Max verifica se pode ser criada uma sequência de IFL. Se a imagem selecionada não gerar uma lista, essa opção não estará disponível.
Você pode utilizar caracteres curinga para filtrar arquivos de imagem. Quando a opção Carregar como sequência é ativada, você pode clicar em Configurar para configurar o arquivo IFL.
- Abrir
- Seleciona o arquivo realçado e fecha a caixa de diálogo.
- Cancelar
- Cancela a seleção e fecha a caixa de diálogo.
- Dispositivos
- Permite escolher o dispositivo de saída de hardware; por exemplo, um gravador de vídeo digital. O dispositivo, o driver e seu plug-in do 3ds Max devem ser instalados no seu sistema para utilizar o dispositivo.
- Configuração
- Quando a opção Sequência está ativada e há arquivos sequenciais no diretório, o clique em Configuração exibe uma caixa de diálogo Controle de lista de arquivos de imagem para a criação de um arquivo IFL.
- Informações
- Exibe informações expandidas sobre o arquivo, tais como taxa de quadros, qualidade de compressão, tamanho do arquivo e resolução. As informações aqui dependem do tipo de informação que é salva com o tipo de arquivo.
Se o arquivo tiver um valor integrado, esta caixa de diálogo exibe esse valor. Caso contrário, ela exibe "N/A".
- Vista
- Exibe o arquivo em sua resolução real. Se o arquivo for um filme, será aberto o Windows Media Player para que ele possa ser executado.
- Visualização
- Exibe a miniatura da imagem. Padrão=ativado.
- Janela de imagem
-
Exibe uma miniatura do arquivo selecionado.
Gama [Somente modo de gerenciamento de cores do Fluxo de trabalho de gama]
Especifica como lidar com o gama na imagem de bitmap.
- Automático (recomendado)
- Usa o valor de gama incorporado no bitmap de entrada. Se não houver valor de gama incorporado, o 3ds Max tomará uma decisão inteligente com base na profundidade de bits da imagem. Presumivelmente, imagens de baixo alcance dinâmico (8 ou 16 bits) têm gama sRGB padrão de 2.2 e imagens de alto alcance dinâmico (ponto flutuante ou logarítmico) são lineares e usam gama de 1.0 (nenhuma correção).
Na maioria das cenas, deve-se manter o tratamento de gama definido como Automático.
- Substituir
- Define um valor de gama estabelecido pelo usuário como substituição.
Nota: Use Substituir apenas se sua cena usar bitmaps criados (ou editados) por vários outros programas e você precisar ajustar o valor de gama de forma diferente para cada programa.
- Imagem de dados
- Ativa Substituir e define o valor como 1.0. Utilize essa opção para arquivos que contenham dados não coloridos, como mapas normais, mapas de espessura e assim por diante.
Gerenciamento de cores [apenas modos de gerenciamento de cores OCIO]
Declara o espaço de cor usado por uma imagem para que as cores possam ser convertidas corretamente ao espaço de renderização.
- Automático (recomendado)
- Atribui o espaço de cor especificado pelas Regras de atribuição automática de espaço de cores. O espaço atribuído é exibido como somente leitura na caixa Espaço de cor e a regra aplicável é exibida abaixo. As regras podem ser visualizadas ou editadas nas Configurações de gerenciamento de cores.
- Espaço de cor
- Define um espaço de cor de entrada para o arquivo de imagem. Utilize somente se o espaço atribuído pelas regras não for aquele usado pela imagem.
- Imagem de dados
- Define o Espaço de cor como Bruto. Utilize essa opção para arquivos que contenham dados não coloridos, como mapas normais, mapas de espessura e assim por diante.
- Localização
- Exibe o caminho completo do arquivo. Com estas informações na parte inferior da caixa de diálogo, você sempre sabe exatamente onde está.