Caixa de diálogo da ferramenta Unir

Após ter separado as coordenadas UVW do objeto nos clusters, manualmente ou usando uma das ferramentas automáticas no Menu de mapeamento, é possível utilizar a ferramenta Unir para recombinar clusters específicos, mesclando arestas correspondentes.

Nota: Você pode unir apenas dois clusters de cada vez. Se a seleção de subobjeto atual for compartilhada por mais de um cluster, então, pela "maioria das regras": a união anexará o cluster que compartilha a maioria dos subobjetos. Se o número de subobjetos compartilhados por vários outros clusters for igual, o 3ds Max anexará o cluster cujos subobjetos compartilhados foram escolhidos primeiro.

Procedimentos

Para unir dois clusters:

  1. No cluster de "origem", selecione subobjetos junto com uma aresta que você deseja conectar.

    Por padrão, isso faz com que as arestas compartilhadas realcem os objetos do "alvo".

  2. Abra a caixa de diálogo Ferramentas de União, por meio do caminho da IU no início deste tópico.

    Os clusters estão conectados.

  3. Ajuste as configurações na caixa de diálogo Ferramenta de União.

    O feedback ocorre em tempo real.

  4. Clique em OK para aceitar ou em Cancelar para cancelar.

Interface

Alinhar clusters

Move o cluster de destino para o cluster de origem e rotaciona o cluster do destino no local, se necessário. Quando desativado, o cluster de destino permanece em sua posição e orientação original. Padrão=ativado.

Dica: Se seus clusters forem sobrepostos após a união com a opção Alinhar clusters ativada, cancele a união e, em seguida, posicione e alinhe-os como quiser após a união. Em seguida, use a ferramenta de União com a opção Alinhar clusters desativada.
Clusters de escala

Redimensiona o cluster de destino para um tamanho comparável ao do cluster de origem. Tem efeito somente quando a opção Alinhar clusters está ativada. Padrão=ativado.

Arestas escolhidas para união (esquerda); Clusters alinhados (centro); Clusters alinhados e dimensionados, com Inclinação=0 (direita)

Inclinação

Quando a opção Redimensionar clusters estiver desativada, a inclinação definirá a dimensão para a qual os subobjetos anexados serão movidos das posições originais. Na inclinação=0, os subobjetos permanecem em suas posições originais no cluster de origem. Na inclinação=1, os subobjetos permanecem em suas posições originais no cluster de destino. Nas configurações intermediárias, suas posições são calculadas entre as duas.

Quando a opção Dimensionar clusters estiver ativada, a inclinação definirá onde 3ds Max derivará a escala dos clusters do destino. Na inclinação=0, a escala é totalmente derivada de arestas unidas na origem. Na inclinação=1, a escala é totalmente derivada das arestas unidas no destino. Em configurações intermediárias, o redimensionamento é calculado entre as duas.