O menu Utilitários oferece opções de renderização, seleção de objetos, e gerenciamento de materiais.
- Mapa de renderização
- Esta opção aparece apenas para os nós de mapas. Abre a caixa de diálogo Renderizar mapa, que permite renderizar uma visualização do mapa, possivelmente animada.
Para exibir uma visualização de um mapa animad, grave a visualização num arquivo, depois use Renderização
Exiibir Arquivo de Imagem.
-
Selecionar Objetos por Material
- Ativado apenas quando você tiver selecionado um único nó de um material usado na cena.
'Selecionar Objetos por Material' permite selecionar objetos de acordo com o material ativo no Editor de Materiais. Selecionar esse comando abre a caixa de diálogo Selecionar objetos, que funciona como a opção Selecionar na cena. Todos os objetos que tenham o material selecionado aplicado a eles são realçados na lista.
Nota: Objetos ocultos não aparecem na lista, mesmo que o material esteja aplicado. No entanto, em Navegador de materiais/mapas, você pode escolher Procurar em: Cena, ativar Por objeto e, em seguida, navegar a partir da cena. Isto enumera todos os objetos na cena, tanto ocultos como visíveis, junto com seus materiais atribuídos.
- Limpar MultiMaterial
- Abre o utilitário Limpar MultiMaterial, que permite excluir submateriais que não são usados na cena.
- Mapa de Instâncias Duplicadas
- Abre o utilitário Mapa de instâncias duplicadas, que permite consolidar bitmaps duplicados.
- Importar material PBR
- Abre o Importador PBR (utilitário Importar material PBR), que permite importar materiais PBR.