Mapa Composto

O tipo de mapa Composto é formado por outros mapas, que você organiza um sobre outro, em camadas, usando o canal alfa e outros métodos. Para esse tipo de mapa, pode-se usar a sobreposição de imagens que já contêm um canal alfa, ou empregar ferramentas integradas de máscara para sobrepor apenas algumas partes de um mapa.

O mapa Composto combina estrelas, lua e brilho no céu.

Os controles de um mapa Composto incluem a lista dos mapas que ele combina com um modo de mesclagem, configuração de opacidade e máscara para cada um.

Exibição de mapas compostos na viewport

As viewports podem exibir os vários mapas em um mapa composto. Aqui estão algumas considerações:

Procedimentos

Para atribuir um mapa ou uma máscara:

  1. Em uma implementação de Camada, clique em um botão vazio de mapa ou máscara. Eles são os botões grandes, quadrados, rotulados como “Nenhum”. O botão de mapa está no lado esquerdo; o botão de máscara está no lado direito.

    O Navegador de materiais/mapas é aberto.

  2. Selecione um tipo de mapa clicando duas vezes em seu nome na lista, ou realçando seu nome, e clique em OK. Faça todas as alterações adicionais necessárias para o tipo de mapa, como a atribuição de um arquivo de imagem para um mapa de Bitmap.

    Alternativamente, use o Editor de material Slate para ligar um mapa à Camada ou ao componente da Camada (Máscara) que você deseja atribuir.

Para alterar o número de camadas de mapa:

Para alterar a ordem das camadas:

Interface

Implementação de Camadas compostas

Total de camadas

O campo numérico mostra o número de camadas de mapa. Para adicionar uma camada ao topo da pilha de camadas, clique no botão .

Implementação de camada

O mapa Composto usa uma implementação separada para os controles de cada camada, com tantas implementações quantas forem as camadas. Cada implementação de camada é rotulada com o nome opcional primeiro, seguido de “Camada” e, em seguida, do número da camada.

As camadas são aplicadas em ordem crescente; as camadas no material refletem a ordem das camadas na interface. A camada 1 é a inferior; a camada 2 está imediatamente acima da camada 1 e assim por diante.

O mapa compõe as camadas na mesma ordem. A Camada 2 modifica a saída da Camada 1; a Camada 3 modifica a saída da Camada 2 e assim por diante.

Ocultar esta camada

Com essa opção ativada, a camada fica oculta e não afeta a saída. Quando uma camada está oculta, o botão tem esta aparência:

Corrigir cor desta textura

Aplica um mapa de Correção de cor ao mapa e abre a interface do mapa de Correção de cor. Você pode usar os controles para modificar as cores do mapa.

Para voltar à interface do mapa Composto, clique em (Ir para pai) na barra de ferramentas do Editor de material.

Após o mapa de Correção de cor ser atribuído, você pode voltar a ele na interface do mapa Composto clicando nesse botão novamente.

[mapa]

Para atribuir um mapa à camada, clique nesse botão e use o Navegador de materiais/mapas.

Antes de atribuir um mapa, o botão exibe “Nenhum”. Quando um mapa é atribuído, a imagem do botão é uma miniatura do mapa e, clicando nele, você vai para os parâmetros do mapa.

Excluir esta camada

Exclui a camada. Essa função não pode ser desfeita.

Disponível somente quando o mapa contém mais de uma camada.

Renomear esta camada

Abre uma pequena caixa de diálogo para atribuir um nome ou mudar o nome da camada.

Por padrão, cada camada é denominada “Camada nº” onde nº é o número da camada. Se você atribuir nome a uma camada, o texto que você inserir precede esse nome padrão; por exemplo, "Decalque camada 3.” O espaço entre o nome personalizado e o nome padrão é inserido automaticamente. Se você já tiver atribuído um nome a uma camada, ele aparece na caixa de diálogo de renomeação quando ela for aberta.

Duplicar esta camada

Cria uma cópia exata da camada e a insere imediatamente adjacente à camada.

Opacidade

A transparência relativa das partes sem máscara da camada. Em 100, a camada é completamente opaca. Quando você diminui o valor de Opacidade, mais camadas subjacentes são mostradas.

