Após ter separado as coordenadas UVW do objeto nos clusters, manualmente ou usando uma das ferramentas automáticas no Menu de mapeamento, é possível utilizar a ferramenta Unir para recombinar clusters específicos, mesclando arestas correspondentes.
Para unir dois clusters:
Por padrão, isso faz com que as arestas compartilhadas realcem os objetos do "alvo".
Os clusters estão conectados.
O feedback ocorre em tempo real.
Move o cluster de destino para o cluster de origem e rotaciona o cluster do destino no local, se necessário. Quando desativado, o cluster de destino permanece em sua posição e orientação original. Padrão=ativado.
Redimensiona o cluster de destino para um tamanho comparável ao do cluster de origem. Tem efeito somente quando a opção Alinhar clusters está ativada. Padrão=ativado.
Arestas escolhidas para união (esquerda); Clusters alinhados (centro); Clusters alinhados e dimensionados, com Inclinação=0 (direita)
Quando a opção Redimensionar clusters estiver desativada, a inclinação definirá a dimensão para a qual os subobjetos anexados serão movidos das posições originais. Na inclinação=0, os subobjetos permanecem em suas posições originais no cluster de origem. Na inclinação=1, os subobjetos permanecem em suas posições originais no cluster de destino. Nas configurações intermediárias, suas posições são calculadas entre as duas.
Quando a opção Dimensionar clusters estiver ativada, a inclinação definirá onde 3ds Max derivará a escala dos clusters do destino. Na inclinação=0, a escala é totalmente derivada de arestas unidas na origem. Na inclinação=1, a escala é totalmente derivada das arestas unidas no destino. Em configurações intermediárias, o redimensionamento é calculado entre as duas.