[mapa de máscara]

Para atribuir um mapa de máscara à camada, clique nesse botão e use o Navegador de materiais/mapas. A máscara funciona tal como o Mapa de máscara: as áreas pretas são transparentes; as brancas são opacas e as cinzas permitem graus de transparência. Se, por exemplo, a camada for usada como decalque, a área da imagem de decalque será branca e o resto do mapa de imagem será preto; portanto, camadas subjacentes podem ser mostradas.

Após um mapa de máscara ser atribuído, a imagem do botão é uma miniatura do mapa e, clicando nele, você vai para os parâmetros do mapa.

Importante: O mapa de máscara deve usar o mesmo canal de mapa que o mapa de textura principal da camada, e os mapas de textura e de máscara devem usar os mesmos valores de agrupamento lado a lado.
Ocultar a máscara desta camada

Para desativar a máscara temporariamente, clique nesse botão. Quando uma máscara está oculta, o botão tem esta aparência:

Corrigir cor desta máscara

Aplica um mapa de Correção de cor ao mapa de máscara e abre a interface do mapa de Correção de cor. Você pode usar os controles para modificar as cores do mapa.

Para voltar à interface do mapa Composto, clique em (Ir para pai) na barra de ferramentas do Editor de material.

Após o mapa de Correção de cor ser atribuído, você pode voltar a ele na interface do mapa Composto clicando nesse botão novamente.

[modo de mesclagem]

Use a lista suspensa para escolher como os pixels da camada interagem com os que estão em camadas subjacentes. Na descrição a seguir, A faz referência à camada atual (frontal), e B faz referência ao resultado ou saída de camadas subjacentes.

Nota: Como a Camada 1 não tem camadas subjacentes, o modo de mesclagem não terá efeito.
  • Normal Exibe A sem mesclagem. Essa é a configuração padrão.
  • Média Soma A e B e então divide por 2.
  • Soma Soma cada pixel A e B.
  • Subtração Subtrai A de B.
  • Escurecer Compara os valores de A e B e, para cada pixel, usa o mais escuro dos dois.
  • Multiplicar Multiplica os valores de cor de cada pixel A e B. Como canais de cores diferentes de branco têm valores menores do que 1,0 (usando um intervalo de 0,0 a 1,0), multiplicá-los tende a escurecer as cores.
  • Superexposição de cores Colore pixels mais escuros de B com a cor de A.
  • Superexposição linear Igual a Superexposição de cores, mas com menos contraste.
  • Iluminar Compara os pixels A e B em cada localização e usa a mais clara das duas.
  • Tela Torna as áreas claras ainda mais claras e as áreas mais escuras um pouco mais claras.
  • Subexposição de cores Colore pixels mais claros de B com a cor A.
  • Subexposição linear Igual a Subexposição de cores, mas com menos contraste.
  • Luz de spot Igual a Multiplicar, mas com duas vezes o brilho.
  • Mesclagem de luz de spot Igual a Luz de spot, mas também adiciona iluminação ambiente a B.
  • Sobreposição Escurece ou clareia os pixels, dependendo da cor de B.
  • Luz suave Se a cor de A for mais clara do que cinza médio, a imagem será clareada. Se a cor de A for mais escura do que cinza médio, a imagem será escurecida.
  • Luz direta Se uma cor de pixel for mais clara do que cinza médio, o modo de tela será aplicado. Se uma cor de pixel for mais escura do que cinza médio, o modo de multiplicação será aplicado.
  • Luz do pino Substitui as cores de B, dependendo do brilho da cor de A. Se a cor de A for mais clara do que cinza médio, as cores de B mais escuras do que a cor de A serão substituídas. E vice-versa: se a cor de A for mais escura do que cinza médio, as cores de B mais claras do que a cor de A serão substituídas.
  • Mistura direta Produz branco ou preto, dependendo das semelhanças entre A e B.
  • Diferença Para cada par de pixels, subtrai o mais escuro do mais claro.
  • Exclusão Semelhante a Diferença, mas com menos contraste.
  • Matiz Utiliza a cor de A, o valor (brilho) e a saturação de B.
  • Saturação Utiliza a saturação de A, o valor e o matiz de B.
  • Cor Utiliza o matiz e a saturação de A, o valor de B.
  • Valor Utiliza o valor de A, o matiz e a saturação de B.